Escova de aminoácidos vale a pena? Saiba por aqui!

Escova de aminoácidos

Os procedimentos capilares estão sempre se renovando e não é difícil ver novas maneiras de cuidar dos cabelos ou mudar o visual. A escova de aminoácidos é um sucesso entre as mulheres que optam pelo alisamento dos fios, mas o que será que difere este procedimento dos outros que conhecemos? Vem descobrir!

O que é a escova de aminoácidos?

Então vamos lá, a escova de aminoácidos nada mais é do que a famosa escova progressiva. Essa opção nasceu depois que a também popular escova com formol foi considerada prejudicial para a saúde e a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que estes tipos de alisamento de cabelo deveriam ter, no máximo, 0,2% de formol em suas composições, não mais do que isso.
Com o tempo, o formol foi praticamente retirado por completo das fórmulas de escova progressiva e a escova de aminoácidos se tornou a opção mais segura. Isso porque o princípio dessa escova são os aminoácidos, que são componentes naturais do cabelo e que proporcionam massa capilar e brilho.

Para que serve a progressiva de aminoácidos?

Essa escova progressiva serve para reduzir o volume e frizz dos cabelos, além, é claro, de alisá-los. O seu efeito progressivo permite que o efeito alinhado apresente melhores resultados a cada aplicação. Além disso, a cada vez que o procedimento é realizado, é feita a reposição de aminoácidos aos nossos cabelos, portanto, embora seja sim um procedimento químico, essa escova também ajuda a tratar os fios durante o processo.

Pessoas de todos os tipos de cabelos podem fazer este procedimento?

Esse procedimento pode ser realizado naquelas mulheres de cabelos lisos que querem apenas reduzir o frizz ou o volume, também pode ser usado como alisamento para onduladas e cacheadas. Entretanto, não é indicada para fios crespos ou cabelos extremamente danificados.

Quem é o profissional apto a fazer essa escova?

A escova de aminoácidos é um procedimento que deve ser realizado apenas por um profissional qualificado. Afinal, é importante lembrar que, mesmo sendo uma opção mais segura do que a escova com formol, ainda assim se trata de um processo químico. Isso quer dizer que deve ser realizado com muito cuidado e conhecimento, pois qualquer química pode apresentar riscos para a saúde do seu fio.

Saiba como é feita a escova de aminoácidos

Ficou curiosa para saber como é feito o procedimento mesmo assim? Confira abaixo como ele é realizado no salão de beleza.
Passo 1: lavagem dos fios com shampoo de limpeza profunda.
Passo 2: secagem do cabelo.
Passo 3: aplicação do produto usado para o procedimento de escova de aminoácidos. O produto é passado em todo o cabelo, mecha a mecha, com muito cuidado.
Passo 4: feito isso, o profissional deverá secar o cabelo com um secador novamente, porém, sem retirar o produto dos fios.
Passo 5: o cabelo será pranchado para que o acabamento e efeito liso sejam ainda melhores.
Passo 6: neste momento sim o cabelo será enxaguado para a retirada do produto.
Passo 7: na sequência, um creme de tratamento intensivo deverá ser aplicado nos fios.
Passo 8: após o tempo de pausa para que o produto possa agir, o cabeleireiro irá enxaguar e finalizar o procedimento.

Cuidados pré e pós-tratamento

Antes de qualquer procedimento químico o recomendado é que você cuide bem dos seus fios para que eles estejam preparados para eventuais danos. O ideal é seguir um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução por algumas semanas antes. Entretanto, a melhor ideia é seguir um cronograma sempre, para que as madeixas estejam sempre saudáveis.
Já para o pós-procedimento, evite usar shampoos de limpeza profunda, invista em produtos altamente hidratantes e aumente o número de hidratações. Além disso, use bastante condicionador sempre que for lavar a cabeleira e evite outros procedimentos químicos como descolorações ou colorações por um período curto de tempo após a escova de aminoácidos.

Contraindicações

Altamente contraindicado para pessoas com pele sensível na região do couro cabeludo, pessoas com fios já danificados e porosos, e pessoas com alta oleosidade capilar. No geral, não é indicado para mulheres grávidas também, mas o melhor é consultar um médico obstetra. Também não é indicado para pessoas com o cabelo muito crespo, pois o efeito não será de um cabelo liso mas sim, no máximo, com os fios um pouco mais alinhados. Além disso, fios crespos muito frágeis também podem sofrer maiores danos neste processo.
Agora que você já entende um pouquinho mais sobre a escova de aminoácidos, que tal descobrir também a diferença entre escova progressiva e escova definitiva? Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia