Quais são e para que servem os ingredientes mais usados para cuidar do cabelo

Se você ama cuidar do cabelo e não perde nenhuma novidade do universo capilar, provavelmente já reparou que alguns ingredientes estão sempre marcando presença nos shampoos, condicionadores, máscaras e finalizadores, certo? Mas você sabia que isso está longe de ser uma coincidência?

Isso porque existem alguns ativos capilares que oferecem diversos benefícios às madeixas, sendo que muitos deles podem ser extraídos de ingredientes naturais como frutas e plantas, por exemplo, sendo que entender para que eles servem é fundamental para escolher os produtos certos para o seu cabelo.

Para te ajudar a encontrar a sua fórmula de sucesso, confira quais são os ingredientes mais populares nos cosméticos capilares e entenda qual é a função de cada um deles nos seus fios!

Abacate

Riquíssimo em lipídios, o abacate fornece gorduras boas para os fios e, por isso, é uma fruta queridinha das cacheadas que não dispensam uma boa nutrição capilar.

Arginina

A arginina é um poderoso aminoácido que ajuda no fortalecimento e na reparação. Ao formar uma película protetora que sela as cutículas, ela diminui a quebra e a queda do cabelo.

Azeite de oliva

Rico em vitamina E e ácidos graxos, o azeite de oliva possui propriedades regenerativas que auxiliam na restauração da fibra, além de garantir maciez e cutículas fechadas.

Babosa

Também conhecida como aloe vera, a babosa é a queridinha das cacheadas e crespas. A planta possui uma poderosa ação hidratante, fortalece os fios, auxilia no crescimento saudável e no combate à caspa.

Biotina

Ideal para fortalecer o cabelo, a biotina também atua na recomposição da espessura e no rejuvenescimento, além de atuar na prevenção do aparecimento dos fios brancos e favorecer a produção de queratina.

Ceramidas

A ceramida vegetal é um ingrediente que combate os danos, repõe nutrientes essenciais e forma uma película protetora que garante força e brilho extra para um cabelo bonito e saudável.

Creatina

Com uma ação parecida com a queratina, a creatina restaura a fibra capilar e deixa os fios mais resistentes. Isso porque ela recupera a massa dos fios, evitando a quebra, a queda e o ressecamento.

Colágeno

Muito utilizado nos cosméticos para a pele, o colágeno é uma proteína que auxilia na elasticidade e força dos fios, conferindo ao cabelo uma aparência jovem, forte e ultra brilhante.

D-Pantenol

Para quem busca um bom ativo de hidratação para cabelo, o D-Pantenol é perfeito. Esse ingrediente é a solução Pro Vitamina B5 que é capaz de reparar gradativamente os danos de fios fragilizados e danificados.

Manteiga de Karité

Com vitamina E em sua composição, a manteiga de karité tem propriedades umectantes que retém a umidade, proporcionando uma hidratação potente, além de brilho e maciez. Também aumenta a circulação, auxiliando no crescimento saudável.

Óleo de coco

O óleo de coco, sem dúvidas, se tornou um dos ingredientes naturais mais versáteis. No cabelo, por ser rico em vitaminas e ácidos graxos, ela hidrata, nutre e fortalece os fios, proporcionando brilho e maciez.

Óleo de rícino

Outro óleo que é sucesso é o de rícino. Também é rico em ácidos graxos, vitaminas e sais minerais e, por isso, possui propriedades que restauram e hidratam, além de cuidar do couro cabeludo.

Queratina

A queratina é uma proteína fibrosa naturalmente presente nos fios e é excelente para uma reconstrução capilar profunda. Ela também é composta por aminoácidos, que têm como característica a resistência e a elasticidade.

Vinagre de maçã

Por ser uma substância ácida, o vinagre de maçã age diretamente no combate dos fios quebradiços e danificados. Também ajuda a cuidar do cabelo recuperando a elasticidade e conta com ação antibacteriana que protege o couro cabeludo.

2 comentários

  1. Rejane disse:

    Muito bom esse pequeno curso para aperfeiçoamento, sempre que preciso pesquisar sobre cabelo eu venho aqui no site da salonline.

    1. Salon Line disse:

      Isso aí, Re!! Continue sempre ligadinha no conteúdo. ❤️ Lembrando que temos também outros blogs:

      https://todecacho.com.br/
      https://transformese.com.br/
      https://meajudenatransicao.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos