Como cortar franja: dicas para quem quer cortar a franja em casa

Como cortar franja é uma dúvida muito comum entre as mulheres, principalmente aquelas que não gostam de ir ao salão toda vez que precisam acertar as pontinhas dos fios. Mas, para que o resultado saia do jeito que você deseja, alguns cuidados são necessários. Neste post, separamos as principais dicas para quem quer saber como […]

Como cortar franja

Como cortar franja é uma dúvida muito comum entre as mulheres, principalmente aquelas que não gostam de ir ao salão toda vez que precisam acertar as pontinhas dos fios. Mas, para que o resultado saia do jeito que você deseja, alguns cuidados são necessários.

Neste post, separamos as principais dicas para quem quer saber como cortar franja em casa. Confira!

Como cortar franja: escolha o modelo ideal

Cortininha, reta, desfiada, volumosa. Antes de saber como cortar franja, é importante que você tenha em mente que, apesar de parecer um detalhe simples do seu corte de cabelo, existem vários modelos de franja, e o resultado obtido depende muito da técnica de corte escolhida pelo hairstylist.

No caso das mulheres que planejam cortar franja sozinhas, a primeira dica é optar por um modelo simples, como um franjão ou uma franja curta mais tradicional, para diminuir as chances de dar errado. Não é tão indicado escolher um modelo superelaborado, porque será muito difícil você compreender e aplicar a técnica de corte no próprio cabelo.

Mulheres que já têm franja e desejam fazer a manutenção do comprimento também devem ficar atentas a isso. Dependendo do tipo de franja, um corte feito por você mesma, em casa, pode mudar o estilo das suas madeixas.

Como cortar franja: utilize uma tesoura apropriada

Não é segredo que o mais recomendado é o corte de franja realizado no salão, entretanto, para quem deseja dicas de como cortar franja em casa, além de escolher o modelo apropriado, é importante utilizar a tesoura certa.

Usar uma tesoura caseira ou uma tesoura profissional inadequada podem levar a um resultado inesperado ou, pior, danificar o seu cabelo. Por isso, certifique-se de utilizar uma tesoura fio laser, modelo mais comum para cortes de cabelo, tanto nas madeixas femininas quanto nos cabelos masculinos.

A tesoura fio laser é um modelo que apresenta uma microsserrilha em uma ou nas duas lâminas, ajudando a prender melhor a mecha e, consequentemente, aumentando a precisão do corte.

Como cortar franja: passo a passo

Para quem tem dúvidas de como cortar franja sozinha, o passo a passo é bem simples, entretanto, é necessário ter muita atenção para evitar erros.

1º passo: divida o cabelo no meio. Depois, conte três dedos a partir da testa e marque o ponto da divisão. Em seguida, com um pente fino, faça o desenho de um triângulo, indo do topo da cabeça em direção às pontas das sobrancelhas.

2º passo: prenda o restante do cabelo, para que as mechas não se misturem.

3º passo: alinhe bem a mecha que irá cortar, utilizando um pente.

4º passo: prenda a mecha entre os dedos, posicionando-os na altura em que deseja cortar.

5º passo: com a tesoura na vertical, corte os fios cuidadosamente, certificando-se de que a franja está saindo reta.

6º passo: penteie a franja para cima e corte as pontinhas que sobraram.

Para quem deseja uma franja mais curta, o corte deve ser feito na altura dos olhos. Para uma franja média, o corte deve ser feito na altura do nariz. Já para o franjão, os fios devem ser cortados em uma altura entre o queixo e a boca.

É muito importante que você se lembre de nunca cortar o cabelo quando os fios estiverem molhados, principalmente as donas de cabelos cacheados curtos, médios ou longos, e as donas de fios crespos, pois você pode acabar cortando de um tamanho menor do que gostaria. Sempre espere os fios estarem completamente secos para garantir o melhor resultado.

Como cortar franja: dicas para estilizar os fios

Agora que você já sabe como cortar franja, a dica para estilizar os fios é utilizar produtos que valorizem a forma das suas madeixas. Para as cacheadas e crespas, creme de pentear, ativador de cachos e gelatina capilar são ótimas opções para dar mais emoliência, definição e fixação. Já para as donas de cabelos lisos, é possível finalizar a franja utilizando o secador e a chapinha para deixá-la mais modelada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia