Manchas brancas nas unhas: por que acontecem e como solucionar

Quem é que não deseja unhas bonitas e saudáveis, não é mesmo?! Mais do que simplesmente pela estética, elas têm a função de proteger as pontas dos dedos das mãos e dos pés e ainda ajudam a dizer como está a sua saúde. Mas e quando surgem aquelas manchas brancas nas unhas hein?! O que fazer nesses casos? O melhor a se fazer quando isso acontece é procurar um médico de sua confiança para descobrir o verdadeiro motivo e tratar o problema. Veja abaixo algumas das possíveis causas para o aparecimento de manchas brancas.

Manchas brancas nas unhas: causas

– Falta de cálcio, ferro, zinco, silício, ácido fólico ou vitamina B12, devido a uma má alimentação;

– Alergias a determinadas substâncias, como por exemplo: esmaltes ou produtos de limpeza;

– Acontecimento de pequenos traumas na unha, como prender o dedo em algum lugar ou sofrer algum dano pela manicure;

– Variações hormonais nas mulheres;

– Doenças como micose, tuberculose, anemia, vitiligo, psoríase ou doença renal;

– Tratamentos como a quimioterapia.

Além dos fatores que citamos acima, as manchas brancas também podem ser um problema genético.

Manchas brancas nas unhas: como tratar

Assim como já citado em cima, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico de sua confiança para averiguar as causas do aparecimento das manchas nas unhas. Porém, em muitos casos, elas desaparecem espontaneamente não precisando de nenhum tratamento. Há ainda alguns métodos que ajudam a prevenir seu aparecimento. Por exemplo, fez as unhas na manicure e elas estão pintadas. Você deve retirar bem todo o esmalte antes de pintar novamente e hidratá-las super. Além disso, é mega recomendável usar luvas de proteção quando for utilizar qualquer produto que possa provocar alergia, como os existentes para limpar a casa. Uma boa alimentação também faz toda a diferença e contribui para evitar a carência de minerais importantes como o cálcio, encontrados em alimentos como o leite, o ferro (presente em carnes vermelhas), o zinco (presente em amêndoas e peru), a vitamina B12 encontrada em salmão e mariscos, e por fim, o ácido fólico presente em lentilhas e espinafres.

Manchas brancas nas unhas: sugestão de tratamento caseiro

Ingredientes:

– 1 colher de chá de óleo de amêndoa;

– 1 colher de chá de óleo de sementes de alperce;

– 1 colher de chá de óleo de jojoba;

– 1 cápsula de 400 UI de óleo de vitamina E.

Modo de preparo:

Misture os óleos em um recipiente e agite bem. Em seguida, coloque várias gotas da mistura nas unhas e cutículas e massageie bastante, de preferência duas vezes ao dia. Prontinho! Esse tratamento vai ajudar a cuidar das manchas brancas nas unhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos