Você sabe como cuidar do seu cabelo misto? Conheça dicas especiais!

Cabelo misto

Muitas pessoas confundem a nomenclatura de cabelo misto com “cabelo normal”, mas eles não são a mesma coisa. Além disso, há também quem nem ao menos saiba que tem um cabelo misto. Se quiser saber mais sobre ele e como cuidar desse tipo de fio fique por aqui!

O que é um cabelo misto?

O cabelo misto é aquele que tem mais de uma característica essencial e, geralmente, essas características são opostas. Ou seja, diferente do que muitos pensam, os cabelos mistos vão além do grau de oleosidade e ressecamento do fio, entretanto, essas características que mencionamos podem levar a esse resultado, por isso se confunde tanto. O caso mais comum de cabelo misto é aquele que possui a raiz naturalmente oleosa, enquanto as pontas são levemente ressecadas. Entretanto, um cabelo também pode ser misto porque a raiz é lisa e o comprimento e pontas são ondulados, ou porque a raiz é natural (ondulada, cacheada ou crespa) e as pontas são alisadas (transição capilar), também porque a raiz está saudável, enquanto as pontas foram danificadas (lisos). Para cada um destes casos, um tratamento diferente é necessário.

Saiba como cuidar do cabelo misto

Cabelos naturalmente oleosos na raiz e levemente ressecados nas pontas

Os cabelos que são naturalmente oleosos na raiz e levemente ressecados nas pontas, geralmente apresentam essa condição devido ao cuidado inadequado com os fios. A agressão a estes fios, em especial nas pontas, não é severo. Portanto o indicado é investir em shampoos neutros ou com um ação levemente hidratante, sendo capaz de limpar bem o couro cabeludo e hidratar as pontas na medida certa. Também é legal investir em uma máscara de hidratação leve uma vez por semana e aplicar apenas nas pontinhas.

Cabelos lisos na raiz e ondulados nas pontas

Este tipo de fio, devido ao formato de “S” das ondas na parte da ponta, acaba apresentando maior dificuldade em receber o óleo natural do couro cabeludo lá em baixo no final do fio. Portanto, o ideal nesse caso é também optar por shampoos levemente hidratantes ou até mesmo liberados, que promovem uma limpeza mais suave e que não resseca as pontas do cabelo. Também é bacana investir em uma máscara de hidratação enriquecida com óleos vegetais para devolver à nutrição à estas pontas. Uma vez por semana é o suficiente.

Cabelos naturais na raiz e alisados nas pontas (transição capilar)

O cabelo em transição é um cabelo frágil, ele precisa de cuidados mais do que especiais. Portanto, o ideal é investir em um shampoo vitaminado que promova o tratamento intensivo dos fios e do couro cabeludo, estimulando o crescimento saudável de novos fios. Enquanto isso, as pontas alisadas que sofreram com químicas devem receber uma alta carga de óleos nutritivos, pois perderam muito no processo. Neste caso, invista em umectação capilar usando óleos vegetais puros nas pontas duas vezes na semana.

Cabelos saudáveis na raiz e pontas severamente danificadas (lisos)

Se os seus fios estão saudáveis na raiz, mas as pontas sofreram danos graves de químicas como descoloração, coloração e até mesmo ferramentas de calor (secador e prancha) o ideal é investir em um shampoo neutro para os cuidados básicos da raiz, enquanto o tratamento das pontas deverá ser feito com máscaras de hidratação, nutrição e, principalmente, reconstrução capilar para recuperar os fios fragilizados. Intercale os tratamentos dando prioridade para a reconstrução. Você pode realizar os procedimentos duas vezes na semana.

Dicas de produtos para o cabelo misto

-Shampoo levemente hidratante: Shampoo Meu Liso Micelar
-Shampoo de limpeza suave: Shampoo Águas de Maria Liberado – Maria Natureza
-Shampoo vitaminado: Shampoo S.O.S Bomba Original
-Máscara de hidratação leve: Máscara de Hidratação Festival das Flores Maria Natureza
-Máscara de hidratação nutritiva: Mascara de Hidratação Turbinada S.O.S Hidratação
-Máscara de reconstrução: Máscara Meu Liso Restauração Intensa
-Óleo vegetal para umectação: Óleo de coco puríssimo #todecacho

Como lavar corretamente um cabelo misto

O ideal ao lavar o cabelo misto é aplicar o shampoo diretamente no couro cabeludo e fazer massagens circulares com as pontas dos dedos, sem usar as unhas, assim como em todos os outros tipos de cabelo, entretanto, há um segredo. Evite aplicar o shampoo diretamente no comprimento e pontas, ok!? Para higienizar essa região, deixe a espuma da raiz escorrer pelos fios e massageie levemente.

Na hora de tratar com a máscara ou de umectar usando óleo vegetal, aplique somente nas pontas, nunca na raiz para não deixar a região ainda mais oleosa. No caso dos fios em transição você até pode aplicar na raiz para fazer massagens que estimulem o crescimento dos fios, mas procure um óleo vegetal mais levinho, ok!?

Cuidados do dia a dia

Cuide muito bem das suas pontas! Portanto, invista em finalizadores como os leave-ins, produtos que protejam os fios de altas temperaturas e também dos raios UV. Óleos reparadores também são muito úteis. Deixe de lado a água quente quando for lavar as madeixas, lembre-se de aparar as pontas a cada três meses no mínimo e mantenha os tratamentos essenciais sempre em dia.

Qual o seu próximo passo agora que você já sabe exatamente como cuidar do seu cabelo misto, hein!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia