Cuidados com o cabelo: entenda como seu estilo de vida afeta a saúde capilar

O corpo humano atua como uma grande máquina, em que cada parte é muito importante para o funcionamento do todo – e quando uma das peças não funciona direito a máquina inteira sente.

Pensando assim, é possível entender, por exemplo, que não basta apenas usar os melhores produtos para cabelo: o corpo todo precisa estar em harmonia para que os fios também fiquem.

Para isso, alguns hábitos precisam ser avaliados para saber até que ponto eles podem estar interferindo na saúde do cabelo. Não sabe como fazer isso? Então continue lendo e entenda como seu estilo de vida afeta a saúde capilar.

Alimentação

Essa é a regra básica entre os cuidados com o cabelo: você precisa se alimentar bem. Uma dieta balanceada garante os nutrientes essenciais para ter cabelos saudáveis.

Ingira a quantidade adequada de proteínas, vitaminas e minerais e, caso você tenha dificuldade de equilibrar a alimentação, busque acompanhamento profissional de nutricionistas e endocrinologistas. 

E aqui vai um alerta: dietas restritivas, como as famosas “dietas da moda”, costumam gerar déficits de nutrientes e, consequentemente, comprometem a saúde capilar.

Atividade física

O sedentarismo desencadeia diversas doenças no corpo e pode ser ele que impede seus fios de serem saudáveis e bonitos.

Uma rotina periódica de exercícios físicos mantém o bom desempenho cardíaco e da circulação sanguínea, o que melhora o fluxo sanguíneo no couro cabeludo. Assim, como a irrigação adequada, os nutrientes chegam aos folículos, fazendo com que os fios cresçam saudáveis.

Tabagismo

O tabagismo é um dos piores hábitos que podem interferir na saúde como um todo, inclusive capilar. Ao contrário da prática esportiva, o cigarro possui substâncias vasoconstritoras, que reduzem o calibre dos vasos, diminuindo a distribuição de nutrientes nos folículos.

Além disso, ao fumar, substâncias tóxicas que agem no DNA das células capilares são inseridas no corpo, o que compromete diretamente na saúde capilar.

Sono

Já é mais do que comprovado o poder que um boa noite de sono traz para o corpo e a mente, pois ajuda a repor os níveis de energia e concentração, além de também contribuir para os cuidados com o cabelo.

É durante o sono que há o aumento da concentração de melatonina, hormônio que auxilia na manutenção e proteção das atividades fisiológicas. Noites mal dormidas desregulam esse processo, comprometendo o organismo como um todo, inclusive as madeixas.

Estresse

Com a rotina cada vez mais agitada, é muito comum momentos de estresse. Contudo, quando esses eventos acontecem com muita frequência o corpo sente e o cabelo também.

Altos níveis de estresse podem levar à queda capilar, pois influenciam o ciclo de vida do cabelo, antecipando o estágio de queda. Outro fator que também desencadeia a queda, impulsionado pelo estresse, é a dermatite seborreica. 

E aí, quantos hábitos você vai precisar reavaliar para manter a sua saúde capilar em dia? Comece aos poucos e vá adequando seu estilo de vida para um caminho mais saudável para o corpo todo, inclusive o cabelo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos