Cabelo descolorido: como cuidar e tratamento após descoloração capilar

Ter um cabelo descolorido é o desejo de muitos homens e mulheres e não é à toa. Dar aquela iluminada nos fios pode ajudar a renovar o visual, dar mais profundidade e textura para as madeixas ou até facilitar uma coloração. Mas para conquistar um cabelo descolorido e saudável é necessário tomar alguns cuidados, e […]

Mulher de cabelo loiro, descolorido

Ter um cabelo descolorido é o desejo de muitos homens e mulheres e não é à toa. Dar aquela iluminada nos fios pode ajudar a renovar o visual, dar mais profundidade e textura para as madeixas ou até facilitar uma coloração.

Mas para conquistar um cabelo descolorido e saudável é necessário tomar alguns cuidados, e eles começam pela preparação dos fios para receber o descolorante.

Cabelo descolorido: preparação

Antes de descolorir o cabelo é preciso avaliar se os fios estão preparados para isso, já que a descoloração é um processo agressivo e que pode danificá-los bastante.

Para descobrir se você está ou não apta a aderir ao cabelo descolorido no momento, além de avaliar visualmente a aparência dos cabelos, você pode fazer um teste de mecha. Ele consiste em aplicar a mistura de pó descolorante e água oxigenada em uma pequena mecha da nuca.

Deixe agir por alguns minutos, lave e avalie o resultado. Se os fios estiverem quebradiços ou elásticos eles não estão prontos para serem descoloridos. Será preciso tratá-los com um cronograma capilar até que eles estejam mais fortes e fazer um novo teste.

Cabelo descolorido: técnicas mais comuns

Nem todo mundo que descolore o cabelo desejar ficar 100% loira. Existem algumas técnicas capilares em que descolorir uma porção dos cabelos é o suficiente. As mais queridas atualmente são:

Cabelos com luzes

Os cabelos com luzes são mechas verticais que nunca saem de moda. Podem ser mais ou menos marcadas, você escolhe!

Mechas californianas

Para fazer o estilo californiana é preciso descolorir algumas mechas do cabelo gradualmente do meio até as pontas.

Morena iluminada

Técnica utilizada para iluminar os cabelos mais escuros. Você pode optar por fios em tons de cobre, mel, caramelo ou chocolate, que ficam mais discretos nas morenas.

Cabelo descolorido: passo a passo

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que o mais indicado é realizar o processo de descoloração com um profissional, certo? Agora vamos lá descobrir como funciona esse processo.

  1. Se os seus cabelos passaram pelo teste de mecha você poderá começar a jornada em busca do desejado cabelo descolorido. E o primeiro passo é fazer a misturinha de água oxigenada e pó descolorante.
  2. É importante lembrar que a volumagem da água oxigenada e a proporção dessa mistura vai depender de quantos tons você deseja clarear e qual a tonalidade base dos fios.
  3. Em seguida, divida o cabelo em mechas e aplique de acordo com a técnica escolhida. Use um pincel específico para uso capilar para aplicar.
  4. O tempo que o produto vai permanecer nos cabelos também vai depender da cor base dos fios e do resultado desejado.
  5. A última etapa é lavar abundantemente, tomando o cuidado de não deixar nenhum resíduo nos cabelos. Finalizar com uma hidratação.

Cabelo descolorido: cuidados pós-descoloração

Mulher de cabelo molhado loiro, descolorido

Um cabelo descolorido está, naturalmente, mais frágil e precisa de alguns cuidados.

Para começar, é fundamental aderir a um cronograma capilar para repor os elementos que podem ter sido perdidos durante a descoloração e manter os fios saudáveis e fortes.

Também é indicado fugir de secadores, modeladores e chapinhas ou utilizar um protetor térmico sempre que for utilizá-los, já que o calor intenso pode agravar o ressecamento provocado pela descoloração. Água quente e sol intenso têm o mesmo efeito, então tome cuidado com eles.

Como tirar o amarelo do cabelo descolorido

É bem comum que o cabelo descolorido fique com um aspecto amarelado depois do procedimento. Para reequilibrar a tonalidade você deve usar produtos com ação matizadora.

Shampoos, condicionadores e máscaras matizadoras tem um pigmento azul ou roxo que ajuda a equilibrar o tom amarelado do cabelo, deixando-o com um aspecto mais natural. A matização pode acontecer logo depois que você descolorir o cabelo e sempre que notar que os fios estão ficando amarelados. Experimente a linha S.O.S Bomba Matizador para isso.

Cabelo descolorido: manutenção

Cabeleireiro descolorindo cabelo de uma cliente

A manutenção do cabelo descolorido vai depender da técnica utilizada. Se optar por descolorir todo a cabelo, o retoque deve acontecer quando a raiz estiver aparecendo, ou seja, a cada 45 ou 60 dias. Caso tenha escolhido um ombrè hair ou as mechas californianas as manutenções podem ser mais espaçadas: a cada 70 ou 90 dias.

Como recuperar um cabelo descolorido

Mulher de cabelo loiro, descolorido

Acabou não cuidando adequadamente do seu cabelo descolorido? Ele está quebradiço, opaco, sem vida e com aquela aparência de “palha”? Para recuperá-lo você pode investir em:

Cronograma capilar

O cronograma capilar vai repor vitaminas, nutrientes, água e lipídios, elementos fundamentais para a saúde dos fios.

Umectação

Consiste na aplicação de óleo vegetal e ajuda a reequilibrar a oleosidade natural caso o cabelo esteja ressecado. É uma nutrição poderosa.

Reconstrução com queratina

Repõe queratina, que torna os cabelos mais espessos e fortes.

Pronto, agora você já sabe toda a teoria sobre o cabelo descolorido. Bora partir para a prática?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia