Saiba como alisar o cabelo de forma segura

Quando falamos sobre alisar o cabelo, a primeira técnica que vem na mente das cacheadas e crespas é sempre a escova progressiva. Isso porque, graças ao efeito liso chapado que proporciona aos fios, essa técnica de alisamento foi, durante muito tempo, a opção mais buscada nos salões de beleza.

Apesar da popularidade, porém, a escova progressiva pode ser bastante agressiva não apenas para o cabelo, mas também para o organismo como um todo. A escova progressiva, inclusive, não é considerada uma técnica segura de alisamento devido aos riscos que o formol oferece à saúde.

Outros procedimentos como a escova definitiva, o botox e alisamentos com agentes químicos como a guanidina e o hidróxido de sódio, por exemplo, também podem acabar danificando a fibra capilar se aplicados incorretamente, ou se usados por um longo período de tempo. Mas, então, como alisar o cabelo de forma segura?

Como alisar os cabelos sem danificar os fios

A primeira dica para ter segurança e um bom resultado é procurar por um profissional de confiança para realizar essa transformação nos seus cabelos. Não tenha medo de perguntar sobre os procedimentos que ele oferece e fuja das opções mais agressiva para os fios.

É importante lembrar que a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – estabelece o limite máximo de 0,2% de formol por produto. Por isso, se você ainda não quer abrir mão desse tratamento e quiser optar por uma escova progressiva, escolha apenas as que se encaixam nesse requisito.

Muitas pessoas acreditam que as técnicas sem formol não proporcionam o mesmo efeito liso aos fios, mas elas podem ser mais vantajosas, já que não oferecem riscos à saúde. Por isso, a outra dica é optar por outras opções de produtos para alisar cabelo menos agressivos, como por exemplo:

Defrisagem gradativa

A defrisagem gradativa é um sistema térmico de tratamento que reduz o frizz e o volume dos cabelos, promovendo um efeito liso progressivo de longa duração. Ela ser usada por mulheres com fios de todas as curvaturas e até mesmo por quem já tem os fios lisos e deseja um efeito mais chapado.

Esse tratamento é livre de formol, mas possui ativos em sua composição que selam a cutícula, dão brilho e concedem movimento natural aos fios. A Exxa Marroquina Defrisagem Gradativa da Salon Line conta ainda com cisteína e óleo de Argan, ativos que fortalecem e nutrem os fios, deixando-os com brilho intenso, macios, revitalizados e sem volume.

Selagem redutora

Um pouco mais leve do que a defrisagem gradativa, a selagem redutora é considerada um sistema térmico disciplinante que ajuda a promover a força, a vitalidade e o brilho dos fios. Apesar de não oferecer um efeito ultra alisante, ela disciplina os fios de forma progressiva, o que significa que a cada aplicação, o resultado é intensificado.

Para obter o efeito liso, basta aplicar o produto da selagem nos fios e, em seguida, utilizar secador e prancha alisadora para ativar o efeito da técnica. A Selagem Redutora da Salon Line ainda traz uma super máscara reconstrutora com mel e queratina na composição, sendo ideal para quem tem cabelos danificados, secos e porosos.

Botox capilar

O botox capilar funciona como uma hidratação mega intensa que promete melhorar o aspecto do cabelo, eliminando o frizz e dando brilho. Isso só é possível porque o tratamento age selando as escamas do fio e devolvendo a umidade, a queratina e outros nutrientes que são perdidos diariamente.

Essa técnica, que não alisa 100%, mas que altera a estrutura natural dos fios costuma ser uma alternativa bastante efetiva para quem está passando pela transição capilar, já que ele garante fios mais disciplinados, o que pode amenizar o efeito de duas texturas do cabelo em transição. Para um efeito de botox capilar incrível, experimente o Exxa Gloss Capilar Salon Line.

Produtos com amido de milho na fórmula

Há muitos anos, as mulheres faziam uma técnica conhecida como “touca de gesso” que levava em sua receita amido de milho, leite e açúcar. A mistura era aplicada nos cabelos para que eles ficassem mais liso e o efeito era um cabelo liso chapado. Graças à evolução da tecnologia, agora existem diversos produtos que proporcionam esse resultado.

Então, se você também está fugindo dos alisantes de cabelo, a dica é apostar na linha Meu Liso muito+liso, que conta com shampoo, condicionador e máscara de hidratação. Todos os produtinhos carregam na fórmula proteína do trigo e aminoácidos, garantindo um cabelo liso chapado, alinhamento e zero frizz.

Lembrando que os resultados para todas essas técnicas para alisar cabelo podem variar bastante de acordo com a curvatura dos seus fios! Aproveite e confira também quais são os principais cuidados com o cabelo alisado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos