Cabelo encaracolado: dicas de cuidados especiais para os cabelos

O cabelo encaracolado é naturalmente lindo, cheio de textura, balanço e charme, mas como tipos de cachos, também precisa de alguns cuidados especiais para se manter sempre bonito e saudável. A maioria deles é bem simples e mudando um pouquinho a sua rotina e os seus hábitos do dia a dia você vai conseguir cuidar […]

cabelo encaracolado

O cabelo encaracolado é naturalmente lindo, cheio de textura, balanço e charme, mas como tipos de cachos, também precisa de alguns cuidados especiais para se manter sempre bonito e saudável.

A maioria deles é bem simples e mudando um pouquinho a sua rotina e os seus hábitos do dia a dia você vai conseguir cuidar muito melhor das suas madeixas. Veja a seguir como fazer isso!

Cabelo encaracolado: cuidado com a lavagem

O cabelo encaracolado é naturalmente mais seco porque a curvatura natural do fio faz com que a oleosidade produzida no couro cabeludo encontre maior dificuldade para chegar até as pontas.

Pensando nisso, o ideal é que as encaracoladas fujam de elementos que aceleram o ressecamento capilar, como lavar os cabelos com água quente. Prefira sempre água morna ou fria, principalmente na hora de fazer o último enxágue.

 

Cabelo encaracolado: penteie da forma correta

cabelo encaracolado

Quem tem o cabelo encaracolado também precisa tomar alguns cuidados na hora de pentear as madeixas.

O melhor é desembaraçar os fios com os dedos ou com um pente de dentes largos. As escovas e pentes muito finos podem desmanchar os cachos naturais do cabelo encaracolado, deixando ele com aspecto bagunçado e muito volume.

Quando os fios estão embaraçados, você deve começar penteando de baixo para cima. Isso também ajuda a diminuir as quebras e facilita o trabalho.

Cabelo encaracolado: procure os produtos certos

Existem produtos específicos para cada tipo de cacho, e com o cabelo encaracolado não é diferente. O mais indicado é que você use sempre produtos específicos para a sua curvatura, porque eles possuem os elementos que os fios realmente precisam.

Se você tiver cabelos quimicamente tratados e coloridos também existem shampoos, condicionadores e máscaras específicas para você.

Cabelo encaracolado: invista em tratamentos

cabelo encaracolado

Manter um cabelo bonito e saudável exige alguns cuidados, e o principal deles é o cronograma capilar. O cronograma capilar é uma rotina de hidratações, nutrições e reconstruções que repõe água, nutrientes, vitaminas, lipídios e proteínas que os cabelos perdem durante o dia a dia e que são fundamentais para a sua saúde.

Além disso, as donas de cabelos encaracolados que têm fios mais secos podem investir na umectação com óleo vegetal. Para fazê-la, basta aplicar o óleo em todo o comprimento dos cabelos, deixar agir por meia hora e depois lavá-los normalmente. Esse tratamento ajuda a repor a oleosidade, deixando as madeixas mais brilhantes e macias.

Cabelo encaracolado: adote a texturização

Mesmo quem tem o cabelo encaracolado pode sentir necessidade de deixar os caracóis ainda mais aparentes, e as técnicas de texturização pode ajudar bastante com isso. Chamamos de texturização qualquer processo que ajude a definir melhor a textura capilar, e isso inclui os cachos das mulheres que têm cabelos encaracolados.

Algumas das melhores texturizações para cabelo encaracolado são o método da meia fina, que consiste em prender uma meia ao redor da cabeça e passar pequenas mechas em torno de todo o tecido, e o plopping, os fios devem ser presos dentro de uma camiseta antiga depois de serem lavados.

Ambas ajudam a formar cachos, deixando o seu cabelo encaracolado ainda mais bonito e definido!   

Cabelo encaracolado:  atenção na hora de dormir

Mesmo na hora de dormir você pode cuidar do seu cabelo encaracolado. O ideal nesse momento é optar pela touca ou fronha de cetim, já que, diferente do algodão, esse tecido não cria tanto atrito com os fios.

O resultado é que não há tanta estática, o que reduz drasticamente o frizz e ajuda a preservar o cabelo encaracolado definido por mais tempo!

Agora que você já sabe mais sobre como cuidar do cabelo encaracolado, que tal ver alguns cortes de cabelo cacheado que vão mudar o seu visual e super combinam com a sua curvatura? Confira aqui cortes de cabelo curto, médio e longo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia