Cabelo liso danificado: saiba por que é importante cuidar desse tipo de fio

Cabelos danificados

Você é do time de mulheres que acredita que o cabelo liso é um cabelo que não precisa de muitos cuidados? Então é aí que você se engana, migs… Especialmente se for um cabelo liso danificado. Mas como saber quando o seu cabelo liso está danificado? E quais os cuidados para esse tipo de fio? Vamos contar tudinho por aqui!

Características de um cabelo liso danificado

É verdade que o cabelo liso é um fio naturalmente mais hidratado e nutrido do que os fios com curvatura, por exemplo. Isso porque o óleo presente no couro cabeludo é capaz de descer facilmente por todo o fio, nutrindo-o e protegendo-o. Entretanto, os fios de cabelos -seja de qualquer tipo- são danificados todos os dias, seja pelo efeito do sol, vento ou poluição, independente de estarem mais ou menos protegidos pelo seu óleo natural. A situação ainda se intensifica quando este cabelo é exposto ao uso em excesso de ferramentas de calor como secador e prancha, por exemplo, ou qualquer tipo de química, seja de alisamento, descoloração ou coloração. Esses fatores agridem profundamente os fios, deixando-os fragilizados.

Portanto, se você tem o cabelo liso, e especialmente se submete os seus fios a qualquer tipo de química, é melhor começar a reparar bem na saúde dele e verificar se ele apresenta sinais de:

  • Ressecamento;
  • Opacidade;
  • Rigidez;
  • Frizz;
  • Pontas duplas
  • Elasticidade anormal;
  • Textura frágil e quebradiça;
  • Embaraço exacerbado;
  • Quebra e queda constantes.

Se o seu cabelo apresenta algumas ou grande parte destas características isso significa que ele está danificado e precisa urgentemente de cuidados especiais.

Por que é tão importante ficar de olho nesse tipo de fio

Como dissemos, grande parte das pessoas acredita que por ter cabelos lisos pode deixar de lado cuidados básicos e, às vezes, nem acaba notando que o seu fio está de fato danificado. É importante ficar atenta a saúde do fio, pois ignorar tais sinais apenas dá mais tempo para que este cabelo fique cada vez mais fragilizado, dificultando o processo de recuperação depois.

Ok, mas como cuidar ou mesmo evitar cabelos danificados, então?”

Confira na sequência!

Invista nos produtos certos para cabelo liso danificado

Antes de tudo você precisa entender que cada tipo de cabelo é diferente. Ou seja, é essencial que você use sempre os produtos para cabelos lisos, pois eles são desenvolvidos com os componentes ideais para este tipo de fio. E se o seu cabelo é liso e danificado, você precisa procurar produtos que cuidem especificamente destes dois fatores. Não subestime a especificidade dos produtos, ok!?

Pensando nisso, a Salon Line trouxe uma novidade incrível, a linha Meu Liso Restauração Intensa que combate 7 danos extremos deste tipo de fio e ainda garante redução de queda, hidratação e restauração da fibra logo no primeiro uso. Mas quais são os 7 danos extremos? Cabelos fragilizados, pontas duplas, ressecamento, frizz, elasticidade, quebra e opacidade. Tchauzinho para eles! É tudo de bom! A família conta com shampoo, condicionador e máscara de hidratação restauradora. Todos os produtos são veganos e livres de testes em animais.

Procure por ativos reparadores

A grande dica para quando você for comprar produtos para recuperar os cabelos danificados é ficar de olho na embalagem. Ou seja, procure sempre por ativos que possuem ação reparadora para tratar as suas madeixas, como os aminoácidos, a creatina, a biotina e o D-pantenol, por exemplo, que promovem fios mais resistentes, hidratados e saudáveis. Ah, estes ativos estão presentes na linha Meu Liso Restauração Intensa inclusive, fica a dica!

Troque a tintura permanente por um tonalizante

A coloração permanente tem o poder de danificar a fibra capilar quando usada com muita frequência. Uma dica é trocar a sua coloração permanente por um tonalizante sempre que for retocar a cor, pois se trata de uma tintura mais suave e geralmente sem amônia, o que acaba danificando menos o fio. É claro que a durabilidade e a cobertura do tonalizante é menor, porém, vale a pena colocar na balança o que vale mais pena para você, não é mesmo!?

Diminua o uso de ferramentas de calor

Abusar do secador, prancha e modelador danifica bastante o seu cabelo, portanto, que tal diminuir o uso!? Prefira usar o secador apenas nos dias muito frios, ou quando lavar o cabelo à noite. Já os outros acessórios, deixe para usar em eventos mais importantes.

Protetor térmico sempre!

Sabemos que às vezes você vai acabar usando as ferramentas de calor, e tudo bem. Porém, não se esqueça de aplicar um protetor térmico nos fios sempre que for usá-los. E sempre é sempre mesmo, viu!?

Dê adeus à água quente ao lavar as madeixas

A temperatura alta da água durante o banho também é uma vilã para a saúde do fio. Se livre deste hábito e passe a lavar o cabelo com água morna ou fria. O resto do corpo está liberado para o banho quente nos dias frios, mas sem exageros para não ressecar sua pele também.

Cronograma capilar não é só para as cacheadas e crespas

O cabelo liso danificado precisa de cronograma capilar tanto quanto cacheadas e crespas, portanto, se você não seguia este esquema de tratamento antes, pode começar hoje mesmo. Ele é essencial para deixar a saúde das madeixas em dia, pois hidrata, nutre e reconstrói o fio danificado. Tudo o que a sua cabeleira precisa. Ah, fios lisos saudáveis também devem seguir o cronograma, viu!? Mas a frequência pode ser menor.

Mantenha as pontas aparadinhas

Aparar as pontas do cabelo é essencial para retirar as partes danificadas do fio. Esse hábito, além de deixar o cabelo esteticamente mais bonito, ainda evita o embaraço e a quebra do fio.

Finalizador não é opcional

Todo tipo de cabelo precisa de finalizador, não é porque o seu cabelo é liso que essa etapa deve ser ignorada. Portanto, invista em um bom leave-in, por exemplo. Ele vai tratar o seu fio durante o dia, ajudar no desembaraço evitando a quebra, selar as pontas e proteger as suas madeixas. Dê preferência àqueles com proteção UV inclusive.

Agora que você sabe que precisa ficar de olho na saúde do cabelo liso danificado, coloque em prática os cuidados que ensinamos por aqui, hein!?

2 comentários

  1. Aline Yasmin Oliveira Inácio Alves disse:

    Bom dia por favor, quero saber se vocês tem programa de reciclagem das embalagens de vocês e logística reversa? Obrigada

    1. Salon Line disse:

      Aline, a Salon Line mantém um projeto bastante desenvolvido de reciclagem e destinação sustentável de embalagens tendo como parceiros empresas licenciadas pela CETESB. Trabalhamos a destinação de embalagens contaminadas de matéria-prima, bags vazios, efluentes, frascos vazios, produtos devolvidos ou vencidos, sobras de plásticos, caixas e tubetes, entre outros. Por enquanto ainda não realizamos esse processo no caso de pequenas quantidades, como dos consumidores finais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia