Qual a diferença entre quebra e queda de cabelo?

Um fio aqui, outro fio ali… e quando você percebeu havia quase uma peruca no chão! Para muitas parece uma piada, para outras um pesadelo, mas uma coisa é certa: tem algum problema aí.

E ao pesquisar na internet o que pode estar acontecendo com as suas madeixas, pode aparecer como resultado a quebra e a queda capilar. Mas qual a diferença entre elas? E como saber o que está acontecendo com o seu cabelo? Saiba tudo agora.

O que é quebra capilar?

A quebra capilar é resultado de algum tipo de agressão que as madeixas sofreram e que ocasionou o rompimento dos fios. Assim, ao pentear o cabelo, você nota que os fios que estão na escova ou pente estão partidos, ou seja, romperam ao longo da fibra capilar.

Entre as agressões que podem levar à quebra capilar estão os fatores químicos, como o excesso de procedimentos (tintura, alisamento, entre outros), e fatores mecânicos, como uso intenso de secador de cabelo, chapinha e presilhas e elásticos apertados.

Quebra capilar
Na quebra capilar os fios se partem

O que é queda capilar?

A queda capilar pode assustar, mas saiba que ela faz parte do ciclo de vida do cabelo e, na maior parte dos casos, é normal. Embora boa parte do tempo os fios estejam em fase de crescimento, há ainda outras duas etapas que são o repouso e a queda. Uma pessoa saudável perde, em média, 100 fios por dia, que se desprendem do couro cabeludo, e essa perda é importante para que novos fios cresçam e ocupem esse lugar.

Mas quando a queda capilar excede a média e se torna mais intensa é chegada a hora de procurar um especialista para avaliar a origem do problema. Dentre as causas da queda estão os fatores genéticos, ligado ao histórico familiar, alterações hormonais, como disfunção da tireoide, deficiência de nutrientes, como ferro e zinco, e o estresse.

Queda capilar
Na queda capilar os fios se soltam da raiz

Como saber se o seu problema é quebra ou queda?

Agora que você sabe que quebra e queda capilar são diferentes, como saber qual o seu problema sem precisar ir a um especialista? Imagine a seguinte situação:

Você tem notado alguns fios espalhados no chão do banheiro e, algumas vezes, na sua roupa. Pegue um desses fios e analise a estrutura dele. Se ele parece fragilizado e elástico, até com tamanho diferente dos demais, aconteceu a quebra capilar; agora se identificar um pontinho branco em uma das extremidades, provavelmente isso é o bulbo capilar, ou seja, o fio se desprendeu do couro cabeludo, indicando a queda capilar.

O que fazer para que o cabelo não quebre ou caia?

Cada uma desses problemas de perda de cabelo precisam de cuidados específicos para que parem de acontecer. Veja como cuidar do seu cabelo para que esteja saudável da raiz até as pontas, combatendo e evitando a quebra e a queda:

5 cuidados contra a quebra

  • Penteie o cabelo com cuidado e calma.
  • Evite penteados e acessórios muito apertados.
  • Regule a temperatura das ferramentas de calor e faça usos mais eventuais.
  • Diminua a frequência dos procedimentos químicos.
  • Faça tratamentos com proteínas.

5 cuidados contra a queda

  • Tenha uma alimentação balanceada.
  • Lave regularmente os fios e o couro cabeludo.
  • Enxágue bem o cabelo.
  • Evite o uso em excesso de ferramentas de calor.
  • Não durma de cabelo molhado.

Bônus: cuidado contra quebra e queda

E a dica bônus é um cuidado que vale para evitar os dois problemas! E quem vai te contar tudo sobre ele é a embaixadora Mayarah Batista:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos