A mulher pode ficar careca? Saiba tudo sobre a calvície feminina

Calvície feminina

Cuidar do cabelo é um hábito comum entre a maioria das mulheres, afinal, as madeixas funcionam como uma espécie de moldura para o rosto. Mas, quando os fios começam a cair em excesso bate aquele desespero e o medo de ficar careca, não é mesmo?! É aqui que entra a chamada alopecia, mais popularmente conhecida como calvície feminina. Isso mesmo, as mulheres também sofrem com este problema que mexe tanto com a vaidade, quanto com o psicológico delas. Por isso, é importante conhecer as causas, tratamentos e até mesmo a prevenção de algo tão desagradável entre o público feminino.

O que causa a calvície feminina?

Não existe uma, mas algumas causas que podem desencadear a calvície feminina. Veja algumas delas:

  • Genética: acredite, a calvície é hereditária e passada de pai para filho. Portanto, se seus pais ou parentes próximos sofrem com a calvície, pode ser que você também apresente problemas de perda de cabelo.
  • Hormonal: ela está diretamente ligada aos hormônios também. Tanto é que após a menopausa é bem comum ocorrer a queda dos fios. Problemas na produção de hormônios andrógenos como a testosterona também podem contribuir para a calvície, embora não seja comprovado cientificamente.
  • Hábitos: maus hábitos como fumar ou se alimentar de forma errada também podem ocasionar a calvície.
  • Medicamentos: alguns remédios antidepressivos, coagulantes, usados no tratamento do câncer, entre outros, podem causar calvície feminina. Neste caso, é fundamental conversar com o seu médico.
  • Estresse: um trauma muito grande ou um estresse emocional muito forte pode, sim, levar a perda de cabelo durante a crise ou até alguns meses após o ocorrido.
  • Alopecia de tração: ocorre quando uma pessoa usa penteados que puxam o cabelo para trás com muita força, o que pode enfraquecer a raiz e resultar na perda dos fios.

Como prevenir a queda de cabelo

Realizar um teste genético ajuda a descobrir se a pessoa será vítima de calvície feminina e, consequentemente, prevenir ou buscar o melhor tratamento para queda de cabelo, caso o problema já tenha aparecido. Ele pode ser feito com qualquer idade, mas, quanto antes descobrir, melhor e mais eficaz o resultado.

Como funciona o tratamento para calvície feminina?

O tratamento vai depender muito da causa da calvície. No entanto, na maioria dos casos, ele é feito através de medicamentos que possuem uma ação efetiva e segura. Claro que isso, somente após uma avaliação médica. Há também outros tratamentos disponíveis que incluem transplante de cabelo ou laser. Mas o segredo mesmo é adotar medidas preventivas simples, como: dieta saudável com alimentos ricos em ferro, excluir o hábito do cigarro, evitar exposição excessiva ao sol, investir na Linha S.O.S Bomba da Salon Line que auxilia no crescimento saudável dos fios, e escovar as madeixas sempre com cuidado para evitar a quebra desnecessária.

A mulher pode ficar careca? Saiba tudo sobre a calvície feminina
5 (100%) 3 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia