O que é efeito build up?

A enorme variedade de produtos capilares que existem hoje no mercado são um verdadeiro sonho e facilitam muito os cuidados com o cabelo. E a cada dia bate aquela vontade de experimentar algo novo para deixar os fios ainda mais bonitos e saudáveis – e quanto a isso tudo bem! 

No entanto, quando acontece um acúmulo de substâncias na fibra capilar o cabelo começa a dar sinais nada positivos. Tá sentindo o cabelo mais oleoso do que de costume, pesado e parece que nenhum tratamento funciona mais? Tudo isso pode estar interligado e tem um nome: efeito build up. Se você nunca ouvir falar dele, chegou a hora!

O que é efeito build up

Algo como “acúmulo” em português, o efeito build up se dá quando há sobreposição de produtos no cabelo, o que acaba deixando os fios com visual mais pesado e sem brilho.

Também conhecido como Acúmulo de Resíduos no Cabelo (ARC), o efeito build up no cabelo acontece quando há um excesso de produtos na região dos folículos capilares, porque eles não foram removidos por completo.

Saiba como identificar o efeito build up 

Mais do que uma aparência opaca e sem volume, o cabelo que está sofrendo o efeito build up parece não receber bem nenhum tratamento capilar, parecendo que nada mais funciona, seja uma simples finalização até as etapas do cronograma capilar.

Isso acontece porque esse acúmulo de resíduos cria uma película em volta dos fios o que acaba impedindo que outros produtos penetrem na fibra e, assim, possam ter o efeito desejado.

Mas existem outros sinais que o seu cabelo pode estar dando e que indicam que o efeito build up está agindo! Preste atenção se as suas madeixas estão com:

  • Excesso de oleosidade
  • Sem vida e sem forma
  • Pontas duplas
  • Aumento do frizz
  • Maior formação de nós
  • Coceira constante no couro cabeludo


Se você identificou um ou mais sinais, procure um profissional para uma avaliação mais minuciosa do caso e, assim, o tratamento correto possa ser feito.

Como acabar com o efeito build up

Como o build up no cabelo acontece pelo acúmulo de produtos perto da raiz, é justamente nessa região que você precisa dar foco para combater o problema. 

Para isso, tenha mais atenção na hora de lavar os fios e use um shampoo de limpeza profunda, que vai abrir a fibra capilar e retirar todas as impurezas e excessos de produtos que estejam depositados ali.

Só tome cuidado para não aplicar o shampoo nas pontas para não ressecá-las ainda mais.

Como evitar o efeito build up

Ninguém quer um cabelo sem vida e brilho, não é mesmo? Então para que os fios estejam sempre saudáveis e reluzentes alguns pequenos cuidados precisam fazer parte da sua rotina capilar, como:

  • Usar shampoo de limpeza profunda quinzenalmente ou uma vez por mês.
  • Aplicar produtos com uma distância da raiz do cabelo (cerca de 2 cm).
  • Retirar todo o excesso dos produtos nas lavagens.
  • Não exagerar nos produtos sem enxágue.


Agora que você já sabe como o efeito build up pode estar agindo no seu cabelo e como tratar esse problema, siga a rotina de cuidados e devolva a vitalidade dos seus fios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos