10 coisas que você deve fazer para ter cabelos longos e saudáveis

Em busca de cabelos longos e saudáveis? Então você está no lugar certo! Reunimos algumas dicas incríveis para você fazer os seus fios crescerem mais rápido e um cabelo grande e bonito seja uma realidade o quanto antes. Confira!

1. Lave corretamente

Lavar o cabelo pode parecer um ato simples e sem importância, mas ele faz toda a diferença na rotina capilar e contribui muito para o crescimento capilar. Mas para que você possa se beneficiar desse momento, alguns cuidados precisam ser tomados, como não usar água muito quente, aplicar shampoo apenas no couro cabeludo e enxaguar bem.

2. Desembarace com cuidado

Muitas vezes penteamos as madeixas sem prestar atenção ou de maneira muito rápida pela correria do cotidiano, mas o ato de pentear pode ser o motivo que está te impedindo de ter cabelos longos e saudáveis. O excesso de atrito que o pente ou escova faz pode fragilizar os fios, resultando em frizz, pontas duplas e até quebra. Para que isso não aconteça, escolha itens que sejam adequados para o seu tipo de cabelo (cacheadas devem usar pentes com dentes mais largos, por exemplo), desembarace com calma e, sempre que possível, prefira pentear no banho.

3. Siga o cronograma capilar 

Os cabelos longos e saudáveis são conquistados com cuidados regulares, buscando sempre o que os fios necessitam. Uma forma prática e eficiente de manter a saúde capilar e, assim, fazer com que o cabelo chegue ao comprimento que você deseja, é seguindo o cronograma capilar. Com hidratações, nutrições e reconstruções os fios vão crescer continuamente, sem que haja quebra.

4. Tenha uma dieta equilibrada

A alimentação é uma das principais responsáveis pela saúde capilar, já que boa parte dos nutrientes que o cabelo precisa são obtidos através do que se come – por isso, é muito importante ter uma alimentação balanceada. Como o objetivo é ter um cabelo grande, dê mais atenção à ingestão de proteínas, que são as responsáveis por formar a matriz capilar, lugar que dá origem aos fios, mas sem deixar de lado outros elementos, como vitaminas, minerais e gorduras boas.

5. Cuide do couro cabeludo

Para ter cabelos longos e saudáveis é primordial cuidar da região onde nascem os fios: o couro cabeludo. Problemas nessa área (como caspa, descamação e oleosidade excessiva) podem prejudicar o crescimento capilar, impedindo que os fios ganhem comprimento. Os cuidados com o couro cabeludo podem começar ainda no banho com massagem para estimular a circulação e, depois, com tônicos capilares.

6. Faça umectação capilar

Entre os cuidados capilares, existem aqueles mais focados no couro cabeludo e outros mais no comprimento dos fios. Com a umectação capilar, você pode cuidar das duas coisas ao mesmo tempo – e o melhor: ainda impulsionar o crescimento do cabelo. A umectação nada mais que um tratamento realizado à base de óleo vegetal, que nutre, repõe a oleosidade necessária e recupera madeixas danificadas.

7. Tenha atenção com os fios molhados

Quando o cabelo está molhado ele fica mais flexível e também mais suscetível à quebra. Nesse caso, nunca durma ou prenda o cabelo ainda úmido, pois além de mau cheiro, pode gerar a proliferação de fungos no couro cabeludo, que pode comprometer o crescimento e a saúde do cabelo como um todo.

8. Apare as pontas com regularidade

Pode parecer um pouco controverso cortar os fios quando se quer ter um cabelo comprido, mas essa ação é muito valiosa para fios longos e fortes no futuro. Além de remover pontas duplas, cortar com regularidades diminui a quebra e promove um crescimento contínuo do cabelo.

9. Use as ferramentas de calor com moderação

A praticidade que secador, chapinha e modelador de cachos trazem para o dia a dia é incrível, mas esses itens podem prejudicar um pouco a saúde capilar, já que o calor intenso dos elétricos estimulam a oleosidade na raiz. Para que os fios cresçam saudáveis, deixe um pouco de lado as ferramentas de calor e opte por secar naturalmente e modelar com penteados e texturizações. E nos momentos que for usá-las, não esqueça do protetor térmico (na loja tem várias opções!), de não exagerar na temperatura e manter uma distância mínima de 30 centímetros do couro cabeludo.

10. Utilize ativos que estimulam o crescimento

É claro que quem busca como ter cabelos longos rapidamente gostaria que houvesse uma fórmula mágica. Embora não exista milagre, uma maneira de estimular o crescimento é usar produtos que tenham ativos com essa finalidade, como a biotina, a cafeína e o óleo de rícino. Anota aí algumas opções:


E aí, preparada para colocar o projeto Rapunzel em prática e desfilar por aí com cabelos longos e saudáveis? Siga as nossas dicas e depois conta pra gente do resultado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos