Festa de despedida: 10 dicas para organizar uma despedida

Despedidas são sempre difíceis, mas por que não fazer desse momento algo feliz? Afinal, você pode substituir a choradeira por uma festa divertida, por exemplo!

Organizar uma festa de despedida pode ser uma ótima maneira de dar adeus (ou até logo) para as pessoas que você mais ama. Porque é muito melhor partir com uma sensação boa, levando boas lembranças, do que partir sofrendo, não é mesmo!?

É claro que as festas de despedida sempre têm um clima saudosista. Mas, sabendo organizar algo divertido, tudo fica mais leve e fácil. Existem vários motivos diferentes para se despedir de uma pessoa, pode ser um intercâmbio, uma troca de emprego, uma mudança de cidade ou qualquer outra ocasião que envolva um novo capítulo na vida de alguém.

E existem, basicamente, dois tipos de festas de despedida: a que é organizada pela própria pessoa que vai embora e a festa de despedida surpresa, que é organizada pela família ou amigos da pessoa que vai partir.

Se você está pensando em organizar uma despedida para você ou para um amigo ou amiga, nós vamos te ajudar com algumas dicas para organizar uma festa inesquecível!

Como planejar a própria festa?

1) Escolha um tema para a festa

O primeiro passo para fazer qualquer festa é planejar qual será o tema. Ele pode e deve estar relacionado com a mudança que você vai passar. Por exemplo: se você vai para os Estados Unidos, faça uma festa com tema americano, com comidas americanas (como hambúrguer, batata frita e cupcake) e decoração estadunidense.

2) Defina o local da festa

Você pode fazer a festa em casa,  salão de festas do seu prédio ou até mesmo um bar ou restaurante. O importante é que seja um local apropriado e agradável tanto para você, quanto para os convidados. De grande ajuda é sempre muito bom definir o loca com antecedência, pois você ajuda os seus convidados na hora de escolher o look para festa.

3) Escolha qual será o cardápio de comidas e bebidas

Os comes e bebes são superimportantes em qualquer festa. Como já sugerimos, você pode pensar nas comidas que são relacionadas ao tema que você escolheu, ou então pode optar pelos tradicionais salgadinhos ou por um churrasco.

4) Convide as pessoas mais importantes para você

É muito importante que você convide as pessoas com uma certa antecedência para que o maior número possível de pessoas queridas compareça na sua festa. Diferente de aniversários e casamentos, que as pessoas acabam convidando muita gente por educação, a festa de despedida não. Por isso, chame as pessoas mais próximas e que você realmente faz questão de ter neste dia importante.

Crie um evento no Facebook e convide todos seus amigos e familiares, mas reforce o convite por outros meios de comunicação.

5) Leve um caderno ou livro em branco para que as pessoas deixem mensagens

Nem todas as pessoas conseguem dizer tudo o que gostariam para quem está indo embora, então, colocar um livro em branco na festa pode ser uma boa saída para que seus amigos e familiares escrevam coisas boas. Além disso, o livro servirá como uma recordação para o resto da vida e pode ser uma boa maneira de se sentir acolhido quando você estiver longe.

Você também pode levar fotos impressas com as pessoas queridas e pedir para que elas escrevam atrás delas.

6) Faça uma playlist divertida

Se você for para outro país, a dica é apostar em muita brasilidade na sua playlist, afinal, depois que você for embora, você provavelmente só vai ouvir músicas em outras línguas, então capriche quando for baixar as musicas.

Se você não estiver indo para outro país, faça uma playlist animada com as suas músicas preferidas.

7) Não esqueça de tirar fotos

Essa data com certeza será lembrada por você durante muito tempo e ela vai ficar marcada para sempre, por isso, não esqueça de tirar fotos de recordação desse dia tão importante e não esqueça de arrasar na pose da foto.

8) Faça um discurso

Se você é do tipo de pessoa que adora falar em público, prepare um discurso para fazer para as pessoas queridas que estarão presentes na sua festa. É claro que isso pode fazer muita gente se emocionar, mas vai valer a pena!

Despedida surpresa

Praticamente todas as dicas para a festa planejada pela própria pessoa que vai se despedir, também valem para uma festa de despedida surpresa. A diferença é que tudo deve ser organizado por outras pessoas e, claro, no maior sigilo.

Não esqueça de pedir para que as pessoas sejam discretas e que não comentem nada com a pessoa que vai embora.

Outras dicas:

1) Divida as tarefas entre os convidados mais próximos

Quando a pessoa que está se despedindo organiza a própria festa, geralmente, ela é a responsável por fornecer todas as coisas. Mas, quando a festa é surpresa, uma boa saída para não sobrecarregar ninguém é dividir as tarefas entre as pessoas mais próximas de quem está indo embora.

2) Prepare um presente para quem está se despedindo

Mostre que você e seus amigos se importam com a pessoa que está se despedindo e dê algo que seja útil e sirva de recordação para ela durante o período que estiver longe. Não precisa ser nada caro, nem extraordinário, o importante é que seja algo com bastante valor sentimental.

Agora você já sabe como se despedir em grande estilo das pessoas que você ama! Aproveite esse dia para que seja um momento divertido e simbólico. Compartilhe essas dicas com seus amigos e já veja como organizar um casamento, vai que né?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos