Dúvidas sobre ombré hair? Descubra tudo o que você precisa saber antes de apostar no look!

Ombré hair

O ombré hair é um dos visuais mais usados pelas mulheres que querem dar uma iluminada no look. Por ser muito versátil e democrático, conquista a cabeça da galera mundo a fora e por isso é sempre uma opção certeira. Entretanto, quando o assunto é mudar de visual, sempre bate alguma insegurança e um monte de dúvidas, não é mesmo!? Por isso preparamos esse artigo bem completinho para você saber tudo sobre a técnica antes de se jogar no novo visual.

O que é ombré hair

É uma técnica de iluminação capilar que trabalha mechas de cabelo mais claras em uma base geralmente mais escura. Essas mechas costumam começar há aproximadamente quatro dedos da raiz ou um pouco acima da orelha. Caso as suas madeixas sejam mais curtinhas, podem começar até mais para cima. A quantidade de mechas, intensidade de clareamento, tonalidade, tudo pode variar de acordo com o seu desejo. E é por toda essa versatilidade, entre outras vantagens, que conquista tantas admiradoras por aí.

Quem pode aderir ao ombré hair

O ombré hair é indicado para qualquer pessoa que busca repaginar o look e dar uma iluminada no semblante. Também aquelas que buscam emoldurar o rosto com equilíbrio, promover movimento para as madeixas ou até mesmo criar mais textura na cabeleira. Ou seja, todo mundo, sem restrições.
A única ressalva aqui é que os fios devem estar saudáveis para passar pelo procedimento. Ou seja, certifique-se de que o seu cabelo não esteja danificado, quebradiço ou poroso antes de se aventurar no ombré hair. Isso porque não podemos esquecer de que essa técnica se trata de um procedimento químico que danifica os fios e, caso eles já estejam fragilizados, o resultado pode ser um desastre. Portanto, não arrisque. Falaremos mais a frente como se preparar para realizar o processo de iluminação de ombré hair com segurança.

Diferença entre ombré hair e mechas californianas

A maior diferença entre essas duas técnicas, com certeza, é a altura em que são aplicadas e, também, a maneira como são feitas. Enquanto as mechas californianas são mais concentradas na parte das pontas das madeixas, subindo pouca coisa para o comprimento, o ombré começa já de cima (há aproximadamente quatro dedos da raiz), como dissemos, e vai descendo com mechas em diferentes alturas –até mesmo diferentes tons em alguns casos- para criar um efeito degradê bem natural, pois as cores vão sendo esfumadas e mescladas com a cor da base.

Tons de ombré hair de acordo com o tom de pele

Uma coisa é clara: qualquer mulher, independente do tom de pele, pode se aventurar em qualquer tonalidade de mechas ombré que quiser, então, se joga! Entretanto, algumas diquinhas baseadas nos conceitos de visagismo ajudam a optar por cores que tem maiores chances de harmonizar com o seu tom de pele. Se você quiser conferir algumas sugestões, dá só uma olhada!

Tons de ombré hair para pele branca

As mechas ombré com tons de loiro dourado caem super bem nas mulheres de pele clara. Se a base já for loira, também dá para investir em mechas de loiro claro ou claríssimo porque fica um arraso. Nuances perolados garantem um acabamento chique e sofisticado.

Ombré hair em pele branca

Tons de ombré hair para pele negra clara

Os tons acobreados ficam incríveis com essa cor de pele! Isso porque eles a valorizam ainda mais, garantindo um aspecto saudável para a feição. Além disso, uma vantagem é que o cobre se trata de um tom aquecido e sedutor. perfeito para as estações mais quentes! Outra cor que ilumina o visual com elegância é o castanho claro em contraste com tons mais escuros de castanho, promovendo um resultado bem natural. Ombré hair mel também é uma boa para esse tom de pele!

Ombré hair em pele negra clara

Tons de ombré hair para pele negra escura

Existem alguns tons que simplesmente combinam perfeitamente, como é o caso das tonalidades de vermelho que ficam maravilhosas na pele negra retinta. Vale um degradê do cabelo com base em castanho para algum tom de vermelho usando a técnica de ombré hair, o resultado é fantástico. Além disso, mechas com tonalidades de caramelo iluminam sutilmente essa pele com muita elegância e classe.

Ombré hair em pele negra escura

Tipos de ombré hair

Já explicamos aqui como é que funciona a técnica de ombré hair, que é o modelo tradicional. Entretanto, existem outras releituras que foram baseadas no mesmo procedimento. Quer descobrir quais são para decidir aquela que é mais a sua cara? Então vamos lá!

Sombré

O sombré é basicamente uma versão mais discreta e suave do ombré hair. Ou seja, os tons usados nas mechas para criar o degradê devem ficar muito próximos da cor base, para que o efeito seja um clareamento muito sutil. As mechas também são mais fininhas e algumas podem começar até mesmo da raiz, diferente do ombré original que começa um pouco abaixo dela.

Sombré

Mechas texanas

Essa é a mais nova releitura do ombré hair. Nessa técnica, o efeito degradê também é criado pelas mechas em diferentes alturas, entretanto, há uma grande diferença. Nesse caso, as mechas são aplicadas de baixo para cima, ou seja, da parte de dentro do cabelo para a região externa. Dessa maneira, o resultado é também bastante discreto, assim como a proposta do sombré, entretanto, as mechas ganham movimento e textura diferentes, devido ao seu posicionamento. O look também é ótimo para aquelas que não sabem se querem ser loiras ou morenas, porque o resultado fica basicamente no meio termo entre as duas coisas, você pode ser tanto uma como a outra.

Mechas texanas

Mechas invertidas

Esse tipo de mecha é realizado para aquelas mulheres que acabaram exagerando na dose durante o clareamento ou que simplesmente não se acostumaram com o visual de loira. Isso porque, diferente das mechas comuns, que clareiam as madeixas, essas as escurecem. É uma boa opção, pois danifica menos os fios do que uma nova coloração global para escurecer e, somente então, a aplicação de mechas.
As mechas invertidas também são a escolha daquelas mulheres naturalmente loiras e que querem escurecer levemente o visual. Elas podem ser feitas com qualquer técnica, inclusive com o ombré. Portanto, nesse caso o degradê é criado com tonalidades mais escuras do que a base, em diferentes alturas, e partindo alguns centímetros abaixo da raiz, como manda o modelo original.

Mechas invertidas

Ombré hair em cabelo preto

Quem disse para você que ombré hair em morenas não funciona, mentiu! Isso porque os cabelos negros podem sim receber técnicas de iluminação. Para isso, basta escolher cores que estejam na sua paleta, porém, levemente mais claras, criando um efeito harmônico e natural. Um exemplo de modelo que dá super certo é uma das mais novas tendências, o cold brew hair. O look imita o efeito da bebida gelada que mistura café e leite. Dessa maneira brinca com tons de preto na base e mechas de castanho claro, escuro e caramelo. O efeito é lindo e de muito bom gosto. Além disso, o cabelo preto pode receber mechas em tom de cobre e até mesmo os avermelhados, que combinam super. O contraste do preto com tonalidades de loiro claríssimo geralmente não é o mais indicado, mas se você quer apostar nesse visual mega chamativo e com identidade própria, vá em frente! Afinal, seu cabelo, sua regras. Certo?

Ombré hair em cabelo preto

Ombré hair em cabelo curto

O ombré hair cabelo curto fica absolutamente lindo, especialmente se combinado com cortes mais desfiados e irregulares, pois conferem um movimento incrível. Afinal, os fios curtos têm um balanço natural e as mechas valorizam ainda mais esse balanço. Como dissemos anteriormente, o ombré geralmente começa mais ou menos na altura da orelha ou há quatro dedos da raiz, entretanto, para aquelas mulheres que têm o cabelo bem curtinho, as mechas podem começar um pouco mais para cima, ajudando na harmonização. Fica a seu gosto e também do profissional.

Ombré hair em cabelo curto

Ombré hair em cabelo médio e longo

Nos cabelos longos e médios o ombré hair funciona como uma completa repaginada no visual. Porque deixa o look mais leve, iluminado e jovem. Também ajuda a dar textura para os fios longos e mais fininhos, promovendo um efeito mais encorpado. As mechas podem começar na mesma altura que mencionamos anteriormente.

Ombré hair em cabelo médio e longo

Preparação para apostar no ombré hair

Já ouviu dizer que é sempre melhor prevenir do que remediar? Pois é, por aqui nós concordamos com essa frase. Portanto, segue abaixo uma listinha de coisas para você fazer antes de investir no ombré hair, evitando fios muito danificados e um resultado desagradável.

Faça um teste de porosidade

Esse teste analisa a porosidade do seu fio a fim de descobrir se ele está danificado. Com essa resposta você já consegue descobrir se pode ou não investir nas mechas ombré hair, por esse motivo é legal realizar esse teste logo no início.
Para realizá-lo é muito simples. Você só precisa de um copo com água e um fio de cabelo. Nem precisa arrancar da cabeça, ok!? Você pode cortar um pedaço do seu fio com uma tesoura, de preferência um fio da região da nuca.
Depois é só colocar o fio de cabelo dentro do copo e aguardar por volta de dois minutos.
Então é o momento de observar se o seu cabelo:

Boiou por cima da água;

Quer dizer que está tudo certo com as suas madeixas. A porosidade do seu fio está baixa e você pode se jogar no ombré hair, mas não se esqueça de manter as hidratações sempre em dia.

Afundou até o meio do copo;

O caso não é grave, sua porosidade está normal. Entretanto seria legal fazer algumas etapas de nutrição na cabeleira antes de se jogar na mudança de visual, só para garantir.

Ou afundou completamente.

Se o fio foi lá para o fundo do copo, realizar o ombré hair não é a melhor escolha para você agora. Isso porque significa que o seu cabelo está poroso, ou seja, consideravelmente danificado. Como o ombré hair é um procedimento químico (descoloração/coloração) ele pode fragilizar ainda mais os seus fios, podendo até provocar o tão temido corte químico. Para evitar o estresse, faça algumas semanas de cronograma capilar com foco em reconstrução e volte a realizar o teste. Se o cabelo não estiver mais poroso, pode prosseguir com o plano original.

Procure referências

Faça buscas na internet para entender mais sobre o procedimento, procure inspirações, ideias e imagens. Leve tudo para o profissional escolhido para realizar o procedimento. Isso vai ajudar e muito a deixar o look do jeitinho que você quer.

Se informe sobre bons profissionais

Achar um hairstylist ou colorista qualificado é essencial, por isso, peça indicações para as suas amigas, procure na internet, busque imagens do trabalho do profissional, converse com clientes e tudo o que for possível para garantir que você não terá uma surpresa desagradável ao sair do salão de beleza. Parece chato, porém, mais chato ainda é voltar para casa com o cabelo detonado ou com um resultado péssimo.

Peça os testes de mecha e sensibilidade

É importante que você peça para o profissional que realize um teste de mecha, com os produtos que serão utilizados, antes de começar. Dessa maneira você e ele terão certeza de que o resultado será satisfatório. E se você tem a pele sensível, é legal visitar o salão um dia antes e pedir para fazer um teste de sensibilidade.

Descubra como é feito o ombré hair

como é feito o ombré hair

Para realizar o ombré hair, o cabeleireiro primeiramente deverá separar as mechas que serão iluminadas (ou escurecidas). Essa etapa funcionará de acordo com o que explicamos anteriormente, lembra? Alguns centímetros abaixo da raiz, mechas em diferentes alturas e tudo mais.
Então, caso a base não seja muito escura para a cor das mechas, ele aplicará diretamente a coloração desejada, ou colorações de diferentes tons, para alcançar um determinado efeito gradiente.
Entretanto, caso a base seja de fato muito escura, e o objetivo seja mechas mais clarinhas, o profissional deverá realizar um processo de descoloração nessas mechas antes. Para isso, ele fará a preparação da mistura de pó descolorante com água oxigenada e aplicará. Depois de aguardar o tempo necessário, a mistura deverá ser retirada das madeixas.
Na sequencia, o cabeleireiro deverá secá-las e somente então tonalizar com as cores desejadas.
Por fim é só aguardar o tempo de ação, enxaguar e finalizar.

Cuidados para cabelos com ombré hair

-Evitar altas temperaturas como água quente durante o banho e secador em excesso.
-Usar sempre finalizadores com proteção térmica e UV.
-Apostar em um shampoo específico para manter a cor do ombré por mais tempo.
-Usar produtos matizadores para neutralizar manchas de oxidação nas mechas loiras (se for o caso).
-Investir em um banho de brilho para recuperar a cor das mechas desbotadas.
-Fazer reconstruções capilares após o procedimento para recuperar os fios.
-Manter um cronograma capilar completo sempre.
-Abusar da nutrição capilar com umectações (essencial para cacheadas e crespas).

Melhores produtos para cabelos com ombré hair

Shampoo S.O.S Bomba Cachos e Crespos É Liberado! para fios coloridos.
Máscara hidratante matizadora #todecacho para cabelos cacheados e crespos.
Óleo de umectação Coco Puríssimo #todecacho.
Kit Socorro Capilar reconstrutor de fios danificados.

Inspirações de cabelos com ombré hair

Depois de tanta informação valiosa, só falta você mergulhar nas inspirações, não é mesmo? Então aproveita!

cabelo ombré hair mechas ombré hair ombré hair em cabelos escuros cabelo curto com ombré hair fotos de ombré hair luzes ombré hair cabelo ombré hair mel o que é ombré hair como fazer ombré hair cabelo ombré hair loiro Ombré hair cabelo cacheado ombré hair loiro platinado ombré hair em cabelo liso Ombré hair cabelo ombré hair curto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia