Agachamento sumo: o que é? Benefícios e dicas!

Glúteos firmes e durinhos? Pernas torneadas e avantajadas? Com o agachamento sumo o seu desejo é uma ordem!
Para conseguir o corpo dos seus sonhos, o agachamento é uma das atividades mais escolhidas, isso porque propõe um movimento intenso, que traz excelentes resultados em curto prazo. Mas, quando se fala em agachamento sumo, o resultado fica ainda melhor!

Vantagens do agachamento

Além de trabalhar o bumbum, o agachamento sumo envolve a barriga, pernas, coxas e costas – ajudando a emagrecer, perder celulite e endurecer os músculos. Fala a verdade, tem coisa melhor? Além disso, ele também ajuda a melhorar a postura e é um exercício que pode ser feito tanto na academia como em casa.

O que é?

Mas, afinal, por que esse nome? Agachamento sumo tem esse nome por se parecer muito com as atividades japonesas, já lembrou qual? O conhecido sumô. Essa semelhança está no afastar das pernas, o baixar do quadril e a atividade repetitiva. Diferente do agachamento tradicional, pois no sumo, as pernas ficam ainda mais afastadas – fazendo com que o peso fique concentrado no centro do corpo, resultando em um trabalho muito mais intenso e pesado.

Como fazer?

Semelhante ao agachamento simples, o agachamento sumo exige que primeiro afaste os pés, deixando-os ligeiramente encurvados para fora. Ele também pode ser feito com uso de bolas, halteres ou pesos.
1° Passo: Após separar os pés, segure as mãos na frente do abdômen, ou, segure um acessório para ajudar no equilíbrio, pode ser um peso;
2° Passo: Em seguida, faça o agachamento. Para melhorar o resultado, a coluna deve ficar reta.
3° Passo: Repita a descida. Uma dica é manter os calcanhar em contato com o chão enquanto se agacha e evite mover os joelhos.
4° Passos: Quantidades de vezes da repetição do exercício, irá depender do seu costume com o exercício, mas quem está começando, pode fazer de 3 a 4 séries de 15 e descansar por 1 minuto em cada uma das etapas.

Sumo no step

O agachamento sumo no step requer flexibilidade, afinal, essa etapa é mais avançada e o grau de dificuldade aumenta.
Para realizar o agachamento sumo no step, você deve subir no equipamento e colocar cada um dos pés sob o step, feito isso, posicione-se já agachada e segure firme um halter, em seguida, faça as sessões do agachamento, repetindo quantas vezes forem necessárias.

Sumo com barra

Já o agachamento com barra é bem parecido com o step, porém, a dificuldade está nos pesos que se coloca nas costas. Como se trata de uma etapa avançada, para realizá-la requer muito treino. Além disso, requer ajuda de um profissional para dar apoio na atividade e orientar sobre o melhor peso a levantar. Caso contrário, sérios problemas e fortes dores podem ocorrer e agravar a musculação.
Para evitar sérias lesões, é importante levar em conta alguns cuidados básicos para conseguir um resultado eficaz e imediato.

Cuidados especiais

– Faça alongamentos antes de qualquer atividade;
– Cuidado com o peso excessivo;
– O halter deve ser segurado bem a sua frente;
– Mantenha a postura reta para não sobrecarregar a lombar;
– Não projete muito os pés e o quadril;
– Ao voltar à posição, estique bem os pés;
– Mantenha os pés para fora e o abdômen contraído;
– Faça intervalos e dê um tempo ao corpo;
– Tenha paciência, não exagere no treino;
– Em caso de desconfortos procure sempre um profissional.
Após meses de pratica, o exercício pode ser ainda mais intenso com uma sobrecarga de peso e séries ainda maiores.

Quer fazer o agachamento sumo? Ele pode ser feito em casa ou, se preferir, procure um personal trainer para identificar a melhor maneira de praticar exercícios físicos, ele vai montar seu plano de treino para e conseguir o corpo que sempre quis: com um bumbum na nuca, pernas definidas e tudo durinho!

Nos conte como foi a sua experiência com um comentário? Mal podemos esperar para saber.

3 comentários

  1. Thiago disse:

    Meu bumbum tá empinado e maior, mas tenhoje vergonha para se tem preconceito contra treinar glúteos sendo homem . Sou heterossexual e não vejo problema em fazer esse exercício e macho bonito ter bumbum grande e empinado .

  2. Olá, adorei o seu artigo.. Muito bom o conteúdo, já até me registrei pra continuar recebendo seus conteúdos! Aproveita e também dá uma olhadinha no meu, pois tenho informações complementares por lá. Acredito que irá gostar muito! Sucesso.

  3. Vera Silva disse:

    Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos