O cabelo tá ok: cuidados essenciais para um cabelo saudável

Cabelo loiro cacheado comprido uma tendência que vai mudar o seu visual

Todo mundo sabe que os cabelos são importantes para a estética do rosto, já que muitas mulheres expressam suas personalidades por meio deles. Mas, muito além das transformações com cortes, colorações e penteados, as madeixas só ficam bonitas se os fios estiverem saudáveis. Isso porque quando esses cuidados são negligenciados, o cabelo fica sem vida, danificado e sem beleza.

Mas não se assuste: cuidar do cabelo não precisa ser uma tarefa difícil. Seguindo alguns passos básicos, você une tratamento e beleza e, acima de tudo, garante cabelos saudáveis! Confira abaixo os passos que não podem faltar na sua rotina de cuidados com o cabelo.

Abandone a água quente e molhe os fios com menos frequência

Dicas e truques para você cuidar do seus cabelos cacheados com volume

Essa é uma regra para todas as curvaturas: molhar os cabelos todos os dias faz mal. Se você sofre com a oleosidade, pode até achar que lavar os fios com frequência combate esse problema, mas na verdade, o que ocorre é o efeito rebote: a lavagem em excesso retira a oleosidade natural, e o seu organismo entende que precisa de mais oleosidade do que o normal e, dessa forma, produz ainda mais.

A mesma coisa acontece com os fios cacheados: já que são mais secos que as outras curvaturas, o efeito rebote causa oleosidade na raiz e ainda mais ressecamento no comprimento do cabelo.

A água quente no cabelo também tem efeitos negativos: ressecamento no comprimento e estimula a produção das glândulas sebáceas do couro cabeludo. O ideal é lavar o cabelo em média a cada 3 dias, e sempre com água morna ou fria.

Para cabelos saudáveis, nunca dispense a hidratação

Fatores internos e externos fazem com que o cabelo perca sua oleosidade natural, resultando em fios ressecados, com frizz e quebradiços. No caso dos cacheados e crespos, atrapalha também na definição. O tratamento capilar mais conhecido de todos é a hidratação e não é à toa: ela repõe toda a água e nutrientes perdidos dos fios.

Proteja os fios do sol

Cuidados com o cabelo cacheado que você precisa saber para deixar ele sempre reluzente

Você sabia que os raios ultravioletas também danificam os cabelos, e não só a pele? Ela causa a oxidação das moléculas do fio e danifica as proteínas naturais, enfraquecendo a fibra capilar. Os resultados são fios fracos, fragilizados, sem brilho e até mesmo com a cor alterada.

A solução para esse problema é proteger os fios do sol, optando por máscaras de hidratação e nutrição com protetor de raios UV em sua fórmula, como a Máscara de Hidratação Hidra Original da Salon Line. Além disso, evite a exposição prolongada ao sol e, se estiver na praia ou piscina, remova o cloro e o sal marinho o mais rápido possível dos fios.

Cuide da sua saúde

A alimentação influencia diretamente na saúde dos cabelos, unhas e pele. No caso do cabelo, dietas pobre em vitaminas e minerais ou ricas em gorduras e açúcar enfraquecem e fragilizam os fios. Uma alimentação saudável é essencial não só para a saúde física, mas para a beleza: invista em ferro, cobre, zinco, proteínas e vitaminas b12, que são as que agem diretamente no fortalecimento do cabelo. Além disso, a falta de água no organismo também reflete nas madeixas: o mínimo de 2 litros por dia é o mais indicado para que a hidratação natural do cabelo esteja em dia. Saiba quais são os alimentos que fortalecem o cabelo.

Corte o cabelo regularmente

Cabelo cacheado com várias cores para combinar com seu estilo de vida

Sabemos que a maioria das mulheres é bastante apegada com ao seu comprimento capilar, mas aparar as pontas regularmente é essencial para a saúde dos fios. Isso porque a oleosidade natural, os nutrientes, os minerais e as proteínas necessárias para cabelos bonitos viajam do couro cabeludo até a ponta e, com o tempo, elas param de receber esses elementos. O resultado são pontas envelhecidas, que se tornam duplas, quebradiças e frizzadas. O indicado por especialistas é aparar as pontas a cada 3 meses, mesmo se você não tenha intenção de mexer no comprimento.

Tá vendo como é fácil ter cabelos lindos? É só seguir essas dicas de cuidados capilares e você verá a diferença nas madeixas! Aproveite e confira também como fazer uma hidratação caseira poderosa para recuperar os seus fios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia