Ela está de volta: saiba como usar bandana no cabelo com muito estilo!

como amarrar lenço

Você lembra da bandana? Parecida, porém, diferente do lenço para cabelo, ela já fez muito sucesso, porém, ficou ultrapassada nos últimos anos em termos de tendência de moda. Se você amava a bandana e parou de usar porque não era mais “legal”, temos uma boa notícia: pode tirar da gaveta! Vem conosco para saber mais e descobrir como usar bandana para arrasar!

A bandana está de volta mesmo?

Sim, é real! Elas estão aparecendo cada vez mais nos sites de referência de moda e também como trend no look das celebridades mais descoladas. Foi sucesso nos mais destacados festivais de música em 2019 e também está fazendo a cabeça das gringas lá na Europa. Ou seja, tudo indica que você pode se jogar de novo nessa onda! Mas como usar bandana com bom gosto e inovação? Já vamos contar para você, mas, primeiro, vamos descobrir um pouco sobre a história deste acessório.

História da bandana

Com origem no velho oeste norte-americano, a bandana era usada para proteger o rosto dos cowboys contra a poeira do deserto e suor pelo calor extremo. Na década de 20, ela foi desenhada como um tecido que ia na cabeça das mulheres junto a um adorno. Mais a frente, nos anos 40, ele veio mais como um utensílio do que um acessório. Ele protegia o cabelo das mulheres que trabalhavam em casa ou em fábricas durante o período da Segunda Guerra Mundial. Também servia para esconder os fios que acabavam sem cuidados durante essa fase da história. Foi nesse momento em que os penteados pin-up com topete ou franjinha acompanhados da bandana começaram a aparecer para dar estilo próprio e delicadeza ao visual.

Como moda sempre volta, as referencias estéticas lá de 1940 vieram fazer sucesso no século 21 também. Seja na pegada pin-up, no movimento hippie e psicodélico, no hard rock, punk ou até mesmo hip hop, celebridades em diferentes décadas da história começaram a se inspirar no acessório daquelas mulheres do passado e o adotaram, trazendo novas releituras e maneiras de incorporar a bandana ao look.

Agora ela está novamente com tudo, servindo como ferramenta para expressar o próprio estilo, sem precisar seguir nenhuma tendência específica ou tribo, apenas para dar a sua cara ao look.

Saiba como usar bandana nos penteados

Os penteados com bandana são super estilosos e podem ter uma pegada rebelde, fofinha ou despojada, tudo depende do seu gosto. Confira dois penteados para usar com bandana.

Rabo de cavalo alto + faixa no topo da cabeça

O rabo de cavalo é um penteado que pode parecer básico à primeira vista, porém, quando combinado com belo acessório, faz toda a diferença. Aqui basta prender um rabo alto com o auxílio do elástico, depois dobrar a bandana numa faixa e passar por cima da cabeça, amarrando na parte da nuca, por baixo do penteado.

Bandana em cabelo liso

-Dobra triangular com tranças

Primeiramente dobre a sua bandana em formato triangular. Depois disso, opte pelo seu tipo de trança favorito. Neste caso são as box braids. Estenda o lenço triangular sobre o topo da cabeça e amarre por baixo das tranças.

Como usar bandana

Como usar bandana no cabelo liso

Se você vive reclamando que o cabelo liso é “sem graça”, pare de se colocar para baixo, porque o seu cabelo é lindo, e venha aprender duas maneiras simples de usar a bandana, deixando o seu visu mega interessante!

Solto como tiara

Dobre a bandana em tira e reserve. Separe uma porção da parte frontal do seu cabelo e traga um pouco para trás, com a outra mão, passe a tira de bandana e solte os fios por cima. Aí é só fazer a amarração por baixo de todo o cabelo e ajeitar.

Bandana

-Aberta com caimento lateral

Abra a sua bandana e passe por cima da cabeça até a parte de trás. Chegando ali faça um torcinho com o tecido e dê um nó. A ponta que sobrar, jogue por cima do ombro na lateral para garantir um look bem hippie chic.

Acessório de cabelo

Como usar bandana no cabelo cacheado e crespo

Os cabelos cacheados e crespos são agraciados com um volume e textura de dar inveja e há algumas maneiras de usar a bandana para valorizar ainda mais essas características, se liga só.

Cachos livres com amarração larga

Amarre a bandana em triangulo, depois prenda o seu cabelo em um rabo de cavalo bem alto, porém, com um elástico frouxinho. Passe a bandana aberta por baixo do rabo e amarre no topo. Depois disso, tire o elástico e deixe os cachinhos livre dentro da bandana.

Lenço no cabelo

Afropuff e faixa estreita

Se o seu cabelo é crespo faça aquele afropuff bem volumoso e amarre com um tecido molinho. Pegue a bandana, dobre em faixa e passe por trás da cabeça, fechando o acessório na parte frontal. Amarre com um laço ou nó pin-up.

Faixa no cabelo

Tipos de amarrações de bandana

Os tipos de amarrações possíveis com a bandana são incontáveis, então veja algumas das principais maneiras.

-Tiara: dobra em tira por cima da cabeça, amarração por baixo.

-Faixa estreita na testa: dobrada em tira, a bandana passa pela testa e é amarrada na parte de trás.

-Faixa larga amarrada no topo: a bandana recebe dobra em faixa larga que passa por baixo do cabelo e recebe amarração no topo.

-Torcidinho amarrado no topo: faça um torcinho em toda a bandana, passe por baixo, traga para cima e amarre.

-Triangular por baixo do cabelo: dobre em triangulo, passe por todo o topo e amarre por baixo do cabelo pelas extremidades.

-Triangular por cima do cabelo: a forma triangular vai por baixo do cabelo e as extremidades se encontram no topo para receber o nó.

Inspirações de penteados com bandana

E se você adorou aprender como usar bandana agora que elas voltaram, veja algumas imagens para inspirar os seus próximos looks com ela! Confira também nossa matéria sobre lenço no cabelo.

bandana feminina lenço bandana lenço de cabeça bandana de cabelo como usar lenço na cabeça como usar bandana no cabelo bandana cabelo cacheado como usar lenço no cabelo como amarrar lenço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia