Tudo o que você precisa saber sobre os cuidados com os cabelos dos baixinhos

Cuidados com os cabelos infantis

A primeira coisa que é preciso estabelecer quando falamos sobre cabelos de criança é destacar que eles são sim diferentes dos cabelos de adulto e precisam de cuidados especiais. Entretanto, muitas pessoas pensam que a história para por aí, só que não é bem assim. É muito importante também levar em consideração o tipo de cabelo do seu filho ou filha, afinal, o cabelo liso é diferente do ondulado, do cacheado ou do crespo e cada um destes precisa de uma atenção específica. Além disso, há uma série de outras coisas que é preciso ficar ligadinho (a) na hora de cuidar da cabeleira dos pequenos. Quer saber tudo? Continue lendo!

Cuidando dos cabelos lisinhos

Cabelo liso cuidados

Um dos maiores erros dos papais e mamães ao tratar os fios lisos das crianças é achar que este tipo de cabelo é mais fácil de cuidar e, portanto, acabam deixando alguns cuidados essenciais de lado.

No dia a dia é bom não subestimar a importância de cada produtinho para o cabelo do seu filho ou filha. Vamos começar falando do shampoo, é importante que ele seja desenvolvido para crianças e para os fios lisos também, pois dessa maneira você terá a certeza de que este produto irá atender a necessidade do cabelo da criança sem agredir os fios. A lavagem ideal para o cabelo liso é um dia sim e outro não. Isso porque lavar o cabelo dos pequenos todos os dias acaba ressecando o couro cabeludo, fazendo com que ele produza oleosidade em excesso. Também não é indicado ficar mais de dois dias sem lavar, pois este é um cabelo que tende a ficar oleoso.

O cabelo liso geralmente não sofre muito com ressecamento e possui brilho e balanço natural, por este motivo muitos pais acabam deixando o condicionador de lado, por considerarem um produto desnecessário, mas isso não é verdade. Mesmo que o cabelo liso da criança seja capaz de manter sua hidratação por mais tempo, uma eventual reposição hidratante será sempre necessária, pois o fio perde sua hidratação natural no dia a dia por conta de fatores gerais como água quente no banho, ação do sol e até mesmo poluição. O condicionador irá hidratar esse fio na medida certa, além de selar a cutícula e promover emoliência que evitará o embaraçamento. Isso porque mesmo o cabelo liso tende a apresentar nós, pois é um fio fininho e as crianças estão sempre em movimento. Também é importante não exagerar na quantidade deste produto, lembre-se que este tipo de fio já é naturalmente hidratado e, por isso, pode ficar pesado e oleoso se o papai ou a mamãe aplicar muito condicionador durante o banho.

Cabelo liso

Outro produto que muita gente acha que é dispensável para as crianças de cabelo liso, mas não é: creme para pentear. Isso mesmo, ele não é exclusividade de quem possui cachos ou crespos. Esse produto ajuda e muito na hora de desembaraçar os fios depois de lavar a cabeleira do baixinho ou baixinha que passou o dia todo correndo. Além de disso também deixa as madeixas mais brilhantes e evita o frizz.

Na hora de comprar produtos infantis para o cabelo liso é importante levar em consideração todas as dicas que falamos anteriormente e também dar preferência para os produtos mais leves, que tratam o cabelo sem deixá-lo pesado ou oleoso. A Salon Line tem uma novidade para os fios lisos dos seus filhos, é a linha Meu Lisinho Salon Line que conta com shampoo, condicionador e creme para pentear enriquecidos com frutas vermelhas, amarelas e água de coco. Todos os produtos possuem fórmula suave, são hipoalergênicos e dermatologicamente testados.

Cuidando dos cachinhos e crespinhos

Cabelo de criança

É claro que o cabelo de criança normalmente não passou por muitos danos, portanto, não precisa de cuidados profundos. Entretanto, esses cuidados não podem ser subestimados, especialmente no caso das crianças com cabelos cacheados e crespos. Isso porque este fio possui uma maior tendência ao ressecamento, devido ao formato dos cachinhos em espiral ou em “Z” no caso dos crespos. O óleo natural do couro cabeludo apresenta maior dificuldade em descer pelo comprimento e pontinhas dos fios. Por este motivo, o cabelo com curvatura dos pequenos pode ser um pouco mais ressecado e frágil. Sendo assim,não abra mão de produtos que possam hidratar estes fios, ok!?

O primeiro passo é a lavagem, opte por um shampoo leve para cabelos cacheados e crespos que limpe suavemente sem ressecar os fios. É ideal também que esse tipo de cabelo não seja lavado diariamente, pois pode deixá-lo ainda mais ressecado. Portanto, o ideal é lavar a cada dois dias em média, nos outros revitalize os cachos fazendo um borrifador com água e um pouquinho de creme para pentear. Os penteados também são uma boa saída.

O condicionador é outro produto que deve fazer parte dos cuidados de rotina para hidratar a cabeleira e evitar os nós, como dissemos. Apenas fique de olho para não exagerar na quantidade. Mesmo sendo um cabelo cacheado ou crespo, que no caso dos adultos pede maior quantidade de produto, não podemos esquecer de que se trata de um fio mais fininho e delicado e não precisa de quantidades exageradas.

Cuidados com os cabelos crespos

Chegou o momento de finalizar este cabelitcho e é importante que você use um bom creme para pentear, não apenas para definir as molinhas, mas para hidratar e, principalmente, ajudar no desembaraço desse cabelo.

Desembaraçar um cabelo cacheado ou crespo sem creme para pentear pode causar desconforto para a criança, além de quebrar os fios. Também é importante investir em bons produtos para deixar esse processo mais rápido. Dessa maneira a criança não vai ficar entendiada ou sentir dor durante o pentear. É preciso evitar ao máximo que este momento seja traumático para os seus babies. Uma sugestão incrível de finalizador é o Creme Para Pentear Kids Cachinhos Definidos da Salon Line. Além de ser desenvolvido especialmente para os cabelos cacheados e crespos, promove controle do frizz, extra brilho, desembaraço e ainda vem em um pote super econômico de 1 quilo. Também é dermatologicamente testado. Legal, né!? Por fim, durante a finalização, também é bacana evitar elásticos muito apertados ao fazer penteados nas crianças com cabelos cacheados e crespos, eles podem danificar o fio e machucar a criança. Use sempre elásticos macios e frouxinhos.

A Salon Line também tem mais uma novidade e essa é tanto para os pequenos de cabelo cacheado e crespo, quanto para aqueles de madeixas lisinhas, é a linha Hidra Multy Kids que possui um shampoo incrível que é sabonete líquido ao mesmo tempo para deixar o banho mais rápido e menos entediante, condicionador que também funciona como máscara que hidrata sem pesar no cabelo dos seus filhos, e um creme multifuncional 4 em 1 que é creme para pentear, ativador de cachos, pré-shampoo e co-wash. Demais, né!? A linha toda é enriquecida com morango, vitamina E e vitamina B5. Hipoalergênico e dermatologicamente testado.

O que os papais e mamães precisam saber

Confira abaixo alguns destaques das principais coisas que mães e pais devem ficar atentos (as), seja nos cuidados ou ao investir em produtos para o cabelo dos seus filhos (as).

  • De olho na embalagem, sempre confira se:
  • É dermatologicamente testado;
  • Hipoalergênico;
  • Desenvolvido para crianças;
  • Destinado para o tipo exato de cabelo do seu filho ou filha;
  • Fique atento (a) se a água no banho está muito quente (pode prejudicar a saúde do fio);
  • Nunca penteie os cabelos secos (facilita a quebra e machuca a criança);
  • Não abuse do uso do secador (use apenas nos dias frios ou se precisar muito lavar o cabelo da criança antes de dormir);
  • Evite lavar o cabelo a noite (não deixe as crianças dormirem de cabelos molhados ou úmidos, isso prejudica tanto o cabelo quanto a saúde em geral).
  • Jamais use produtos para cabelos de adultos (eles podem ser prejudiciais a saúde e aos fios).

Porque é tão importante usar os produtos certos na cabeleira da criançada

Produtos para cabelos de criança

Os produtos desenvolvidos para os adultos podem conter substâncias que são agressivas a pele e o cabelo das crianças, que são mais delicados e frágeis. Os produtos para crianças, além de serem desenvolvidos especialmente para elas, passam por testes muito mais rigorosos para comprovar que não vão causar nenhum dano à criança, trazendo maior segurança às mães e pais.

É possível cortar o cabelo das crianças em casa?

Sim, é possível, mas não é o mais indicado. No geral, pode ser até mesmo perigoso, pois as crianças se movimentam muito e podem ficar ainda mais agitadas durante o corte, podendo se machucar com a tesoura, portanto, melhor contar com um profissional, de preferência aqueles especializados em cortar o cabelo das crianças. Isso porque eles possuem técnicas e distrações para os baixinhos que fazem toda a diferença na hora de deixá-los mais calmos para o corte e também acelerar o processo. Cortar o cabelo dos pequenos em casa também pode dar muito errado em termos estéticos, uma mexidinha ali e o visual está acabado, melhor deixar na mão de quem entende. Por fim, cabelos lisos, cabelos cacheados e cabelos crespos são completamente diferentes, portanto, requerem técnicas específicas durante a realização do corte. O ideal é que crianças de cabelo cacheado e crespo visitem um salão especializado em cortes de cabelo com curvatura para não ter erro.

Dica especial: 4 dicas para deixar o banho mais divertido

Que tal seguir essas diquinhas e fazer com que o seu filho ou filha passe a amar a hora do banho, deixando tudo mais prático? Confira abaixo 4 diquinhas para deixar o banho mais divertido.

1. Entendendo a importância do banho

Ensinar as crianças a importância de lavar cada parte do corpo, como o cabelo, o rosto ou o pezinho pode deixar o banho mais interessante.

Crianças sempre gostam de descobrir novas coisas e você ainda pode brincar com elas fazendo um joguinho de perguntas e respostas para saber se ele ou ela aprendeu mesmo.

2. Musiquinhas para animar

Colocar musicas que a criança gosta durante o banho garante um clima muito mais animado e alto astral, crianças adoram animação, é o truque perfeito.

3. Produtinhos cheirosos e brinquedos coloridos

Cheiros e cores criam um ambiente alegre e estimulante para os pequenos, é muito importante que eles sempre associem a hora do banho a algo positivo.

4. Recompensas

Tente estimular a criança a valorizar a hora do banho. Faça com que ela queira que essa hora do dia chegue, também é importante não deixar a criança perder muito tempo ali, ninguém quer desperdiçar água, não é mesmo!? Para isso, brinque com recompensas, tente arranjar sempre alguma atividade divertida para depois do banho, mesmo que seja algo simples e rápido.

cuidados com o cabelo crespo

E aí, papais e mamães? Estão prontos (as) para cuidar do cabelo dos seus filhos da maneira certa e com todo o amor do mundo? Então coloquem nossas dicas em prática e contem nos comentários como foi a hora do banho!

2 comentários

  1. rebeca disse:

    Bom dia, Tenho dúvidas.Minhas filhas tem cabelos cacheados e quero saber quais produtos vc pode me indicar.

    1. Salon Line disse:

      Rebeca, para os pequenos de 3 à 12 aninhos, temos as linhas “S.O.S Cachos Kids” que umidifica e reduz o volume. E a linha “#Todecachinho Kids” que proporciona volume e não possui efeito umidificado!! Ambas, auxiliam no desembaraço, hidratação e maciez das madeixas. Vamos deixar o link aqui embaixo para você conferir. Beijos! ❤️ https://www.lojadasalonline.com.br/pesquisa?t=kids

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia