Cauterização no cabelo: como fazer cauterização em casa, o que é e para que serve

A cauterização no cabelo é um dos tratamentos mais populares nos salões de beleza e é indicado para muitas mulheres que fazem químicas, pintam e usam frequentemente o secador e o modelador nos cabelos. Mas você sabe o que é cauterização capilar? O que é cauterização capilar? Para entender o que é cauterização, precisamos, antes, […]

cauterização no cabelo 1

A cauterização no cabelo é um dos tratamentos mais populares nos salões de beleza e é indicado para muitas mulheres que fazem químicas, pintam e usam frequentemente o secador e o modelador nos cabelos. Mas você sabe o que é cauterização capilar?

O que é cauterização capilar?

cauterização no cabelo 2

Para entender o que é cauterização, precisamos, antes, falar um pouquinho sobre queratina. A queratina é uma proteína encontrada nos cabelos, pele e unhas. Nos fios ela é responsável por 90% da sua composição e é o que garante a força, elasticidade e proteção para os cabelos.

Quando eles são frequentemente submetidos a agressões externas (como aquela descoloração que você fez para conquistar o seu ombrè hair ou luzes), vão perdendo queratina, nutrientes e água, e é isso que os torna quebradiços, finos e opacos.

A cauterização visa justamente repor essa proteína perdida através da aplicação da queratina e selagem da chapinha.  Como resultado, o cabelo volta a ter brilho, força, maciez e o frizz ainda é reduzido significativamente.

A cauterização no cabelo deixa os fios lisos?

cauterização no cabelo 3

As cacheadas e crespas que curtem a curvatura natural dos seus fios costumam ficar bem preocupadas com a cauterização capilar. Isso porque muitas delas entendem que, se o tratamento utiliza chapinha, provavelmente vai acabar alisando os cabelos.

Bem, se esse é o seu caso, pode ficar tranquila! Apesar de o secador e a chapinha serem usados para selar a queratina nas madeixas, a cauterização no cabelo não alisa. É claro que logo depois da cauterização, seus cabelos ficarão lisos por causa da ação da chapinha, mas depois de lavá-los você terá sua textura natural de volta.

Posso fazer cauterização no cabelo em casa?

É possível fazer cauterização em casa, mas isso não é indicado para todo mundo. O ideal mesmo é procurar um bom cabeleireiro para que ele avalie o estado dos seus fios e indique se a cauterização no cabelo é realmente o tratamento ideal e qual a melhor forma de fazer.

Mas se você quiser fazer a cauterização em casa vai precisar basicamente de um kit de cauterização, que normalmente é composto por um creme de hidratação e a queratina líquida, e uma chapinha, preferencialmente uma com placas de turmalina, cerâmica ou porcelana.

O primeiro passo é lavar bem os cabelos com shampoo antirresíduos para fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo. Depois, aplique a máscara de hidratação e deixe agir o tempo indicado na embalagem.

Em seguida, lave bem os cabelos para retirar todo o produto e seque os cabelos com a toalha. Aplique a queratina líquida em toda a extensão dos fios e nas pontas e deixe agir de 20 a 30 minutos.

O próximo passo é aplicar um protetor térmico e secar os cabelos completamente. Por último, divida o cabelo em mechas finas e passe a chapinha de 2 a 4 vezes em cada mecha.

Pronto, sua cauterização no cabelo está concluída!

Por que fazer cauterização no cabelo em um salão

cauterização no cabelo 4

Apesar de ser possível fazer uma cauterização no cabelo em casa, o ideal mesmo é fazer esse procedimento no salão de beleza e existem alguns motivos para isso.

O primeiro deles é que para a cauterização capilar ter um bom resultado a longo prazo, é preciso avaliar o estado dos cabelos para definir o número de sessões e a quantidade de queratina que deve ser utilizada, e apenas um profissional vai poder fazer essa análise corretamente.

A quantidade de queratina a ser utilizada é um ponto muito importante porque se você usar pouca proteína, ela não vai entregar os resultados que você precisa, e se usar muito produto, vai deixar os fios duros e esticados, e isso também não é legal.

Outra ferramenta importantíssima é a chapinha. É ela a responsável por selar as cutículas do cabelo, fazendo com os fios fiquem impregnados de queratina e consigam recuperar a sua saúde e beleza.

Se a temperatura da chapinha não estiver correta e o procedimento não for feito adequadamente, a queratina não vai penetrar na fibra capilar da forma como deveria e a proteína vai escorrer com a água da próxima vez que você lavar os cabelos.

Ou seja, a eficiência da cauterização no cabelo está intimamente ligada a um trabalho profissional, então a melhor escolha é sempre optar por um cabeleireiro para realizar o tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia