Qual a diferença entre volume e densidade capilar?

Você já ouviu falar sobre volume e densidade capilar? Essa parece ser conversa para profissionais, mas saiba que esses dois fatores influenciam, e muito, na rotina de cuidados que você vai estabelecer para o seu cabelo.

E não pense que esse é um assunto apenas na sua ida ao salão, muito pelo contrário: volume e densidade são características individuais muito importantes, que permitem à você entender as particularidades dos seus fios e como cuidar corretamente deles diariamente.

Descubra a diferença entre volume e densidade capilar e os tratamentos quando algum desses pontos estiver desequilibrado.

O que é volume capilar?

O volume capilar está ligado à espessura do fio de cabelo e é uma das avaliações mais simples, pois dá pra sentir apenas com o toque. A espessura capilar é a largura de cada fio e pode ser classificada como fina, média e grossa.

Mas o que a espessura do cabelo e volume capilar tem a ver? Tudo! Já que o volume é a capacidade do cabelo em ocupar espaço de acordo com a espessura do fio de cabelo. De maneira mais simples: quanto mais espesso for seu fio, mais volume ele terá; quanto menos espesso, menos volume.

O que é densidade capilar?

A densidade capilar é a quantidade de cabelo presente em um centímetro quadrado, ou seja, quantos fios você tem, ao todo, na cabeça. Não existe um valor exato, mas o número varia de 175 a 300 fios por centímetro quadrado, levando em consideração as características de cada pessoa.

Uma maneira simples e fácil de descobrir a densidade do cabelo é fazer o teste do elástico. Se você consegue prender os fios em um rabo de cavalo dando apenas uma volta no elástico, seu cabelo é de alta densidade; já se você precisa dar duas ou três voltas, seu cabelo tem densidade média; e com mais de três, densidade baixa.

Como cuidar de cabelo com pouco ou muito volume?

Cabelos finos costumam ter menos volume e ficar mais escorridos e sem forma, dificultando a elaboração de um penteado mais armado, por exemplo. Se isso te incomoda, saiba que há produtos que podem dar um up e te ajudar a conquistar um volume dos sonhos.

Investir em finalizadores específicos com essa função vai colaborar para alcançar o efeito desejado. O Creme para Pentear Super Volumão é pra quem quer definição e volumão nas alturas. E você pode fazer uma misturinha com a Gelatina #todecacho Vai Ter Volume Sim! e potencializar esse resultado!

Mas se o que você procura é efeito chapado e nada de volume, a linha Meu Liso Muito+Liso é o que você precisa. Com amido de milho, proteína de trigo e aminoácidos, ela garante um efeito liso chapado, alinhamento perfeito e ação antifrizz. Ou seja, nadinha de volume!

Como cuidar de cabelo com perda de densidade capilar?

Está sentindo os fios mais ralos e uma diminuição progressiva? Essa é uma característica da perda de densidade capilar, que pode deixar o seu cabelo com aspecto mais “minguado” e sem vida.

O que acontece nessa perda é que os fios de cabelo vão diminuindo de diâmetro e ficando cada vez mais finos. Além disso, pode ocorrer a ausência dos folículos produtores de fios de cabelo.

Se você está sofrendo com a perda da densidade capilar, você deve apostar em produtos que evitam a queda e promovem um crescimento turbinado. E quem pode te ajudar nesse cuidado são as linhas SOS Bomba Antiqueda e SOS Bomba Crescimento Acelerado. A primeira dá força e resistência aos fios, proporcionando 3x menos queda, e a segunda auxilia no crescimento e na hidratação, com um crescimento comprovado em apenas 15 dias.

Lembrando que, caso você note uma queda excessiva, o ideal é procurar um profissional especializado para avaliar melhor o seu caso.

Com todas essas informações e produtinhos em mãos, ficou mais fácil de montar a sua rotina capilar adequada para as reais necessidades do seu cabelo. Bora começar? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos