Saiba tudo sobre a hidronutrição – a misturinha que salva o cabelo

Hidronutrição

Certamente você já escutou falar em hidratação e nutrição para os cabelos, né?! Mas e em hidronutrição? Já ouviu falar também? Se a resposta for “não”, você não sabe o que está perdendo! Afinal, a técnica é a junção de hidratação e nutrição – um tratamento perfeito para combater de vez aquele ressecamento excessivo causado pelas químicas de alisamento ou coloração. Confira as dicas de como fazer!

Para qual tipo de cabelo a hidronutrição é indicada?

Simples! A hidronutrição é indicada para qualquer tipo de cabelo que esteja ressecado e sem vida, independente da curvatura seja o cabelo liso, ondulado, cacheado ou crespo. Entretanto, normalmente, os cacheados e crespos aderem bastante ao método porque naturalmente já são mais ressecados. Além deles, os cabelos com químicas também fazem a técnica com frequência para adquirir todos os nutrientes que foram retirados da fibra capilar. Abaixo, explicamos melhor o que é hidratação e nutrição:

  • Hidratação: essa etapa é responsável por devolver através da máscara de tratamento toda a água que foi perdida dos fios. Sem essa água, as madeixas ficam porosas e quebradiças, abrindo caminho para o frizz e as pontas duplas. É aqui, inclusive, que são devolvidos aminoácidos, queratina e ceramidas aos cabelos.
  • Nutrição: já essa etapa é responsável por devolver lipídeos aos cabelos através de óleos e manteigas. Nela, os fios ficam mais alinhados, sem frizz e com muito brilho. Uma técnica bastante conhecida nesse processo é a umectação capilar.

Aprenda a fazer (passo a passo)

Você só vai precisar de uma máscara de hidratação queridinha e de um óleo 100% vegetal – de preferência. Para escolher a máscara, é bacana selecionar uma opção específica para o seu tipo de cabelo (liso, cacheado, crespo, oleoso, colorido) ou específica para os danos dos seus fios (hidratação para cabelos ressecados, quebradiços e por aí vai).
1º passo: hora de lavar o cabelo corretamente com shampoo – sem condicionador;
2º passo: coloque em um recipiente a quantidade exata de máscara para o comprimento do seu cabelo e uma colher de sopa do óleo vegetal;
3º passo: aplique essa misturinha mecha a mecha, enluvando comprimento e pontas;
4º passo: deixe agir por cerca de 20 a 30 minutos;
5º passo: em seguida, enxágue e utilize o método UPCE – realizado com condicionador para retirar o óleo com facilidade e selar as cutículas;
6º passo: enxágue mais uma vez, e deixe o cabelo secar naturalmente ou utilize um secador.

A hidronutrição e o cronograma capilar

Quem é adepto do cronograma capilar sabe que ele é composto pelas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, e todas elas são realizadas separadamente em dias alternados da semana. Porém, quem resolve investir na hidronutrição – que são as duas primeiras etapas do cronograma oficial – pode pular direto para a reconstrução. É interessante lembrar que cada tipo de cabelo necessita de uma tabela diferente e que isso vai depender da necessidade dos fios.

Saiba tudo sobre a hidronutrição – a misturinha que salva o cabelo
4.8 (96%) 5 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia