10 mandamentos do cabelo liso: todas as etapas para manter o seu sempre lindo

Cabelo liso

Quem tem cabelo liso sabe que ele precisa de alguns cuidados para ficar sempre bonito do jeito que você gosta, não é verdade!? Então trouxemos um monte de diquinhas, informações e o mais importante: 10 mandamentos para você seguir e conquistar aquele liso maravilhoso e apaixonante! Se você está curiosa para descobrir como, continue lendo essa matéria que está cheia de conteúdo bacana!

Tipos de cabelo liso

Como sempre dissemos por aqui, nenhum cabelo é igual! Pois, cada tipo de cabelo tem as suas características próprias e precisa de um cuidado especial. Sendo assim, o cabelo liso não fica de fora, porque nenhum liso é igual também. Então, confira abaixo os tipos de cabelo liso.

Natural

O cabelo liso natural já diz tudo pelo próprio nome, ou seja, é aquele que nasceu naturalmente liso. Sem ondulações, cachos ou fios crespos, esse cabelo é completamente liso sem o efeito de qualquer outro fator. Os tipos desse fio liso também podem variar, mas veremos isso daqui a pouco. A espessura dele é que vai dizer se ele é mais ou menos oleoso, por exemplo. Entretanto, independente desses detalhes, a sua estrutura será sempre lisa. Para tratar esse fio é preciso dosar a hidratação capilar na medida certa.

Mecânico

Neste caso, estamos falando de quem tem os fios ondulados, cacheados ou crespos e alisam o cabelo frequentemente com ferramentas de calor como secador e prancha. Esses fatores acabam retirando a oleosidade natural do fio, fazendo necessária a reposição nutritiva do fio com maior frequência.

Químico

Esse tipo de cabelo liso também não é natural, ou seja, a estrutura do fio, que é naturalmente ondulado, cacheado ou crespo, é alterada por meio de procedimentos químicos. Esses procedimentos geralmente danificam a fibra capilar, de modo que é indispensável manter um tratamentos de reconstrução e nutrição capilar.

Tipo de fio liso natural

O cabelo liso natural também é subdividido em três grupos. Entenda um pouco mais sobre as características de cada um desses grupos abaixo:

Cabelo liso 1A: esse tipo de cabelo liso é bem fininho e tem tendência a oleosidade. Por esse motivo, tem uma aparência muito brilhante, afinal, o óleo natural do couro cabeludo se distribui facilmente pelo comprimento e pontas. Quem tem esse tipo de fio geralmente precisa lavar mais vezes o cabelo, pois o aspecto oleoso fica evidente com mais facilidade.

Liso 1B: o liso 1B já é mais grosso do que o fio anterior. Por esse motivo, apesar de também ser oleoso e brilhante, sua frequência de lavagem pode ser um pouco mais espaçada do que o 1A, por exemplo.

Liso 1C: esse fio é o mais grosso entre os cabelos lisos. É mais comum em pessoas com ascendência oriental, esse cabelo é denso, pesado e muito resistente. Além disso, possui um volume natural e não é tão oleoso quanto os outros os lisos 1A e 1B.

Procedimentos químicos que deixam o cabelo liso

Existem diversos tipos de procedimentos químicos para alisamento, vamos mencionar aqui algumas das principais maneiras de como alisar o cabelo. Confira!

Alisamento com guanidina: esse tipo de alisamento altera a estrutura do fio, deixando-o liso de forma definitiva (até que o fio cresça novamente). Ele não é recomendado para cabelos ondulados, mas sim cacheados e crespos. Compatível com Guanidina, Hidróxido de Sódio e Lithium. Incompatível com Tioglicolato.

Alisamento com hidróxido de sódio: não é indicado para cabelos ondulados nem cacheados, apenas para crespos. Se trata de uma técnica americana de alisamento capilar que é compatível com Guanidina, Hidróxido de Cálcio, Sódio e Lithium. Incompatível com Tioglicolato e requer processo de neutralização. Não possui cheiro.

Alisamento com hidróxido de lithium: alisamento indicado para cabelos volumosos, pesados e espessos. Pode ser encontrado em três forças diferentes. Compatível com Guanidina, Hidróxido de Cálcio, Sódio e Lithium. Também requer neutralização e é incompatível com Tioglicolato. Assim como o alisamento anterior, também não tem cheiro.

Alisamento com tioglicolato: antes de tudo, é necessário destacar que o tioglicolato é um alisamento incompatível com qualquer outro tipo de química. Seja coloração, descoloração, henna, henê, guanidina, hidróxido de sódio ou lithium. É muito importante levar essas orientações a sério, ok!? É indicado para madeixas cacheadas.

Alisamento com escova progressiva: a escova progressiva não é como as químicas anteriores, ou seja, não é definitiva. O que significa que o seu efeito vai saindo com as lavagens e o passar do tempo. Entretanto, seu efeito é progressivo, a cada aplicação o efeito liso fica mais intenso. É importante ressaltar que você deve procurar por progressivas que NÃO SEJAM A BASE DE FORMOL, caso queira realizar o procedimento. Essa substância é prejudicial à saúde, além de ter o seu uso proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A escova progressiva é indicada para cabelos volumosos ou cacheados.

Como deixar o cabelo liso natural

Se você quer deixar as suas madeixas com aquele aspecto super alinhado, chapado e de maneira natural, ou seja, sem a influência de ferramentas de calor ou procedimentos químicos, saiba que é possível, sim! Entretanto, só funciona para quem tem fios lisos naturalmente -porém, volumosos- ou levemente ondulados. A solução é a linha Meu Liso Muito + Liso da Salon Line. Os produtinhos dessa linha deixam os cabelos lisos ainda mais alinhados, com o volume reduzido e sem frizz. Tudo isso sem nadinha de química na composição. Os responsáveis por esse resultado são os ativos dentro desses produtinhos, enriquecidos com amido de milho, proteína do trigo e aminoácidos. O efeito é power mesmo! A linha conta com shampoo, condicionador, máscara de hidratação e defrizante/selante térmico.

Cortes que realçam as lisas

Bob cut

Esse é um corte curto, completamente reto, na altura do maxilar ou até mesmo das orelhas. Embora ele possa ser usado de uma maneira mais descontraída, com fios no estilo messy e com leves ondas, o modelo fica especialmente moderno e elegante com um acabamento extremamente alinhado, valorizando as suas linhas totalmente geométricas e minimalistas. O look é atualmente o queridinho entre as it-girls, fashionistas e a galera mais descolada.

Pageboy

Mais um curtinho que não foi criado somente para os fios lisos, mas fica incrível com o efeito chapado. Esse modelo geralmente é feito na altura das orelhas, projetado para frente com um corte retíssimo e levemente mais longo na parte frontal. O diferencial desse estilo é que ele é super curtinho na nuca, finalizado em camadas na parte de cima, e muitas vezes até mesmo cortado na máquina embaixo para criar um volume especial na parte superior traseira e laterais. Aliás, também pode ser usado com franja para dar um toque retrô a mais.

Blunt cut

Você já percebeu que os cortes retos são os que mais destacam os fios lisos e alinhados, não é mesmo!? Então para entrar nesse time tem o blunt cut. Este fica um pouco abaixo dos ombros, como um long bob, por exemplo. É feito com o corte super reto, usando a mesma pegada minimalista que os anteriores. Esse modelo foi muito usado pelas mais importantes celebridades nas últimas temporadas e promete continuar fazendo sucesso, devido ao seu efeito polido, sofisticado e glamouroso.

Longo e reto

O cabelo longo com o corte retíssimo também é um clássico que não tem como dar errado. Os fios compridos e cortados dessa maneira promovem um aspecto homogêneo que garante mais volume para o look, e o segredo é sempre apostar em finalizações que deixam o caimento bastante encorpado. Uma dica para finalizar esse modelo é secar o cabelo com o secador, tentando levantar a raiz para deixar o visual mais volumoso, enquanto o comprimento e as pontas podem ser finalizados com a prancha. Um reparador de pontas é uma boa para o toque final.

Diminua a oleosidade e o frizz do cabelo liso

Diminuindo a oleosidade

Apostar em novos hábitos e mudar outros pode ser decisivo para você se livrar da oleosidade na cabeleira. Tente investir em alguns truques como evitar banhos com água muito quente, não esfregar o couro cabeludo usando as unhas e nem com muita força, não passar a mão nos cabelos toda a hora, optar pelo shampoo seco para os dias mais corridos, tomar cuidado com o uso de chapéus e bonés em excesso, evitar lavar o cabelo todos os dias e, claro, escolher um shampoo específico para cabelos oleosos. Indicamos o uso do Shampoo Meu Liso Limão Detox que limpa profundamente o couro cabeludo, enquanto hidrata as pontinhas do cabelo. Lembrando que cabelo oleoso precisa de hidratação nas pontas, sim!

Para diminuir o frizz

Já você que sofre com o frizz, basta investir em um bom defrizante! Nossa sugestão é a Gota Reparadora Bye Bye Frizz da linha Meu Liso Desmaia da Salon Line. Esse produtinho, combate o frizz, pois exerce ação antiumidade. Além disso, apenas uma gotinha é o suficiente para garantir o resultado, ou seja, além de não pesar no cabelo ainda possui um rendimento incrível, vale muito a pena experimentar!

Melhores tipos de hidratação para cabelo liso

Pois é, conforme dissemos há pouco, cabelo liso -independente de ser oleoso ou não- precisa de hidratação. Entretanto, não é qualquer hidratação que vai ficar legal para o cabelo liso. Isso porque, se for uma hidratação muito pesada e com alta concentração de óleos na composição, por exemplo, provavelmente vai provocar um aspecto de cabelo oleoso ainda maior. Prefira máscaras de hidratação mais leves. Confira abaixo três tipos de hidratação perfeitas para cabelo liso:

-Máscara Meu Liso Desmaia: essa máscara é enriquecida com D-pantenol, creatina e colágeno. Mesmo oferecendo um resultado super alinhado e desmaiado incrível, ela não pesa na raiz, pois foi desenvolvida especialmente para os cabelos lisos.

Máscara Meu Liso Coco Hidratação: com todo o poder do coco e pró-vitamina B5, promove uma hidratação ultra-profunda em todo o comprimento até as pontas e, claro, sem pesar na raiz, como todos os produtos da linha Meu Liso. Essa máscara ainda sela a cutícula do fio e combate as pontas duplas.

-Máscara Meu Liso Brilho: com extrato de pérola, D-pantenol e argan na composição essa máscara de hidratação proporciona brilho intenso com efeito verniz. É o produto que faltava para você exibir seus fios super lisos e radiantes!

Cuidados para cabelo liso natural

Geralmente o cabelo liso natural precisa manter as hidratações em dia. A média de uma vez por semana já é o suficiente para tratar o fio sem deixá-lo muito pesado. Isso porque esse fio é naturalmente mais oleoso, como mencionamos anteriormente, dessa maneira, não é recomendado exagerar na quantidade de hidratações semanais. Lembrando que a máscara de hidratação também não deve ser muito pesada e nem aplicada na raiz, apenas no comprimento e pontas.

Cuidados para cabelo alisado

Cabelo alisado por ferramentas de calor (mecânicas)

Se o seu cabelo é cacheado ou crespo e você costuma usar bastante ferramentas como secador e prancha para alisar os fios, é recomendado que faça tratamentos de nutrição capilar enriquecidos com óleos vegetais de uma a duas vezes por semana. Primeiro porque os fios cacheados e crespos necessitam mais desse tratamento, levando em consideração que a sua oleosidade natural encontra dificuldade em descer pelo fio em formato espiral ou em “Z”. Para fios ondulados a nutrição pode ser feita apenas uma vez na semana. Em segundo lugar, essa etapa de cuidados é necessária porque, como dissemos no início, essas ferramentas ainda retiram o (pouco) óleo natural que esses fios (cacheados e crespos) têm no comprimento e pontas e, por isso, a nutrição capilar é tão necessária.

Cabelo alisado por químicas

Para restaurar a saúde do fio danificado por procedimentos químicos de alisamento, é preciso realizar tratamentos de reconstrução, feitos a base de queratina que repõem a massa capilar perdida pelo fio nesses processos. Além desse tratamento, a nutrição capilar também é muito importante para esse tipo de cabelo, pois ele também necessita de reposição de oleosidade. Esses são os dois tratamentos mais importantes para os fios alisados por químicas, entretanto, a hidratação é indispensável para qualquer tipo de fio. Para conciliar todos esses tratamentos, uma boa opção é seguir um cronograma capilar, que alterna todas essas etapas entre si, basta dar prioridade para os tratamentos de reconstrução, primeiramente, e nutrição capilar na sequência.

Penteados simples para cabelo liso (passo a passo)

Coque baixo despojado

Esse é ótimo para quem tem o cabelo liso curto ou médio, além de ser muito fácil de fazer. Confira!

Passo 1: primeiramente divida o cabelo no meio e escolha um lado para começar, nós começaremos pelo lado direito.

Passo 2: separe a mecha direita em duas partes e comece a fazer um twist, torcendo uma na outra como se fosse uma trança de duas mechas.

Passo 3: em seguida, prenda a ponta com um elástico de silicone.

Passo 4: depois disso, faça o mesmo na mecha do lado esquerdo.

Passo 5: traga a mecha do lado direito para o lado esquerdo, na horizontal mesmo, como se ela estivesse deitada, e prenda com grampos perto do eixo da outra mecha.

Passo 6: repita o mesmo passo com a mecha esquerda.

Passo 7: por fim, esconda as pontas que não ficaram legais dentro do penteado usando grampos, mas não se esqueça de deixar alguns fios bagunçadinhos para manter o look despojado.

Bubble ponytail

Esse rabo de cavalo diferente é facílimo de fazer, além de ser mega moderno. Veja só!

Passo 1: traga todo o seu cabelo para cima e prenda um rabo de cavalo alto usando um elástico de silicone.

Passo 2: dê três ou quatro dedos de distância da marcação do elástico e amarre com outro elástico, deixando esse espaço entre um e outro “folgadinho”, como se fosse uma bolha.

Passo 3: continue fazendo a mesma coisa até chegar no final do rabo de cavalo.

Passo 4: prenda o último elástico na ponta para finalizar o penteado.

10 mandamentos do cabelo liso

  • Hidratação é a sua melhor amiga.
  • Cronograma capilar é obrigatório.
  • Chapinha só com protetor térmico.
  • Leave-in faz toda a diferença.
  • Óleo reparador para pontas lindas.
  • Sempre pentear antes de dormir.
  • Use produtos para o seu tipo de cabelo.
  • Lave as madeixas com a frequência adequada.
  • Nunca aplique cremes na raiz.
  • Mantenha uma alimentação saudável.

Agora que você sabe todos os segredos para um cabelo liso divino é só arrasar por aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia