Acidificante: o que é, benefícios e como usar

Você já ouviu falar em acidificante para cabelos? Se a resposta é “não”, fique tranquila. Esse é um produto relativamente novo no mercado e que muita gente ainda não conhece. Quer descobrir o que é? Então vem com a gente! O que é acidificante O acidificante capilar é um produto, que pode ser industrializado ou […]

Mulher de cabelo liso, loiro

Você já ouviu falar em acidificante para cabelos? Se a resposta é “não”, fique tranquila. Esse é um produto relativamente novo no mercado e que muita gente ainda não conhece. Quer descobrir o que é? Então vem com a gente!

O que é acidificante

O acidificante capilar é um produto, que pode ser industrializado ou feito em casa, que serve para tornar o cabelo mais ácido, equilibrando o seu PH.
Pode ser usado em todos os tipos de fio, principalmente nos cabelos cacheados e crespos que tiverem sido submetidos a processos químicos.
O seu objetivo é fechar e as cutículas capilares para que os cabelos se tornem mais saudáveis, brilhantes e alinhados.

Como funciona o acidificante

Mulher lavando e desembaraçando o cabelo

Para entender como funciona o acidificante, precisamos lembrar um pouquinho das aulas de química, mais especialmente aquelas sobre PH.
O PH é uma escala que mede o nível de acidez ou basicidade dos processos químicos do nosso corpo, ou seja, determina se ele está ácido (menos de 7), neutro (igual a 7) ou alcalino (maior que 7).
Naturalmente, o cabelo humano tem um PH que varia entre 4,5 e 5,5, mas quando aplicamos produtos químicos que mudam sua forma, textura e coloração, por exemplo, esse número se eleva e os fios podem deixar de ser ácidos para se tornarem neutros ou alcalinos.
Quando isso acontece, as escamas dos fios que costumam ficar fechadas se abrem, deixando os cabelos mais vulneráveis a ação de elementos externos. Com as escamas abertas, a absorção de água e nutrientes também é prejudicada, o que deixa as madeixas mais frágeis.
É justamente aqui que o acidificante age. Ele consegue baixar o nível de PH capilar tornando-o ácido novamente e fechando as escamas do fio.

Como usar o acidificante

O uso do acidificante costuma causar bastante confusão, principalmente porque algumas marcas indicam o uso do produto antes da máscara hidratante e outros depois, por isso é sempre bom ler as orientações antes de utilizá-lo. Mas, de maneira geral, o melhor é utilizar o produto antes da hidratação.
Talvez você esteja pensando: “Ah, mas com as cutículas seladas a máscara de hidratação não vai penetrar nos fios”. Mas, na verdade, é o contrário!
O acidificante vai impedir que as cutículas estejam muito abertas no momento da hidratação e acabem não retendo a água e os nutrientes que ela repõe.
A frequência de uso varia com a situação do cabelo. Fios que foram submetidos recentemente a tratamento químicos e estão muito porosos, quebradiços e frágeis podem receber o acidificante uma vez por semana. Se os cabelos não estiverem tão danificados, uma ou duas vezes por mês é o suficiente.

Como fazer um acidificante caseiro

Vinagre de maça
Além de comprar o acidificante pronto, industrializado, você também pode fazer o seu em casa com uma receitinha muito simples.
Basta misturar 3 partes de condicionador com uma de vinagre de maçã. Depois é só misturar bem e aplicar nos cabelos logo depois do shampoo. Deixe agir alguns minutos, lave abundantemente e aplique a máscara de hidratação. Finalize com o condicionador.
Dica: se você gosta muito do resultado acidificante que o vinagre de maça traz para os fios, que tal usá-lo na sua finalização? A Salon Line tem uma linha de finalizadores de vinagre de maça que promove fios brilhantes e sem frizz. Se você gostou da ideia, está na hora de experimentar!

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa sobre o acidificante capilar! Avalie se os seus cabelos estão precisando de reequilíbrio no PH e invista nesse tratamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia