Como saber se o cabelo está mesmo limpo?

Uma das dúvidas capilares mais comuns, seja entre quem tem cabelos cacheados ou lisos, é sobre a forma correta de lavá-los. Isso porque muitas lavagens podem ocasionar o temido efeito rebote, enquanto lavagens de menos podem deixar o cabelo sujo e prejudicar o couro cabeludo.

Para ter cabelos sedosos e saudáveis, a lavagem é o primeiro passo do sucesso. Um cabelo limpo é um cabelo bem cuidado, mas encontrar o equilíbrio da quantidade de higienizações semanais pode ser um pouco complicado. Para saber a forma correta de lavar os fios – e se você está fazendo essa etapa corretamente -, em primeiro lugar, é preciso ficar atento aos sinais que as próprias madeixas dão.

Como lavar o cabelo corretamente?

Veja como lavar o cabelo com o destaque da modelo que mostra o seus cabelos sedosos após o banho

Lavar os cabelos não é só esfregar e enxaguar. O produto utilizado (normalmente, o shampoo) tem dois pontos de ação: a detergente, e a hidratante. A primeira etapa é quando os agentes de limpeza na fórmula vão agir no couro cabeludo, removendo a oleosidade, as impurezas e o suor.

A segunda etapa é quando a espuma envolve o fio para dar a ele as propriedades presentes em sua fórmula: se estamos falando de um shampoo com fórmula nutritiva por exemplo, é nessa hora que o cabelo absorve os nutrientes presentes nela.

Uma regra importantíssima para garantir a limpeza correta dos fios é a temperatura da água: ela deve estar sempre de morna a fria. Isso porque a água quente no couro cabeludo estimula a produção de mais oleosidade, portanto, ao lavar o cabelo com água quente, você já está produzindo mais sujeira.

Se você é adepta ao uso do condicionador, ele também pode ser um vilão na hora de lavar os cabelos. Isso porque ele só deve ser usado no comprimento dos fios, pois obstrui os poros do couro cabeludo e impedem-no de respirar.

Como saber se o cabelo está limpo?

Universalmente, a média de tempo correta entre uma lavagem e outra fica em torno de a cada três dias. No entanto, nenhum cabelo é igual, e saber qual é o momento certo de lavá-lo está diretamente ligado aos sinais que as madeixas apresentam.

Observe a oleosidade: raiz oleosa e pontas secas são sinais de que está na hora de lavar o cabelo. A oleosidade excessiva pode estar ligada com diversos problemas, e o mais comum deles é não lavar os fios corretamente.

Observe o brilho: um cabelo com brilho significa que as cutículas estão planas, e por isso, estão refletindo melhor a luz. Portanto, um cabelo sem vida e sem brilho pode significar que o momento de lavar chegou.

Cachos sem definição: os cachos sem definição e com muito volume podem ser um sinal de que está na hora de lavar os cabelos. Isso acontece pois o acúmulo de oleosidade na raiz e no comprimento deixam o cabelo mais pesado, fazendo com que ele perca a definição.

Após atividade física intensa e muito suor: quem pratica qualquer tipo de exercício físico intenso deve lavar os cabelos imediatamente após a atividade. Composta por suor e gordura, a transpiração do couro cabeludo pode desregular o pH da região e entupir os poros, causando ressecamento. Isso leva a descamação, caspas e até mesmo o surgimento de irritações e dermatites.

Agora que você já sabe identificar quando lavar os cabelos e sabe fazer isso corretamente, aproveite para experimentar o Shampoo SOS Bomba Original, que vai dar aquela forcinha para os seus cabelos crescerem fortes e saudáveis – e é claro, deixá-los sempre limpinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos