Conheça a história por trás do black power

O cabelo exerce papel fundamental na construção da estética e identidade e, dentro das infinitas possibilidades dos cabelos afros, o black power é um dos mais carregados de valores e simbolismos.

Esse ícone fashion, que faz a cabeça de muitas mulheres e homens nos dias de hoje, traz consigo uma vasta história ligada ao movimento negro, tendo sido um forte símbolo de luta e resistência.

Entenda toda a história que está por trás do penteado black power.

Moda black power
Mais que uma moda black power, ele é um símbolo de luta

Surgimento do termo black power

A história do black power começa nos anos 1920, quando Marcus Garvey, ativista negro jamaicano, travou uma discussão em torno dos processos de alisamento que homens e muheres negras enfrentavam para se adequar ao padrão de beleza eurocêntrico naquela época.

Mas o termo black power (poder negro) só foi criado em 1966, por Stockley Carmichael, militante radical do movimento negro nos Estados Unidos, após sua 27ª detenção. Na ocasião, Stockley afirmou que “o que vamos começar a dizer agora é poder negro”.

Black power historia
O cabelo black power é uma das referências do movimento negro

Cabelo black power e o movimento negro

O movimento negro tomou os fios volumosos em formato arredondado, nos anos 1960, como um símbolo de luta, representação e valorização da cultura e dos direitos civis nos Estados Unidos – e um dos grupos que mais ressaltou a beleza e poder que o black power tem foram os Panteras Negras.

Os Panteras Negras tinham entre as suas pautas a aceitação da beleza negra e o cabelo natural precisava estar nesse contexto. Diferentes de outros momentos históricos, houve um forte protagonismo feminino, sendo as mulheres as principais responsáveis por disseminar o movimento black power.

Dentre os nomes dessa era, Angela Davis, ativista e integrante dos Panteras Negras, se tornou uma das principais referências na luta pelo direito dos negros e, desde a juventude, ostentava um black power como forma de intimidar opressores e exaltar a potência da beleza, cultura e movimento negro.

Angela davis
Angela Davis é uma figura importante do movimento negro


Com tantas décadas de luta e construção da identidade negra pautada na livre escolha, o cabelo black power continua sendo um ícone que carrega uma valiosa história de luta e resistência, para além da estética, que continua forte e com valores cada vez mais renovados. 

E para saber mais sobre a história do black power, assista o episódio 1 da série Entre Fios:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos