O que é e como tratar a hidrofobia capilar

Você já sabe que negligenciar os cuidados capilares afeta negativamente a saúde dos seus fios, mas você sabia que exagerar nos tratamentos também pode ser prejudicial? Isso porque o uso excessivo (e equivocado) de produtos para o cabelo causa a chamada hidrofobia capilar, patologia que aloja-se na haste capilar.

O cabelo hidrofóbico pode ser causado devido à uma falta de higienização adequada dos fios, mas principalmente quando há acúmulo de resíduos no couro cabeludo. Há muitos casos de mulheres que investiram em um tratamento pesado para os fios e acabaram surtindo efeito contrário justamente por este motivo.

É preciso lembrar que a maioria dos cosméticos capilares contam com ingredientes petroderivados – como parafina líquida, silicones, petrolatos e fragrância sintéticas – que, apesar de desenvolverem funções específicas nos fios, também podem se tornar agressivos para o cabelo quando usados em grande quantidade.

Ao usar diferentes produtos, com diferentes fórmulas e desenvolvidos para diferentes finalidades, você, na verdade, está criando uma espécie de capa em volta da haste capilar. Dessa forma, nenhum ativo – e, em muitos casos, nem mesmo a água – consegue penetrar no cabelo, comprometendo a saúde dos fios.

Como saber se o cabelo está hidrofóbico

O principal indício de que um cabelo está sofrendo com a hidrofobia capilar é justamente quando há dificuldade para que a água e outros nutrientes sejam absorvidos pelo fio. Apesar disso, outros sinais como opacidade, quebra, rigidez e falta de forma nos fios também podem estar indicando que algo vai mal.

Vale ressaltar que a hidrofobia capilar pode afetar todos os tipos de cabelo, independentemente da curvatura, da cor ou do comprimento. Apesar disso, quem tem cabelos cacheados e crespos costuma sofrer mais com a patologia, já que há uma falsa ideia de que fios com curvaturas 3 e 4ABC precisam de mais cuidados e produtos.

Como tratar a hidrofobia capilar

Pode parecer uma missão difícil ou até mesmo impossível tratar um problema capilar que é causado justamente pelo uso inadequado e excessivo de produtos de cabelo, não é mesmo? Mas, na verdade, tudo que um cabelo hidrofóbico precisa é de uma bela lavagem com um shampoo antirresíduos.

Também chamado de shampoo detox, esse produtinho é capaz de realizar uma limpeza profunda nos fios, eliminando todos os resíduos acumulados no couro cabeludo. O ideal para evitar a hidrofobia capilar é apostar em uma lavagem usando esse cosmético a cada 15 dias.

Outra alternativa para manter o couro cabeludo limpo e livre para respirar é investir em uma esfoliação capilar. Esse tratamento é perfeito não apenas para eliminar as impurezas, mas também a oleosidade excessiva, caspas, impurezas e sebos acumulados nos poros capilares.

Para combater a hidrofobia capilar, você pode apostar em uma receita que consiste em misturar 1 colher de sopa de café com a quantidade de shampoo necessária para os seus fios. Feita a mistura, é só aplicá-la no couro cabeludo, massageando suavemente por pelo menos 5 minutos. Depois, é só enxaguar e finalizar como de costume. Clique e veja outras receitas de esfoliação capilar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos