Cabelos cacheados: cortes, cuidados, características e como ter cachos perfeitos

Fala a verdade, os cabelos cacheados tem uma beleza e balanço naturais e é por isso que as cacheadas e cacheados são muito sortudos! Mas apesar de já serem lindos por natureza, os cabelos cacheados ainda precisam de alguns cuidados para que os cachos fiquem definidos, brilhantes e macios e os cabelos estejam sempre fortes […]

mulher jovem branca com cabelos cacheados, longos e loiros

Fala a verdade, os cabelos cacheados tem uma beleza e balanço naturais e é por isso que as cacheadas e cacheados são muito sortudos!

Mas apesar de já serem lindos por natureza, os cabelos cacheados ainda precisam de alguns cuidados para que os cachos fiquem definidos, brilhantes e macios e os cabelos estejam sempre fortes e saudáveis.

Uma das melhores formas de garantir isso é conhecendo melhor os seus cabelos cacheados e descobrindo como cuidar deles adequadamente, e é isso que vamos fazer a seguir. Vem com a gente?!

As características dos cabelos cacheados

jovem negra sorridente com cabelos longos, cacheados e castanhos

Os cabelos cacheados possuem algumas características bem específicas. E uma das mais comuns é que são um pouco mais secos do que os outros.

Isso acontece porque o nosso couro cabeludo produz oleosidade que mantém os fios brilhantes, macios e protegidos da ação de agentes externos, como a luz intensa do sol, dos secadores de cabelo e da poluição. Porém, o formato dos fios cacheados faz com que seja mais difícil que essa oleosidade natural chegue até as pontas. É por isso que muitas cacheadas reclamam de ter pontas secas e quebradiças.

Friz

Os cabelos cacheados também costumam ter uma tendência ao frizz, principalmente nos dias mais úmidos. Isso acontece também pela má distribuição da oleosidade e pelo fato de o formato em espiral dificultar o alinhamento das cutículas capilares.

Em certa quantidade, o frizz dá até um charme nos cabelos, principalmente nos mais volumosos e cheios. Mas se os cabelos cacheados têm muito frizz, ele pode acabar atrapalhando a definição dos cachos e deixando as madeixas com um visual um pouco bagunçado, que talvez não seja o que você quer.

Curvatura

Os cabelos cacheados também se caracterizam por ter sempre uma curvatura, seja ela mais acentuada (o que forma cachos mais apertados e definidos) ou menos evidente (o que resulta em cachos mais soltos e abertos) e um dos primeiros passos é definir qual o seu tipo de curvatura.

Para isso, a forma mais fácil é comparar as suas mechas com os exemplos da tabela de curvatura de fios. Comumente, os cabelos cacheados se encaixam na categoria 3, e dentro dela temos mais 3 subcategorias.

tabela de curvatura cabelos cacheados

Como você pode ver, os cabelos 3A, 3B e 3C são todos cacheados, mas têm algumas diferenças entre si.

O cabelo 3A tem cachos bem abertos, soltos e, normalmente, são mais pesados. O tipo 3B forma cachos mais definidos e apertados e os cabelos que se enquadram nessa subcategoria costumam ser mais volumosos. Por fim, o 3C é quase crespo, possui cachinhos menores e fechados, e o fio tende a ser mais grosso.

Ter esse conhecimento sobre o seu tipo de cabelo é fundamental porque vai te ajudar a escolher os melhores produtos para os seus fios e até a escolher um corte que mais te favoreça. Falando em corte, vamos ver algumas dicas para escolher o corte ideal?

Os melhores cortes para cabelos cacheados

jovem negra com longos cabelos pretos e cacheados

Basicamente qualquer corte funciona bem para quem tem cabelos cacheados e a escolha deve levar em consideração, principalmente, o seu gosto pessoal e o seu estilo. Mas há alguns outros fatores nos quais você deve pensar também antes de bater o martelo sobre o seu novo corte de cabelo.

Um dos principais é o encolhimento. Por causa da curvatura em forma de espiral, os cabelos cacheados tendem a ficar mais compridos quando estão molhados, já que o peso da água os puxa para baixo, mas encolhem quando secos. É fundamental pensar nisso na hora de definir o corte e, principalmente, o seu comprimento.

Também é importante que você decida como quer lidar com a questão do volume. Muitas mulheres adoram o volume dos seus cabelos cacheados e buscam cortes geométricos e em camadas, que tendem a valorizá-lo. Outras preferem o volume capilar mais controlado e, para elas, o ideal são os cortes com base reta e discretamente desfiados nas pontas. Pense no que você deseja antes de escolher o corte.

Por fim, para quem tem cabelos cacheados, uma boa ideia é decidir pelos cortes que mais ajudam a definir os seus cachos, como os repicados e assimétricos, que deixam os fios mais leves.

Como cuidar dos seus cabelos cacheados

jovem com cabelos cacheados e conta gotas com óleos

Sabendo das necessidades dos cabelos cacheados, de forma geral, as melhores formas de mantê-los sempre bonitos e saudáveis são:

Cronograma capilar

Adotar um cronograma capilar: essa agenda de cuidados com o cabelo é baseada em ciclos de hidratação, nutrição e reconstrução e cada uma dessas etapas ajuda a recuperar e fortalecer os cabelos cacheados.

A hidratação repõe água e nutrientes, algo que é fundamental para os cabelos cacheados, que já são mais ressecados por natureza. A nutrição devolve lipídios, ou seja, gorduras, algo que também é importante, já que os cachos tendem a ter maior dificuldade na distribuição de oleosidade. E, por fim, a reconstrução devolve as proteínas fundamentais para a composição capilar, sobretudo a queratina.

O resultado é que o cronograma capilar consegue deixar os cabelos mais macios, brilhantes e fortes!

Umectação

Além da nutrição, muitas cacheadas adotam a umectação capilar, um processo de aplicação de óleos vegetais e manteigas capilares para ajudar os cabelos a recuperarem a oleosidade que precisam.

A umectação pode ser feita durante o dia, aplicando-se o óleo vegetal antes do banho e deixando o produto agir nos cabelos por cerca de 30 minutos, ou durante a noite. Nesse segundo caso, o ideal é aplicar o óleo capilar antes de dormir e lavá-lo apenas pela manhã.

Produtos para cabelos cacheados

Utilizar produtos específicos para o seu tipo de fio é primordial para cuidar dos cabelos cacheados e dar a eles exatamente o tipo de elementos que precisam para crescer fortes e saudáveis.

Vamos conhecer, a seguir, uma ótima linha para você cuidados dos seus cabelos cacheados: a S.O.S Cachos!

Conheça a linha S.O.S Cachos, ideal para os seus cabelos cacheados

A S.O.S Cachos foi pensada exclusivamente para quem tem cabelos cacheados e conta com uma porção de produtos para cuidar dos seus cachinhos. Tem shampoo, condicionador, ativador de cachos, maionese capilar, máscara de hidratação, spray umidificador, gel de controle para volume, máscara para reconstrução, cremes para pentear e muito mais.

E o melhor é que cada produto leva ingredientes fundamentais no cuidado com os fios cacheados, como:

  • Óleo de rícino: combate a queda, fortalece os fios, diminui a caspa e potencializa a hidratação.
  • Queratina: essencial para cabelos danificados, reforça a massa capilar e deixa os cabelos mais fortes e protegidos.
  • Óleo de coco: super hidratante, o óleo de coco ajuda a controlar o volume, dá brilho, maciez e emoliência aos cabelos.
  • Óleo de argan: antioxidante, combate o envelhecimento da fibra, aumenta a proteção nos fios e diminui o frizz e as pontas duplas.
  • Proteína do ovo: faz uma hidratação profunda, nutre e repõe diversas vitaminas.

Não deixe de conhecer a linha completa S.O.S Cachos e descubra os produtos que vão recuperar e tratar os seus cabelos cacheados e mantê-los sempre definidos, saudáveis e lindos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia