Guia do cabelo ondulado: saiba tudo sobre a curvatura 2

Comumente confundido com um “liso rebelde” ou classificado como “um cacheado sem muita definição”, o cabelo ondulado, na verdade, tem características bem específicas que o diferencia das outras curvaturas.

Justamente por isso é que, para manter ondas lindas e bem definidas, é preciso investir em cuidados especiais. Então, se você vinha tratando seus fios como se eles fossem lisos ou cacheados, pode para por aí!

Entenda as características do cabelo ondulado natural e confira algumas dicas de cuidados e produtos específicos para a curvatura 2, que, apesar de pouco explorada, continua sendo uma das mais incríveis.

Características do cabelo tipo 2ABC

Os fios ondulados não são todos iguais. Classificado como tipo 2, o cabelo ondulado pode apresentar diferentes graus de curvatura e ser considerado 2A, 2B ou 2C.

Cabelo 2A

Esse tipo de fio se caracteriza por apresentar fios levemente ondulados e com a raiz lisa. Sua ondulação fica mais evidente nas pontas e não chega a ser tão marcante.

Cabelo 2B

O cabelo 2B possui mais ondas que o tipo 2A e seus fios têm ondulações em formato de “S”. Nesse caso, os fios já começam a apresentar certo volume e frizz.

Cabelo 2C

Por fim, o cabelo 2C é o que possui ondulações mais definidas e próximas do cabelo cacheado. É mais volumoso e, entre os três tipos, é o que apresenta mais tendência ao frizz.

Cuidados essenciais com o cabelo ondulado

Lavagem com shampoo específico para cabelos ondulados

Quem o cabelo ondulado costuma enfrentar uma questão: o couro cabeludo apresenta mais oleosidade do que no caso de fios cacheados ou crespos, e as pontas costumam ser um pouco mais ressecadas do que as dos fios lisos. É o chamado cabelo misto.

Para cuidar desse tipo de fio, é necessário utilizar produtos que sejam adequados às características do cabelo, como o Shampoo Meu Liso Ondulado Taciele Alcolea, que controlar a oleosidade excessiva e mantém as pontas hidratadas. Outra dica é aplicar o condicionador apenas nas pontas.

Hidratação e umectação

Justamente por ter as pontas mais ressecadas é que os tratamentos capilares não podem ser ignorados. A hidratação é responsável por deixar os fios mais macios e é essencial para não deixar o cabelo ondulado volumoso e sem definição.

Já a umectação, tratamento a base de óleos vegetais, deve fazer parte da rotina de cuidados com os cabelos das onduladas justamente para tratar e nutrir a parte mais ressecada. Mas, lembre-se: o óleo deve passar longe da raiz! Aplique apenas nas pontas do cabelo.

Técnicas e produtos de finalização

Um dos principais problemas que as onduladas costumam enfrentar é a falta de definição dos fios. Para driblar esse problema, a dica é apostar em técnicas e produtos de finalização, que devem ser combinados.

A fitagem é o método mais simples de ativar a memorização dos cachos (no caso, das ondas): basta aplicar um creme para pentear ou um ativador de cachos no comprimento do cabelo e apertar os fios das pontas em direção à raiz.

Pente de dentes largos e difusor de cachos

Os modelos tradicionais de escova costumam tirar toda a definição dos cabelos ondulados e, por isso, o mais indicado é pentear o fio tipo 2 sempre usando um pente de dentes largos. Dê preferência para os de madeira, pois eles evitam o surgimento do frizz.

Além disso, outra dica para diminuir os fiozinhos espetados tão comuns no cabelo ondulado é usar sempre um difusor de cachos quando for secar os fios usando um secador. Esse acessório distribui melhor o vento e ajuda a manter a definição das ondas. Vale a pena apostar!

2 comentários

  1. Maria Vitória Medeiros Da Rocha Ferreira disse:

    Eu simplesmente amei essas dicas que vocês deram para cabelos ondulados porque era exatamente o que eu estava precisando mas eu acho que poderia ter mais dicas de como usar o difusor ou como fitar ( um vídeo com essas dicas) mesmo que vocês deram como fazer seria legal alguém mostrar a rotina do cabelo ondulado em um vídeo

    1. Salon Line disse:

      Maria, o nosso canal do YouTube e das nossas embaixadoras está cheio de dicas assim, vem conferir. ❤️ https://www.youtube.com/user/SalonLineBrasil

      Como secar com o difusor: https://www.youtube.com/watch?v=jqBkoBDmNQY&t=186s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos