Entenda o que é o coronavírus, quais são os sintomas e como se prevenir

Desde o começo do ano passado, o mundo tem falado muito sobre o coronavírus. É por causa dele que muitas pessoas estão em casa, em quarentena, a fim de evitar o contágio. Agora, mais do que nunca é hora de manter a calma e seguir as recomendações médicas especializadas. Uma vez bem informada, a população irá ficar bem e superar essa doença.

O que é o coronavírus?

Segundo o site do Ministério da Saúde, o coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do vírus é o COVID-19 – sim, este é o nome correto da pandemia que o mundo enfrenta agora. Como ainda não se teve contato com esse novo agente, ainda não temos imunidade a ele. Infelizmente, ainda não há uma cura, mas a comunidade médica está trabalhando para entender e combater a doença.

Quais são os sintomas?

Eles se parecem muito com os de uma gripe. Ou seja, tosse, nariz com coriza, febre, dor de garganta e pelo corpo, dificuldade em respirar e, às vezes, diarreia. Por isso, é fundamental você ficar atenta ao seu corpo. Se ele apresentar algum desses problemas procure um hospital ou posto de saúde.

Como acontece a transmissão?

Ela ocorre por meio de gotículas. Ou seja, através do aperto de mãos, saliva, espirro, tosse, catarro e objetos e superfícies contaminadas, isso incluí celulares, maçanetas, teclado do computador, corrimão, apoio de transporte público e brinquedos. Outro ponto fundamental: é importante evitar o contato com pessoas que apresentam febre e tosse ou outros sintomas respiratórios. Em casos como este, o ideal é manter pelo menos 1 metro de distância.

Como evitar a propagação do corona vírus?

Para se proteger é fundamental adotar alguns hábitos. Olha só:

  • Lave frequentemente as suas mãos com água e sabão. Limpe bem entre os dedos, unhas e pulso. Caso não tenha sabonete ao seu alcance, use álcool em gel, principalmente depois de mexer no celular, pegar em maçanetas, corrimão e apoios de transporte público.
Contra o corona vírus medida para prevenção lavar a mão
  • Mantenha os ambientes com as janelas abertas e bem arejado.

  • Quando tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o braço ou use um lenço de papel. Se você usar um lenço, jogue fora imediatamente.
Tossir ou espirrar cubra a boca para previr transmitir o vírus

  • Ao entrar dentro de casa, tire os sapatos e procure tomar banho e lavar as roupas.

  • Caso você tenha viajado e apresentar os sintomas, não esquece de compartilhar isso com o profissional da saúde. Se você só tiver alguns sintomas respiratórios leves e não viajou, é melhor ficar em casa até se recuperar.

  • Evite apertar as mãos, abraçar ou beijar pessoas com esses sintomas. Também evite compartilhar objetos pessoais. Se você precisar cuidar alguém com febre, tosse e dificuldade para respirar, não se esqueça de usar uma máscara e de higienizar as mãos.

  • Limpe e desinfete superfícies como celular, maçaneta, corrimão, brinquedos, bolsas, chaves, carteiras, etc…
Desinfetar as superfícies ajuda na luta conta o coronavírus
  • Fique longe das fake news. Procure saber sobre as atualizações do assunto em sites confiáveis como o do Ministério da Saúde.

  • Evite aglomerações. E, se tiver que trabalhar fora, não deixe de higienizar as mãos e os objetos pessoais com álcool em gel.
Evitar aglomeração ajuda prevenir a transmissão do vírus

Cuide do seu bichinho de estimação

Não há nada comprovado que cães e gatos transmitam a doença, então, pode ficar tranquilo. A única medida a ser tomada é limpar as patas do pet depois que voltarem da rua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos