7 motivos pelos quais usar o cabelo natural pode ser uma experiência incrível para você

Cabelo natural

Hoje em dia se fala muito sobre usar o cabelo natural, especialmente se você tem fios cacheados ou crespos, pois é um passo muito importante e representativo para quem possui fios com curvatura. Entretanto, o hábito de usar o como ele veio ao mundo pode ser uma experiência super positiva para pessoas com os mais diferentes tipos de cabelo. Vem com a gente conferir 7 motivos para se aventurar nessa ideia.

1. Claramente os seus fios ficarão mais saudáveis.

Por cabelo “não-natural” nos referimos a qualquer cabelo que tenha passado por algum procedimento que altere a sua forma original, seja químico (alisamento /coloração /descoloração) ou mecânico (prancha/modelador). Quando você deixa de lado os procedimentos químicos ou, por exemplo, diminui o uso de aparelhos que são fonte de calor, a fibra capilar acaba sofrendo uma quantidade menor de danos. Com os cuidados certos, esse fio antes fragilizado começa a se recuperar e passa a apresentar mais saúde, vida, maciez brilho e movimento.

2. E você vai economizar com procedimentos estéticos.

Sabe aquele dinheiro que ficava separado para renovar a escova progressiva ou retocar a raiz? Quando você resolve passar um período longe de modificações no seu cabelo, dá para usar esse valor em outras coisas. Até mesmo em novos produtinhos para cuidar melhor dos fios, por que não!?

3. Com o tempo, também passa a conhecer melhor a textura natural do seu cabelo.

Muitas mulheres com o cabelo cacheado ou crespo se deparam com a textura do cabelo natural depois de anos sem vê-la. É uma surpresa conhecer novamente detalhes sobre os seus fios que você nem lembrava mais. Isso também pode acontecer com você que tem o cabelo ondulado ou até liso, mas tenho o costume de sempre fazer escova ou chapinha. Aquela ondinha que faz nas pontas, um frizz aqui e outro ali e até mesmo o volume a mais que você nem lembrava. Pode ser muito gostoso para você notar todos esses detalhes que fazem parte de quem você é.

4. Pode até se apaixonar e preferir usá-lo assim sempre.

Alguns desses detalhes que a gente descobre no meio do caminho podem ser realmente surpreendentes. O movimento que o seu cabelo não tinha antes, um caimento mais preenchido do que você estava acostumada e tudo isso pode ser super positivo. Até mesmo aqueles detalhes que às vezes são considerados “defeitos” podem fazer você se apaixonar por eles, acredite. Muitas mulheres relatam que já não se veem mais com aquele visual completamente perfeitinho e gostam mesmo é do look mais natural e despojado que exibem hoje. É claro que isso pode variar de pessoa para pessoa, afinal, cada um tem o seu próprio estilo. Mas ter a chance de descobrir é incrível, não é!? Por que não experimentar para saber?

5. A praticidade nos cuidados do dia a dia é real.

Muitas pessoas recorrem ao alisamento, pois consideram o cuidado com o cabelo liso na rotina diária mais fácil, por exemplo. Entretanto, essa questão divide opiniões. Isso porque sabemos que ao parar com as químicas ou mesmo diminuir o uso das ferramentas de calor, a fibra capilar passa a se recuperar, se tratada corretamente. E um cabelo saudável é muito mais fácil de cuidar do que aquele que está fragilizado. Isso porque, apostando nos produtos certos, uma finalização simples -seja o fio naturalmente liso, ondulado, cacheado ou crespo- já é o suficiente para que ele esteja pronto para sair de casa. É claro que em alguns dias você pode querer investir em uma finalização mais estruturada e que toma mais tempo, mas não é uma regra. Sem contar que se você cuida direitinho dos fios, no dia a dia, eles pedem menos tratamentos de recuperação, por exemplo, do que um cabelo com química ou danificado.

6. E o desapego do padrão estético também fica mais forte.

Muitas mulheres, das lisas até as crespas, acabam se submetendo a procedimentos capilares em busca de um visual impecável. Entretanto, quando você passa a conviver com o seu cabelo natural percebe que certos detalhes do seu cabelo não são imperfeições, mas sim características comuns. Aquele frizz no topo da cabeça não tem problema algum e você começa a entender melhor essa questão. E isso vale para todos os tipos de cabelo. Entretanto, não podemos deixar de destacar que uma das maiores conquistas na atualidade foi a oportunidade de derrubar a ditadura do liso em que pessoas cacheadas e crespas puderam passar a ostentar suas lindas madeixas por aí, do jeitinho que elas são. É simplesmente perceber que o seu cabelo não precisa ser liso para ser bonito, nem perfeito e nem com cachinhos impecáveis. Ele pode ser naturalmente lindo.

7. Liberdade e resistência.

Como dissemos, poder usar o cabelo cacheado ou crespo hoje é um grito de liberdade e quem passa pela fase de aceitar o próprio cabelo, em sua grande maioria, vive uma das experiências mais importantes de suas vidas. A experiência de entrar em contato com as suas origens e resistir, usando aquele cabelo que representa muito mais do que a estética, é um ato político. E você, que não tem o cabelo cacheado ou crespo, mas vive colorindo os fios brancos, por exemplo, também pode se libertar e resistir aos padrões, deixando os seus branquinhos naturais aparecerem, por que não!?
No geral, usar o cabelo natural pode ser uma experiência enriquecedora para os mais diferentes tipos de pessoas. E se você quiser voltar atrás depois e mudar o visual novamente, também não tem problema. Você está livre para experimentar o que for!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia