11 cuidados ao usar o pó descolorante sozinha

Pó Descolorante

Todo mundo já ouviu falar de pó descolorante, não é verdade? Ele faz parte de muitos dos procedimentos químicos que fazemos na nossa cabeleira. Por este motivo é importante saber um pouco mais sobre ele e, principalmente, descobrir os principais cuidados que devemos ter ao usá-lo sozinha, ou seja, sem a supervisão de um profissional cabeleireiro. Então dá uma olhadinha nas informações que trouxemos para você!

O que é e para que serve o pó descolorante?

O pó descolorante é um composto químico que, quando misturado à água oxigenada, é usado para clarear os fios de cabelo a fim de buscar resultados como deixar os fios loiros, ou “abrir” o fio para que outras pigmentações possam ser absorvidas pela fibra capilar. Algumas dessas cores são o cobre, o platina, o vermelho, o azul, entre outras, especialmente as colorações chamadas cores fantasia.

O pó descolorante serve para todo tipo de cabelo?

Não. Isso porque o pó descolorante não é indicado para aplicação no cabelo de crianças e gestantes, nem em fios extremamente danificados ou fragilizados ou em pessoas que possuam pele sensível, especialmente na área do couro cabeludo. Nessas situações, a mistura de pó descolorante pode ser agressiva demais para o cabelo, pele e saúde da pessoa em questão. No caso das gestantes até mesmo para a saúde do bebê. Para todo o resto, quaisquer que sejam os tipos de cabelo masculino ou feminino, o uso está liberado, porém, sempre com muito cuidado.

Pó descolorante com ou sem amônia para usar no cabelo?

O pó descolorante com amônia é mais poderoso e, por isso, também pode prejudicar mais os fios. Por isso, ele é mais indicado para aquelas pessoas que tem os fios virgens e que vão sofrer menos desgaste na descoloração. Além disso, também é uma boa opção para os fios mais grossos e/ou escuros, pois estes são mais resistentes à descoloração e precisam de produtos mais poderosos. Afinal, este tipo de descolorante apresenta um processo mais rápido de descoloração. A maioria destes tem uma coloração azulada que reduz as chances de reflexos amarelados, o que é bem bacana para aquelas que querem um cabelo loiro claríssimo.
Já aqueles sem amônia possuem Peróxido de Hidrogênio na composição e, por este motivo, pode apresentar um processo mais lento. Por outro lado, com este tipo de produto é possível controlar melhor o tempo e os estágios de clareamento. Eles são a principal escolha dos profissionais para descolorir fios que já passaram por outros processos químicos como outras colorações e descolorações ou alisamentos. Isso porque ele danifica menos esses tipos de fio, que geralmente são mais frágeis. Também é indicado para aquelas pessoas que já possuem fios naturalmente mais claros, pois não necessitam de descolorações pesadas.

Usa-se pó descolorante para fazer luzes, mechas ou reflexos?

Sim, porém, não em todos os casos. Geralmente o pó descolorante em conjunto com a água oxigenada é usado para deixar os fios claros antes de tonalizar com alguma outra cor. Ou seja, geralmente no caso de pessoas com fios escuros e procuram mechas ou luzes claras. Também é usado para aquelas loiras ou morenas que querem fios claríssimos. Entretanto, nos casos de mechas entre tons próximos da cor base, em que não são necessários mechas mais claras, o procedimento pode ser feito apenas com coloração e amônia.

Pó descolorante estraga o cabelo?

É importante destacar que qualquer procedimento químico pode danificar o fio, especialmente os procedimentos de descoloração. A situação pode ser ainda mais grave se o pó descolorante e a água oxigenada forem aplicados em fios já danificados e sem a supervisão de um profissional. Nestes casos, pode até mesmo acontecer o temido corte químico. Portanto, muito cuidado ao manusear o pó descolorante! Dê preferência a procedimentos feitos por profissionais e evite químicas capilares caso o seu cabelo já esteja fragilizado.

Como se usa o pó descolorante no cabelo?

Para usar o pó descolorante no cabelo é preciso misturá-lo a água oxigenada na medida certa e então aplicar nas mechas que devem ser descoloridas. Depois disso, deve-se aguardar o tempo indicado nas instruções do produto, nunca excedendo o tempo limite. Entretanto, é preciso ficar de olho para acompanhar o tom de clareamento que você procura. Mas atenção! É preciso tomar diversos cuidados especiais nesse processo, ok!? Procedimentos químicos como a descoloração devem ser levados a sério. Por isso vamos contar já já quais os principais cuidados que você deve ter ao realizá-lo sozinha, mas a indicação é sempre contar com um profissional.

Invista na hidratação após usar o pó descolorante nos fios!

Antes de contar os principais cuidados que você deve ter ao usar o pó descolorante sozinha aí na sua casa, queremos destacar a importância da hidratação! Ela é essencial antes e depois da descoloração. Nos fios saudáveis ou frágeis ela deve estar sempre presente, portanto, não se esqueça de caprichar nessa etapa de cuidado depois de se aventurar com o pó descolorante, tá bom!?

11 cuidados ao usar o pó descolorante sozinha

  1. Faça um teste de porosidade alguns duas antes para saber se os seus fios estão saudáveis o suficiente para aguentar a descoloração.
  2. Dois dias antes de descolorir as madeixas, faça um teste de sensibilidade para descobrir como é que sua pele vai reagir a essa química.
  3. Antes de descolorir todo o cabelo, ou as mechas desejadas, faça também um teste de mecha para verificar o resultado do produto no seu cabelo.
  4. Misture a quantidade exata de pó descolorante e água oxigenada indicada na embalagem dos produtos.
  5. Use luvas e tome muito cuidado para não derrubar a mistura no rosto ou olhos.
  6. Se a mistura entrar em contato com a pele do rosto, mãos ou braços lave rapidamente e com bastante água. Caso entre em contato com os olhos, faça o mesmo, porém, procure um médico imediatamente.
  7. Jamais ultrapasse o tempo limite indicado na embalagem dos produtos.
  8. Se durante o processo você sentir coceira e queimação excessivos no couro cabeludo retire imediatamente com bastante água.
  9. Depois do tempo de pausa enxágue muito bem e verifique se o resultado foi o esperado.
  10. Evite ao máximo fazer mais de uma descoloração em casa no mesmo dia. Caso o resultado não seja o esperado, aguarde alguns dias antes de realizar o processo novamente.
  11. Além da hidratação, é imprescindível seguir um cronograma capilar completo com hidratação, nutrição e, especialmente, reconstrução capilar.

Anote todas essas diquinhas antes de usar o pó descolorante sozinha, hein!? Se se você achou esse artigo útil, que tal continuar por aqui? Confira também a nossa matéria sobre cabelo black power!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia