Cabelo chumbado? 4 dicas para reverter o efeito

Cabelo chumbado

 

Foi colorir o cabelo e ele chumbou? Calma! Não há motivos para se desesperar, ok?! Apesar de assustador, isso é super comum na hora de tingir os fios, principalmente entre as loiras. A boa notícia é que tem solução e para te ajudar a reverter este “problema”, separamos algumas dicas. Preparada? Hora de mandar o cabelo chumbado para bem longe.

O que é um cabelo chumbado?

Nada mais é do que um cabelo sobrecarregado de pigmentos. Isso acontece por conta da quantidade excessiva de produtos que são colocados para modificar o tom dos fios, como as máscaras (desamarelador e matizador) ou até tonalizantes, que acabam alterando a cor desejada.

Como saber se meu cabelo chumbou?

Simples! É só analisar se suas madeixas estão apagadas e sem nenhum brilho. Sem contar que, na maioria das vezes, os fios apresentam aspectos acinzentados, esverdeados, azulados e irisados. Veja um exemplo de ANTES (chumbado) e DEPOIS.

ANTES

Cabelo chumbado

DEPOIS

Cabelo chumbado

O excesso de pigmento pode afetar quais cores de cabelo?
Engana-se quem acha que são só os loiros que ficam chumbados, viu?! É claro que os fios mais claros estão mais propensos por conta da descoloração e sensibilidade, entretanto, cabelos castanhos e ruivos também podem ser afetados pelo efeito chumbado.

Como reverter de vez o efeito chumbado nos cabelos?

Dependendo do estado do seu cabelo, o efeito chumbado sairá normalmente a cada lavagem. Mas, se você não quer esperar e quer tirar imediatamente o tom do seu hair, veja as dicas abaixo.

– Shampoo antirresíduos

Para quem não sabe, o shampoo antirresíduos tem a função de fazer uma limpeza profunda nos fios, removendo o excesso de impurezas e restos de produtos. Basta aplicar nos cabelos e deixar agir, pelo menos, 5 minutinhos. Depois, é só enxaguar, aplicar a máscara e condicionador, e finalizar como de costume. Mas atenção: ele não deve ser usado diariamente, pois causa ressecamento dos fios, ok?! O ideal é usar a cada 10 ou 15 dias.

– Shampoo antirresíduos com Vitamina C em gotas

Se quiser potencializar ainda mais o shampoo antirresíduos, a Vitamina C é uma excelente aliada. Anota a receita:
– Lave bem as madeixas com o shampoo antirresíduos. Dica: se o efeito chumbado estiver muito forte, aplique o shampoo nos fios ainda secos e deixe agir durante 30 minutos. Em seguida, enxágue;
– Misture então 20 gotas de vitamina C em 4 colheres (sopa) ou 15 ml do shampoo antirresíduos de sua preferência;
– Aplique a mistura nos fios e deixe agir por cerca de 10 a 15 minutos – esse tempo vai depender do quanto seu cabelo está chumbado;
– Depois, enxágue bem, aplique a máscara e o condicionador, e finalize como preferir.

– Leite e vinagre de maçã

A dupla perfeita para dar adeus ao cabelo chumbado!
– Misture 1 copo (300 ml) de leite morno com 30 ml de vinagre de maçã;
– Aplique nas madeixas e deixe agir até você sentir que melhorou o efeito chumbado.

– Shampoo e pó descolorante

Essa receita é muito utilizada, porém o mais indicado é fazer com um profissional de sua confiança uma vez que envolve química, ok?!
– Misture 5 colheres de água oxigenada 20 volumes com 1 colher de pó descolorante e 1 shampoo branco, de preferência perolado ou leitoso;
– Aplique nos cabelos úmidos, massageie bem e deixe agir por 5 minutos. Depois, é só enxaguar.

Importante!

Prevenir é sempre melhor do que remediar, certo?! Então, para evitar que o hair fique chumbado, principalmente os loiros, é fundamental tomar bastante cuidado na hora de aplicar produtos para cabelos com luzes, em especial os matizadores. Fique sempre atenta ao tempo de ação indicado na embalagem do produto e não ultrapasse.

Agradecimentos: Marcella Dias, do Mega Hairline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia