Automassagem: técnicas para ter momentos de relaxamento só seu

Os dias andam um pouco pesados e você precisa relaxar? Chegou o momento de respirar mais leve e dedicar um tempo só para você com uma deliciosa massagem.

Mas não pense que para desfrutar de uma massagem só é possível com um profissional ou em uma clínica de estética. Na verdade, você pode ter esse momento de relaxamento em casa, sozinha e de graça!

Com dicas simples e um óleo essencial ou um creme hidratante que você ama, uma massagem relaxante te espera. Aprenda técnicas fáceis de automassagem para exercer o autocuidado.

O que é automassagem

A automassagem é um ato de cuidado consigo em que a pessoa toca e exerce uma leve força em alguns pontos e áreas do corpo para aliviar tensões, dores e ter momentos de relaxamento. Quando feita periodicamente, a automassagem é uma ferramenta poderosa contra o estresse, proporcionando bem-estar físico e emocional.

Benefícios da automassagem

Mais do que um momento para relaxar, a automassagem permite que você se conecte com seu próprio corpo, entendendo, por exemplo, quais áreas ficam mais tensionadas e o que alivia esses pontos. Há uma série de benefícios da automassagem para o corpo e para a mente, como:

  • Diminuição das dores musculares
  • Alívio das tensões emocionais
  • Redução do estresse e da ansiedade
  • Contribui para uma boa noite de sono
  • Ativação da circulação sanguínea
  • Atenuação das celulites

Como fazer automassagem

Preparada para momentos de relaxamento e cuidado? Aprenda como fazer automassagem em diversas partes do corpo e tenha um dia mais leve!

Automassagem facial

Automassagem facial para momentos de relaxamento

  • Faça movimentos circulares com as pontas dos dedos por todo o rosto, de fora para dentro.
  • Com o indicador e o polegar, dê leves beliscões no contorno do rosto.
  • Coloque um pouco de pressão nas têmporas para aliviar eventuais tensões.

Automassagem na cabeça

Automassagem na cabeça

  • Com os polegares, coloque um pouco de pressão perto das orelhas, fazendo movimentos circulares.
  • Faça movimentos alternados com as pontas dos dedos por toda a cabeça como se estivesse lavando o cabelo.
  • Mova as mãos ao longo da linha do cabelo até que as pontas dos dedos se encontrem no meio da testa.

Automassagem na nuca e no pescoço

Benefícios da automassagem na nuca e no pescoço

  • Coloque o braço direito na frente do peito e a mão na nuca, incline a cabeça em direção ao ombro oposto e deslize os dedos exercendo um pouco de pressão.
  • Ponha os pulso na base do pescoço e os dedos ao lado da coluna para massagear a região.
  • Em forma de pinça, posicione os dedos na nuca e vá aplicando pressão em volta da nuca para alongar os músculos.

Automassagem para dores musculares nas costas

Automassagens para dores musculares

  • Sente ou deite, pegue uma pequena bola e posicione-a no encosto da cadeira ou no chão e mova seu corpo para cima e para baixo.
  • Com a mesma bola, faça movimentos circulares para ativar outras áreas das costas e lombar.
  • Você pode fazer essa técnica também na parede e até trocar a bola por um rolo de espuma.

Automassagem nos pés

Como fazer automassagem nos pés

  • Sentada na cama em uma cadeira, coloque o pé no seu colo e use as duas mãos para massagear a sola.
  • Com os dedos polegares, pressione toda a região, incluindo calcanhares e tornozelos.
  • Pegue uma bola de tênis, pise em cima e role-a em diversas direções para relaxar.

Automassagem para dormir

Automassagem para dormir

  • Deite de lado na cama com a cabeça no travesseiro e massageie o pescoço e nuca com a ponta dos dedos.
  • Na cama com a barriga para cima, faça uma automassagem facial e pressione as têmporas.
  • Finalize deslizando os dedos por toda a cabeça, com movimentos circulares para ativar a circulação.

Deu até uma relaxada ler tudo isso, né? E você ainda pode experimentar outras dicas de autocuidados, como transformar a hora do banho em um spa em casa!

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