Entenda o que é colorimetria capilar de um jeito fácil!

colorimetria capilar

Colorimetria capilar soa até como uma palavra complicada que se refere a algo difícil de compreender, não é mesmo? Mas a verdade é que explicando de um jeitinho especial é possível descobrir que se trata de uma coisa muito mais simples do que parece. Além disso, entender sobre colorimetria capilar pode ser muito útil para você. Quer saber como? Fique por aqui!

O que é colorimetria capilar?

O estudo da colorimetria capilar analisa as tonalidades e nuances de todas as cores de cabelo e como elas se comportam quando trabalhadas juntas. Geralmente quem estuda a colorimetria capilar são coloristas, cabeleireiros ou hairstylists. Isso porque, a técnica permite que o resultado das colorações saiam mais precisos e bonitos, chegando na cor desejada com maior harmonia.

Colorimetria

Como funciona a colorimetria capilar?

Combinado cores. Ou seja, analisando ou prevendo o resultado causado pela mistura de uma determinada cor com outra. Para isso, é preciso levar em consideração questões como a altura dos tons (veremos mais sobre isso mais tarde), nuances e reflexos, pois todos estes irão interferir no resultado final.

colorimetria capilar passo a passo

Entenda a classificação de cores básicas

Antes de qualquer coisa é preciso entender sobre a altura dos tons, que se trata de uma tabela com todas as cores possíveis para serem alcançadas através de processos químicos como coloração ou descoloração, sendo elas:

Preto azulado – 1
Preto – 2
Castanho escuro – 3
Castanho médio – 4
Castanho claro – 5
Louro escuro – 6
Louro médio – 7
Louro claro – 8
Louro muito claro – 9
Louro claríssimo – 10

Depois disso vêm as nuances, reflexos que ficam em segundo plano na estética do cabelo. Para entender melhor, repare que as nuances geralmente vêm depois do ponto que segue a cor base. Confira:
Reflexo cinza – 1
Reflexo irisado ou mate – 2
Reflexo dourado – 3
Reflexo acobreado – 4
Reflexo acaju – 5
Reflexo vermelho – 6
Reflexo marrom ou chocolate – 7
Reflexo azul – 8
Reflexo verde/mate (ou violeta) – 9

Veja os benefícios para quem não é cabeleireira

Entender sobre colorimetria capilar é mais do que fundamental para o profissional exercer um bom trabalho. Entretanto, para quem não é cabeleireira também é um conhecimento bacana, afinal, você consegue ter uma noção maior sobre o resultado que está buscando para o seu novo visual, por exemplo. Levando em consideração sua cor natural, colorações anteriores, altura de tom buscado e as nuances.

Colorimetria capilar tabela

Como usar a colorimetria capilar no dia a dia?

Sabe quando você está na perfumaria e não sabe exatamente qual tintura comprar, pois não entende nada sobre as numerações nas caixinhas? Ou quando você fica em dúvida sobre como ficará o resultado no seu cabelo? E até mesmo quando você gostaria de dar uma explicação mais precisa ao seu cabeleireiro sobre o que você deseja na sua coloração? Pois então, para todas essas situações, saber ao menos um pouco sobre colorimetria capilar pode ajudar e muito!

Sabe aquelas tabelas que mostramos anteriormente? Para compreender o que elas dizem é muito simples. Já entendemos que a base é o número que vem antes do ponto e a nuance depois dele. Para ficar mais claro, aí vai um exemplo! Digamos que você queira um cabelo Castanho médio chocolate, então você pode procurar por uma tinta 3.7, pois três é castanho médio e 7 é marrom/chocolate. Ah, e quando o número se repete após o ponto, como 3.77, por exemplo, significa que a cor dessa nuance é intensificada, se tornando um castanho médio com reflexos intensificados de chocolate.

Colorimetria capilar

Cabelos saudáveis e bonitos

Falando em cabelos coloridos, alguns cuidados são essenciais para manter a saúde do fio, além de uma cor incrível. Para isso, lembre-se de sempre seguir um cronograma capilar, antes e depois da química e sem prazo de validade, é sempre mesmo. Também é importante usar shampoo sem sal para evitar o desbotamento, além do banho de brilho para recuperar a cor do fio. Por fim, fique longe da exposição ao sol sem uma proteção, o mesmo vale para ferramentas de calor como secador e prancha. Use sempre um protetor térmico. Água quente também deve ser evitada. Quer uma dica para a hora de recuperar a cor das madeixas? Experimente a linha de tonalizantes Color Express da Salon Line.

Sabendo um pouco mais sobre colorimetria capilar é possível ousar nos próximos looks! Se gostou desse conteúdo, veja também como tirar tonalizante do cabelo.

Entenda o que é colorimetria capilar de um jeito fácil!
4.7 (93.33%) 3 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia