5 mudanças capilares que podem representar muito mais do que estética

Mulher jovem de cabelo raspado

Mudar de visual é bacana para renovar o look, subir a autoestima, mas nem sempre elas têm a ver apenas com a estética. Algumas podem representar uma coisa muito maior e significativa. Confira abaixo 5 atitudes relacionadas ao seu cabelo que literalmente podem mudar a sua vida!

Transição capilar

A transição capilar é uma decisão que a pessoa toma ao parar de submeter os fios às químicas de alisamento ou relaxamento, deixando os fios cacheados ou crespos naturais crescerem novamente. Esse período pode ser muito difícil, especialmente para as mulheres, pois precisam lidar com as duas texturas de cabelo (cacheado ou crespo na raiz e liso no comprimento e pontas). Também não é nada fácil para aquelas que resolvem investir no chamado “big chop”, que é um corte de cabelo para retirar os fios alisados, geralmente deixando os fios bem curtinhos.

Como o cabelo -especialmente os fios longos- ainda é uma imposição da sociedade para que as mulheres sejam consideradas bonitas e “femininas”, o período de transição pode ser bem difícil. Portanto, é uma fase em que a pessoa que está passando por ela geralmente precisa de muita força de vontade e determinação, trazendo lições que são levadas para o resto da vida.

O fato de assumir o cabelo natural para a sociedade é um manifestação de força e resistência, assim como redescobrir o seu cabelo pode aproximar uma pessoa da sua ancestralidade, empoderando e fortalecendo a sua identidade.

A transição capilar é um exercício de amor próprio que pode mudar e muito a vida de alguém.

Mulher com o seu cabelo crespíssimo

Raspar o cabelo (buzzcut)

Como dissemos, os fios longos são associados à beleza feminina pela sociedade há séculos e romper com esse padrão pode ser um divisor de águas para uma mulher. Abrir mão dos fios pode ser uma tarefa muito difícil, mas é uma atitude descrita por mulheres que já passaram por essa fase como engrandecedora, onde as elas redescobrem toda a sua beleza e feminilidade sem o uso do cabelo como pilar.

Mulher Cabelo raspado pintado de loiro

Assumir os fios brancos

Aos olhos da sociedade a mulher deve sempre ser jovem e impecável. É por isso que o cabelo branco é tão mal visto aos seus olhos. Mulheres que resolvem assumir a cabeleira branca são vistas como “velhas e descuidadas” enquanto os homens são chamados de “charmosos”, por exemplo.

Hoje, um movimento de aceitação do cabelo branco vem surgindo e estimulando muitas mulheres a assumir os seus. Atitude que muitas delas revelam ser a melhor que já tiveram, por quebrar padrões de beleza e por se sentirem donas de suas vidas, de seus corpos e muito mais fortes.

Mulher cabelo platinado liso

Fazer um pixie cut

Muito parecida com a situação de raspar o cabelo é cortar os fios no famoso estilo “Joãozinho”, nome um tanto quanto machista, afinal, “Joãozinho” e “Mariazinha” podem igualmente usar o cabelo curto, né!? Felizmente o modelo ganhou o nome de “pixie cut” e vem ganhando cada vez mais adeptas que declaram a maior sensação de liberdade possível ao adotar o corte. Muitas mulheres passam a vida toda sentindo que tem algo de errado com o seu visual e inclusive desenvolvem problemas de autoestima por não se adaptarem aos fios longos. Investir sem medo do cabelo curtinho pode mudar completamente a maneira como você se vê e, especialmente, a sua maneira de amar a si mesma.

Mulher cabelo curto liso

Investir nas cores fantasia

Antigamente, os fios coloridos eram vistos como coisa de “rock star” ou de adolescente. Hoje cada vez mais mulheres e homens adultos se aventuram nas cores fantasia para o cabelo e isso é incrível. Isso porque se jogar sem medo em uma mudança vista por muitos como “radical” pode te aproximar da sua identidade, te ajudar a expressar tudo aquilo que você sempre quis, mas tinha vergonha ou medo de ser julgado. Com o cabelo colorido você pode se tornar mais confiante, sem contar que ele traz aquele sentimento de se valorizar e sentir-se único, como você é, de fato. Afinal, somos todos únicos! Muitas pessoas também acabam se sentindo mais jovens e otimistas com o futuro, pois resgatam aqueles sentimentos de tempos atrás, cheios de sonhos e objetivos.

Mulher cabelo liso rosa

Ou seja, mudanças capilares podem ser muito mais do que “beleza”, né!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia