Cabelos oleosos: 10 maiores erros de quem sofre com ele

Quem tem os cabelos oleosos sabe bem a dificuldade que é após lavar os cabelos, isso porque nas primeiras horas do dia o cabelo fica lindo, mas com o passar do tempo o efeito oleoso começa a aparecer. Você pode até estar familiarizada com a situação, mas não é nada confortável e fácil de cuidar […]

Quem tem os cabelos oleosos sabe bem a dificuldade que é após lavar os cabelos, isso porque nas primeiras horas do dia o cabelo fica lindo, mas com o passar do tempo o efeito oleoso começa a aparecer. Você pode até estar familiarizada com a situação, mas não é nada confortável e fácil de cuidar desse tipo de fio e, para salvar essa situação, às vezes parece que só fazendo um penteado no fim do dia.

Além disso, quem sofre com oleosidade excessiva, normalmente, também sofre com a testa oleosa que é transferido pelo cabelo, a franja não colabora e as pontinhas costumam ficar sequinhas, certo?! Por isso, conheça aqui os 10 erros mais comuns que devem ser evitados por quem sofre com os cabelos oleosos, e claro, algumas dicas que vão te ajudar no dia a dia!

1- Passar a mão toda hora

Você já percebeu que quanto mais você passa as mãos no cabelo mais ensebado ele fica? Pois é amiga, quem sofre com o cabelo oleoso, sabem bem a dificuldade que é ter que ficar se controlando para não passar as mãos toda hora nos fios, principalmente quando acabou de arrumá-lo e ele está super macio.
Quem tem os fios oleosos deve evitar passar a mão, afinal, isso faz com que o óleo se espalhe com mais facilidade. Além disso, nossas mãos nem sempre estão limpas e esses resíduos são transferidos para o cabelo e contribuem para uma madeixa mais oleosa.

2- Lavar todos os dias

No desespero, muita gente acaba lavando o cabelo todo santo dia ou, até mesmo mais de uma vez por dia, mas essa ação não é a mais indicada, isso porque os fios tendem a ficar ainda mais oleosos, resposta do cabelo se protegendo contra o ressecamento.

3- Passar condicionador na raiz

Esse erro é muito comum, especialmente por quem tem o cabelo mais curto, mas, essa ação além de causar queda pode ocasionar oleosidade excessiva, o que normalmente você tenta evitar. Dessa forma, o condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento evitando o couro cabeludo. Prefira lavar primeiro com shampoo e em seguida, aplicar o condicionador apenas nas pontas para selar.

4- Lavar com água quente

Lavar o cabelo com água quente não é bom para nenhum tipo de cabelo, quem tem as madeixas secas, o cabelo costuma descamar ocasionando fios opacos e ressecados, já quem tem cabelo oleoso, a água muito quente provoca e estimula ainda mais oleosidade excessiva. Para garantir fios saudáveis e longe dessas situações, o ideal mesmo é tomar um banho com água fria ou morna.

5- Abusar dos finalizadores

Muitos finalizadores costumam ter óleos e ceramidas, formulação que quem tem cabelo oleoso deve evitar pois costumam pesar e deixar os fios ainda mais ensebados. Por isso, prefira produtos à base de silicone, eles formam uma película protetora que não deixam os fios com o efeito indesejado.

6- Dormir com o cabelo molhado

Esse erro costuma ocorrer por diferentes tipos de cabelo. Dormir com o cabelo molhado ocasiona sebo excessivo, além disso, cria um ambiente propício a caspa, seborreia e até mesmo a proliferação de fungos. Portanto, o melhor mesmo é evitar esse hábito.

7- Não proteger o fio antes do secador ou prancha

Deixar os fios exposto ao forte calor também é um dos motivos de uma oleosidade excessiva. O melhor a fazer para evitar que isso ocorra é utilizar um defrizante antes do uso de secador ou prancha e, antes do fio ficar exposto ao sol, aplique um produto com filtro UV.

8- Não consumir alimentos saudáveis

Por mais estranho que muitos possam achar, a alimentação também influencia na saúde e beleza dos fios. Dessa forma, o melhor a fazer é manter a alimentação em dia, ou seja, ingerindo alimentos ricos em fibras, tais como: feijão, frutas e vegetais e evitar carboidratos e gorduras em excesso que contribuem para a produção de maior quantidade de sebo.

9- Não usar produtos adequados

Não só quem tem cabelos oleosos, mas sim a maioria das pessoas, costumam usar produtos que não são para o seu tipo de fio. Mas, isso não é o mais adequado. Prefira usar produtos indicados para o seu tipo de cabelo, ou seja, produtos indicados para cabelos oleosos. Eles irão limpar com maior profundidade o couro cabeludo e ao mesmo tempo cuidar da saúde dos fios.

10- Deixar resíduos de produtos

Mais comum do que parece! Além de contribuir para que a oleosidade apareça com mais facilidade, essa ação também é prejudicial à saúde do cabelo, podendo ocasionar alergias e até mesmo queimar o couro cabeludo na hora de fazer prancha. Na hora da lavagem, lave bem os fios, e retire todos os resíduos.

Cabelos oleosos: cuidados especiais

Para manter a saúde capilar em dia, escolha o shampoo e condicionador ideal para o seu tipo de cabelo e, invista em hidratações, afinal, quem tem cabelos oleosos não significa que ele é hidratado, as pontinhas, principalmente podem estar ressecadas.

Além disso, após perceber que a oleosidade está aparente, mas está super atrasada para o encontro, nada melhor que ter um shampoo a seco como melhor amigo, né?! Isso porque a remoção é instantânea, tudo para dar adeus a oleosidade de forma rápida e fácil. Agora sim, um cabelão lindo #semoleosidade.

Ahhhh, os erros são muitos, mas com os cuidados certos o seu cabelo vai ficar lindo, e o melhor: por muito mais tempo! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia