Cauterização capilar: dicas e passo a passo para fazer em casa

Fala sério, quem não gosta de mudar o visual de vez em quando? Para inovar o look a gente colore os cabelos, faz luzes, alisa, cacheia e o que mais der na telha. Mas a verdade é que esses procedimentos podem danificar bastante os fios, e um dos melhores tratamentos para recuperá-los é a cauterização […]

cauterização capilar 1

Fala sério, quem não gosta de mudar o visual de vez em quando? Para inovar o look a gente colore os cabelos, faz luzes, alisa, cacheia e o que mais der na telha. Mas a verdade é que esses procedimentos podem danificar bastante os fios, e um dos melhores tratamentos para recuperá-los é a cauterização capilar.

A cauterização capilar é um tratamento poderoso que repara cabelos quebradiços, opacos, com pontas duplas e sem vida, e se os seus fios também estão assim, a cauterização pode ser a solução dos seus problemas!

O que é cauterização capilar

A cauterização, também conhecida como plástica capilar, é um procedimento a base de queratina que tem como objetivo reforçar e proteger a fibra dos cabelos.

A queratina tem um papel fundamental porque ela compõe cerca de 90% da composição dos nossos cabelos e é a responsável pela sua força, elasticidade e proteção. Porém, sempre que fazemos um tratamento químico, como a descoloração ou os alisamentos, os fios perdem queratina e é por isso que eles acabam ficando frágeis.

A cauterização capilar visa justamente repor essa queratina perdida, ajudando os cabelos a se recuperarem mais rapidamente. Assim, a proteína preenche as falhas nos fios, sela as cutículas e cria uma camada protetora ao redor deles.

Quem deve fazer cauterização capilar

cauterização capilar 2

A cauterização capilar é indicada para qualquer tipo de cabelo desde que ele esteja danificado, poroso e opaco.

Normalmente, nossos cabelos já perdem água, vitaminas e queratina através da ação da poluição, cloro e outro agentes externos, mas quem descolore, tinge ou faz qualquer outro procedimento químico nos fios tende a ter uma perda de queratina ainda mais significativa. Por isso a cauterização capilar, normalmente, é indicada para pessoas que realizam essas ações repetidamente.

Além da cauterização, é importante lembrar que para ter cabelos saudáveis você não pode deixar de lado outros tratamentos que são fundamentais para a saúde capilar, como as hidratações, nutrições e reconstruções.

Como fazer cauterização capilar em casa

O mais indicado é que você procure por um profissional para que ele possa confirmar se a cauterização capilar é realmente o melhor tratamento para você, mas, se desejar, também é possível fazê-lo em casa. Veja o passo a passo:

  • 1º passo: lave os cabelos com shampoo anti-resíduos para remover resquícios de outros produtos.
  • 2º passo: aplique a máscara hidratante da sua preferência e deixe agir de acordo com o tempo indicado na embalagem. Enxágue e retire o excesso de água com uma toalha.
  • 3º passo: aplique a queratina líquida em toda a extensão dos fios e deixe o produto agir por 10 minutos.
  • 4º passo: passe um protetor térmico nos fios, seque-os com secador e finalize com a chapinha.

Cuidados com a cauterização capilar em casa

cauterização capilar 3

Apesar de parecer bastante simples, existem alguns fatores que fazem com que seja sempre melhor procurar um salão de beleza para fazer sua cauterização capilar, e os dois principais são a chapinha e a quantidade de queratina.

Apesar de ser extremamente benéfica, quando aplicada em excesso, a queratina deixa os cabelos duros e ásperos e apenas um profissional vai saber qual a quantidade exata para os seus fios.

Além disso, para que você possa usufruir dos efeitos da cauterização, a chapinha precisa estar acima de 200º, e, normalmente, apenas equipamentos profissionais superam essa temperatura.

Na dúvida, a alternativa mais segura e eficiente para fazer a sua cauterização capilar é sempre procurar um cabeleireiro de confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia