Por que seu cabelo está ficando mais fino?

Cabelos volumosos, cheio de movimento e que chamam a atenção são o seu sonho? Saiba que você não está sozinha nesse drama  – com fios mais frágeis, delicados e menos encorpados, o cabelo fino tem pouco volume, tende a ser mais quebradiço e é muito comum entre várias mulheres. 

Um ponto importante é que o cabelo fino é muito confundido com o cabelo ralo, porém, um fio fino diz respeito a uma estrutura capilar mais fina, que é diferente da quantidade de fios no couro cabeludo. Para entender melhor, aprenda a diferença entre volume e densidade capilar.

Mas o que faz um cabelo ser fino? Muitos são os fatores que tornam um cabelo fino, podendo os fios serem naturalmente finos ou ganharem essa condição depois, estado conhecido como afinamento capilar. Sendo a genética ou fatores externos, por que será que alguém fica com o cabelo fino, ou pior, mais fino? É o que você vai descobrir agora.

Por que o cabelo afina?

A principal causa de um cabelo ser fino é a genética, ou seja, as pessoas nascem com essa característica. Mas o que também acontece é de algumas pessoas adquirirem essa condição ao longo da vida em virtude de alguns fatores, como:

  • Queda de cabelo
  • Alteração nutricional
  • Doenças como alopecia 
  • Excesso de química
  • Abuso das ferramentas de calor


Em qualquer dos casos, é muito importante buscar um profissional para fazer uma avaliação do atual estado dos fios e o melhor tratamento para o afinamento capilar.

Como cuidar dos cabelos finos?

O cabelo fino é bem frágil e delicado, por isso, você precisa ter alguns cuidados na hora de cuidar dele, principalmente se o seu objetivo é engrossá-los. Anote aí 5 cuidados básicos com cabelos finos:

1) Penteie com cuidado

Para pentear um cabelo fino e quebradiço é preciso um pouco de paciência e cautela para evitar maiores danos.

2) Hidrate os fios

O cabelo fino necessita de reposição de água assim como qualquer outro, então, coloque na sua rotina hidratações semanais.

3) Faça reconstrução capilar

Para repor a massa perdida e engrossar o cabelo fino, faça reconstruções quinzenalmente com produtos que tenham aminoácidos, como a Máscara S.O.S Hidratação Bio-Reconstrução Fortalecedora.

4) Invista na umectação

Técnica que usa os óleos vegetais, esses ativos hidratam e fortalecem os fios, além de contribuírem para encorpar as fibras capilares. Você pode usar o Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro ou o Óleo de Umectação #todecacho Coco Puro.

5) Fique de olho na alimentação

Ter uma alimentação balanceada é fundamental para a saúde dos fios – e investir em alimentos com biotina, como gemas de ovo, peixes, batata, brócolis e leite, ajudam no crescimento e fortalecimento dos fios.

Como encorpar cabelo fino?

Se o cabelo muito fino te incomoda, saiba que há alguns truques para dar um aspecto mais encorpado aos fios. Vem conhecer alguns:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos