Crescer cabelo: truques e dicas para ter um cabelão

Não aguenta mais contar os centímetros para ficar com aquele cabelão bem comprido? Está passando pela transição capilar e não vê a hora dos seus cachinhos começarem a aparecer? Não importa o motivo, muitas pessoas querem que os cabelos cresçam o mais rápido possível e vivem procurando truques para crescer cabelo. Você não é a […]

Mulher de cabelo cacheado, loiro

Não aguenta mais contar os centímetros para ficar com aquele cabelão bem comprido? Está passando pela transição capilar e não vê a hora dos seus cachinhos começarem a aparecer? Não importa o motivo, muitas pessoas querem que os cabelos cresçam o mais rápido possível e vivem procurando truques para crescer cabelo. Você não é a única, fique tranquila!
Agora, vem cá, quer saber os melhores truques e dicas para acelerar o crescimento do seu cabelo? Então você veio ao lugar certo!

Como funciona o processo de crescimento do cabelo

Antes de qualquer coisa, vamos entender como funciona o processo de crescimento do cabelo.
O crescimento dos fios ocorre em três fases. A primeira é a fase chamada Anagéna, o período em que os cabelos, de fato, crescem. A taxa média de crescimento é de um centímetro por mês.
A segunda fase é a Catágena, este é o momento em que o crescimento do fio para e a raiz dele se desprende da papila -esta fica à 4mm abaixo da pele e é a responsável por regular o ciclo de vida do cabelo.
A Telógena é a terceira e última fase, nessa parte do ciclo a papila repousa e a raiz encolhe, já que está sem os nutrientes geralmente fornecidos pela papila – que agora descansa. Sendo assim, a raiz deixa espaço para o nascimento de novos fios dentro do folículo capilar.
Depois desse ciclo, vem o re-crescimento, período em que a papila volta a trabalhar, fazendo com que novos fios nasçam e empurrando os fios antigos para fora, processo comum de queda capilar, que também é acelerado por atividades do dia a dia como a lavagem, o ato de pentear e etc.
Agora que você entende um pouquinho mais sobre o ciclo de crescimento dos fios, que tal falarmos como é que você pode, de fato, estimular o crescimento deles?

Como fazer o cabelo crescer mais rápido

É importante deixar claro que qualquer medida que indicamos aqui para acelerar o crescimento, na verdade, é um processo de estímulo de crescimento saudável do fio, certo?! Ou seja, é uma série de atitudes e cuidados que proporcionam ao fio tudo o que ele precisa para que cresça com saúde e resistência. Solucionando os problemas que podem vir a retardar o crescimento comum.
Em outras palavras, para que o cabelo cresça adequadamente é preciso cuidar da saúde do corpo em geral e não apenas do cabelo. Além disso, é necessário manter os cuidados dos fios em dia e evitar alguns hábitos que podem atrapalhar o crescimento das madeixas. Falaremos disso a seguir.

Dicas para o cabelo crescer

Separamos aqui algumas dicas importantíssimas para acelerar o crescimento dos fios para que nasçam fortes e saudáveis. Veja!

  • Mantenha uma alimentação saudável, rica em proteínas, verduras e frutas. Um corpo com saúde e funcionamento adequado, garante o bom crescimento dos fios. Além disso, investir especialmente em proteínas como carne, peixe, leite, ovos e leguminosas é essencial para o crescimento do cabelo.
  • Lave as madeixas sempre que houver necessidade, mas nunca em excesso. Esse hábito pode acabar retirando dos fios óleos importantes para o crescimento dos mesmos.
  • Mantenha o cuidado com as madeixas sempre em dia, de preferência seguindo um cronograma capilar, que dá aos fios a reposição de todos os nutrientes que eles precisam, através das etapas de hidratação (reposição de umidade), nutrição (reposição de óleos) e reconstrução (reposição de massa capilar).
  • Invista em massagens no coro cabeludo usando óleos vegetais, elas estimulam a circulação sanguínea e, consequentemente, o crescimento capilar. Uma sugestão é apostar no óleo de rícino, conhecido por auxiliar o crescimento dos fios.
  • Evite enxaguar o cabelo com água muito quente, prefira sempre água morna ou fria. A água quente agride os fios devido à alta temperatura e também retira os óleos essenciais ao coro cabeludo.
  • Não prenda o cabelo com muita força e por muito tempo, pois isso estimula a quebra e a queda.

Produtos para crescer cabelo

Uma outra dica é investir em produtos que estimulem o crescimento saudável dos fios, como o Shampoo Bomba da Salon Line que promove crescimento comprovado em apenas 15 dias de uso.
Caso você não note nenhuma diferença no crescimento dos seus cabelos, mesmo aplicando todas essas dicas ao seu dia a dia, o ideal é procurar um dermatologista para que ele avalie o seu caso e descubra se você não precisa de algum suplemento vitamínico que auxilie o crescimento dos seus fios.

Tenha paciência e espere seu cabelo crescer

A última e não menos importante dica sobre crescimento capilar parece boba, mas não é. Então vamos lá: experimente ter paciência e relaxar enquanto espera o processo de crescimento dos fios.
O melhor a se fazer é seguir as dicas que demos e incorporá-las ao seu dia a dia, depois disso, tente não pensar muito sobre o crescimento do seu cabelo. Quando você perceber, ele já vai estar do tamanho que você esperava ou até maior.
Ficar pensando obsessivamente em algo pode condicionar a nossa mente de uma maneira negativa e isso não é legal. Sabemos que um corpo que não está com uma mente saudável sofre, e isso também pode afetar o crescimento dos fios.
Portanto, cuide da sua mente, do seu corpo, das suas madeixas e você verá como os resultados virão.

Vídeos sobre crescimento de cabelo

Quer saber mais sobre crescimento capilar? Então veja abaixo as dicas para crescer cabelo das blogueiras Monalisa Nunes e Ana Lídia Lopes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia