Franja curta: dicas de cortes de cabelo com franja curta para adotar

A franja curta sempre foi um ícone de ousadia e delicadeza e já fizeram a cabeça de mulheres de diferentes estilos e épocas, incluindo as pin ups e as integrantes do movimento punk. Versátil e atemporal, a franja curta ainda é uma excelente tática para quem quer mudar o visual sem mexer no comprimento dos […]

franja curta 1

A franja curta sempre foi um ícone de ousadia e delicadeza e já fizeram a cabeça de mulheres de diferentes estilos e épocas, incluindo as pin ups e as integrantes do movimento punk.

Versátil e atemporal, a franja curta ainda é uma excelente tática para quem quer mudar o visual sem mexer no comprimento dos cabelos e até para as mulheres que desejam uma aparência mais jovem.

Mas será que franja curta combina com você? Todo mundo pode usá-las? E como escolher o melhor estilo para a sua personalidade e tipo de fio? Vamos responder essas perguntas agora!

Franja curta: os principais tipos

De forma geral, a franja curta é aquela que fica acima da linha da sobrancelha e existem alguns modelos principais, que combinam com vários cortes de cabelo. Vamos conhecer três deles:

#1 Franja curta reta

franja curta 2

A franja curta reta tem um ar mais moderno, futurista e até um pouco andrógeno. Ela pode ser mais leve, mas precisa ser bem alinhada para que o efeito fique ainda mais bonito. Por isso esse é um tipo de franja curta que exige manutenções mais frequentes.

#2 Franja pin up estruturada

franja curta 3

Por volta da década de 50 e 60 as pin ups usavam e abusavam de franjinhas curtas que transmitiam inocência e feminidades sem perder a sensualidade.

A franja estilo pin up é bem curta e estruturada, por isso há necessidade de usar uma boa porção de cabelo na hora de cortar a franja e de modelá-la com chapinha e um bom finalizador para que os fios fiquem no lugar.

#3 Franja curta desfiada

franja curta 4

A franja curta desfiada está super em alta atualmente. Bastante moderna, ela dá movimento e balanço para os cabelos e pode ser repicada, assimétrica ou o que mais a sua imaginação mandar.

Franja curta: com quem combina?

De forma geral, a franja curta ajuda a alongar o rosto, já que permite que a testa seja vista. Por isso, podemos dizer que qualquer pessoa que queira deixar a face mais alongada (principalmente as donas de rostos redondos) ou valorizar o formato oval do seu rosto pode aderir a ela.

Além do formato do rosto, é importante avaliar se o seu corte de cabelo atual funciona bem com a franja curta que você escolheu.

Por exemplo, se seus cabelos estão longos e lisos, tanto a franja reta, a pin up ou a desfiada podem funcionar bem. Mas se os fios estão repicados e ondulados, a primeira e a segunda opção podem não ter um resultado tão bacana quanto a última.

Aqui, vale muito a pena bater um papo com o seu cabeleireiro para que ele te ajude a escolher o modelo que mais vai combinar com sua personalidade e te deixar satisfeita.

Os melhores cortes para franja curta

Veja alguns dos cortes mais babado para usar com franja curta e se inspire!

Pixie

franja curta 5

Chanel

franja curta 6

Long bob

franja curta 7

Undercut

franja curta 8

Como conquistar e fazer a manutenção da franja curta

Cortar a franja corretamente pode não ser algo muito fácil, principalmente quando estamos falando de franja curta, em que qualquer deslize pode fazer você detestar o visual. Para evitar que isso aconteça, a melhor opção é procurar por um profissional.

Além de cortar sua franja corretamente, ele ainda vai poder te ajudar a escolher o melhor estilo e atualizar o seu corte de cabelo para que ele combine com a sua nova franjinha.

Outro ponto importante na hora cortar a franja curta é considerar o fator encolhimento. Cacheadas e crespas podem sim aderir aos fiozinhos mais curtos, mas o ideal é que calculem bem o comprimento desejado. Isso porque como os cabelos normalmente são cortados molhados, as madeixas podem parecer mais longas, mas quando secarem a tendência é que encolham um pouquinho.

Quem optar pela franja reta precisa fazer manutenções constantes para que os fios continuem alinhados, mas as franjas mais repicadas, assimétricas e desfiadas necessitam apenas de um controle de comprimento.

No dia a dia, a forma como você vai estilizar a sua franja curta depende muito do estilo escolhido, mas a maioria delas vai precisar daquela ajeitadinha básica antes de sair de casa. Como as franjas curtas podem não ter comprimento suficiente para se assentar na testa, usar um gel, creme para pentear ou um modelador pode ajudar a deixar os fios no lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia