Chega de bagunça! 10 dicas para uma arrumação de closet e penteadeira eficiente

Uma blusa em cima do sofá aqui, uma gaveta com meias saltando pra fora ali… e a bagunça já faz parte da decoração da casa! Se você está querendo deixar esse cenário de caos para trás, a gente tem dicas valiosas de como ser mais organizada e o melhor: continuar sendo!

Confira 10 dicas para uma arrumação de closet e penteadeira eficiente para fazer hoje e manter pra sempre.

Comece a sua arrumação de closet com pequenas mudanças, como:

1) Pratique o desapego

Doação de roupas

A gente sabe que pode ser dolorido desapegar de algumas peças, mas esse é um processo fundamental para ser mais organizada. Se livrar dos excessos, das roupas que não tem mais nada a ver com seu estilo ou que ficaram grandes ou pequenas demais é uma maneira eficiente de liberar espaço dentro do armário.

2) Organize as roupas por categoria

Arrumação de armário

Uma forma rápida e prática de arrumação de armário é separando as roupas por categoria, ou seja, calças com calças, blusas com blusas. Se os itens de uma mesma categoria estiverem juntos fica mais fácil a organização e manutenção, já que você não vai precisar fazer buscas (e bagunças) infinitas para achar uma peça. 

3) Tenha um lugar para cada coisa

Arrumação de closet

Parece uma dica boba, mas determinar o espaço de cada categoria vai fazer toda a diferença na arrumação e evitar que a bagunça retorne. Por exemplo, se você tem uma gaveta para camisetas, você vai buscar esse tipo de peça lá e vai guardar as limpas sempre no mesmo lugar.

4) Padronize os cabides

Dicas para ser mais organizada

Não ache que ter o mesmo modelo de cabide dentro do guarda-roupa é apenas um capricho. Padronizar os cabides facilita a visualização das peças e o encaixe no varão do armário. Mas sempre tenha atenção quanto ao volume das roupas, como casacos, que costumam ser mais pesados.

5) Faça dos organizadores seus aliados

Como ser mais organizada

Impossível falar de arrumação de closet sem mencionar os organizadores. Caixas, cestas e colmeias são grandes aliados da organização, contribuindo com a dica 3 e otimizando o armário, ou seja, você vai perceber que dentro dos organizadores alguns itens ocupam menos espaço.

6) Mantenha a ordem todos os dias

Dicas para ser organizada

De nada adianta fazer uma super arrumação e bagunçar tudo no dia seguinte. Uma dica fundamental de como ser organizada é seguir as orientações diariamente, mantendo cada coisa em seu devido lugar. Imagine que se todos os dias você tira 3 peças do armário e coloca em qualquer lugar, no final da semana terá 21 peças jogadas por aí.

Já na arrumação da penteadeira:

7) Faça uma triagem

Organização de maquiagem

Mais do que organização, fazer eventuais triagens nas maquiagens é uma questão de saúde. Avalie cada item e se algum estiver fora da validade ou com aspecto/textura diferente de quando você comprou, jogue fora. O descarte vai evitar possíveis reações alérgicas e abrir espaço para uma arrumação mais eficiente.

8) Coloque os pincéis dentro de potes

Pinceis para maquiagem

Plástico, vidro, metal, reciclado… não importa! Colocar os pincéis de maquiagem dentro de potes evita que eles fiquem jogados dentro de gavetas e na bancada da penteadeira. Só lembre-se de arrumá-los em pé, com as cerdas voltadas para acima – assim não amassa e nem deforma.

9) Deixe à mostra o que usa no dia a dia

Arrumar penteadeira de maquiagem

Para manter a organização e deixar seu dia mais prático, uma dica é manter em cima da bancada da penteadeira apenas os produtos que você mais usa no dia a dia. Esse truque vai evitar que diariamente você perca tempo procurando por eles e acabe fazendo bagunça em momentos de maior pressa.

10) Arrume alguns itens dentro das gavetas

Arrumar gaveta de maquiagem

O ideal para maquiagens maiores ou aquelas que você usa menos é que elas sejam guardadas dentro das gavetas. Isso além de deixar tudo mais organizado, também vai conservar melhor os seus produtos. E se quiser otimizar o espaço dentro da gaveta, aplique a dica 5 aqui também! 

Pronta para seguir todas as dicas de como ser organizada? Aplique todas e seja sua própria personal organizer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos