Contatinhos: o que essa gíria significa?

Vez ou outras surgem gírias novas que caem rapidamente no gosto popular e todo mundo começa a usá-las. Porém, as vezes não dá nem tempo de entendermos o que significam.

Na época da sua mãe, as meninas estavam de olho naquele cara que era um “pão”. Sua irmã mais velha com certeza tinha um “gatinho” que admirava na sala dela. E hoje, uma das últimas gírias é “contatinho”. Várias meninas e meninos afirmam estar cheios deles, mas você sabe mesmo o que é contatinho?

Não existe um dicionário de gírias, mas a maioria das pessoas que estão usando a expressão com a intenção de descrever uma pessoa que pode estar à disposição para sair ocasionalmente, sem compromisso.

Ter um contatinho não significa, necessariamente, que você está saindo ou tem qualquer tipo de relacionamento, mas sim que tem alguém pela qual você nutre certo interesse.

Podemos dizer que esse seria o primeiro nível da paquera, que pode evoluir para um ficante e, quem sabe, namorado.

É legal ter contatinhos?

Se você é livre e desimpedida não tem problema nenhum em conhecer gente nova e ter alguns encontros casuais. Afinal, podem surgir novas amizades e até mesmo encontrar o seu próximo namorado, se assim você quiser.

Mas, para muita gente, esse novo conceito de contatinho se baseia em relações praticamente descartáveis. Onde não há sequer um esforço em conhecer o outro.

O que acontece, muitas vezes, é você conhece alguém em uma festa. Em seguida, adicionana sua lista de contatinhos mas não inicia um papo no dia seguinte. Só quando você estiver carente ou precisar de companhia para algum programa é que coloca o contatinho em ação. Depois, o relacionamento entre vocês esfria de novo e vocês só voltam a falar de novo quando surge a necessidade.

De fato, se você se colocar no lugar do outro, esse tipo de comportamento pode não ser muito bacana, a não ser que os dois concordem em levar um relacionamento assim e não haja ilusões nem de um lado nem do outro.

Porém, o que acontece em alguns casos é que, enquanto um dos lados só vê o outro como um contatinho. Pode ser que a outra pessoa esteja querendo engatar um namoro, e isso pode acabar machucando uma das partes.

Na dúvida, o ideal é manter tudo bem claro. Se, por acaso, vocês tiverem vontade de “promover” um ao outro como ficante ou namorado, tudo bem, se não, vocês mantêm o combinado de sair ocasionalmente para se divertir e só, ambos continuam solteiros e livres para sair também com outras pessoas. Se as duas partes estiverem bem, então está tudo certo.

Como criar sua lista de contatinhos

Você quer criar a sua própria lista de contatinhos? Então veja alguns passos que você deve seguir:

Saia de casa

Sim, dá para conhecer pessoas pela internet, mas colocar a cara no mundo ainda é a melhor forma de realmente encontrar pessoas legais. Vá a festas, converse, se divirta, e com certeza você vai voltar com contatinhos interessantes.

Conheça amigos de amigos para ter contatinhos

Seus amigos provavelmente conhecem outras pessoas que não estão no mesmo círculo de amizades que você, então vale muito a pena incentivá-los a trazer gente nova para o grupo.

Frequente lugares diferentes

Estar sempre nos mesmo lugares pode dificultar a sua tarefa de conhecer gente nova, então, o ideal é que você frequente lugares diferentes também.

É obvio que, se você detesta música sertaneja, não precisa ir em uma casa de shows do gênero, mas é legal conhecer novos restaurantes, baladas e até viajar para um lugar diferente. Essa atitude pode render muitos contatinhos para a sua lista.

Esteja preparada para conhecer gente nova

Não adianta ir em busca dos contatinhos se você não estiver preparada para bater um bom papo, senão vai ser difícil ganhar o número de telefone do boy. Esteja preparada para falar um pouco de si mesma, seus gostos e hobbys.

Esse tipo de situação pede conversas mais agradáveis e descompromissadas, então nada de falar sobre o seu ex, reclamar dos seus pais ou dar informações pessoais, como onde você mora ou em que lugar estuda.

Saiba ouvir o contatinho também

Lembre-se que um bom diálogo acontece quando as duas pessoas têm oportunidade de falar, então, é importante que você também dê abertura para que o outro fale.

Além disso, é educado demonstrar interesse sobre o papo dele, fazendo perguntas pontuais sobre o que ele gosta e sobre as histórias que conta. Um bom papo é o segredo para conquistar o contatinho.

Agora você pode identificar se já tem um contatinho, e além disso, conseguir um se ainda não tiver. O duro vai ser diferenciar contatinho de amor, mas confira nossas dicas de como descobrir se é amor ou é cilada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos