Dicionário skincare: o guia essencial de produtos para cuidado com a pele

Querendo ter um dia de skincare, mas não sabe nada sobre o assunto? Então esse conteúdo é para você! O universo da skincare é muito amplo e é super comum ficar perdida no começo sobre o que as coisas significam e para que elas servem.

Mas chegou o momento de conhecer tudo sobre cuidados com a pele com nosso guia skincare, um dicionário completo com os principais termos que você vai ver por aí sobre o tema.

Então leia, anote e torne-se expert em skincare! Mas antes….

O que é skincare?

Skincare é uma expressão em inglês que significa “cuidados com a pele” e diz respeito a uma rotina que deve ser seguida para ter uma pele bonita e saudável. Essa rotina, que ficou mundialmente conhecida com a k-beauty (korean beauty, rotina de beleza das coreanas) abrange não apenas os cuidados, mas os produtos e acessórios usados durante o processo.

Guia skincare: o que é e para que serve cada coisa

Mas para encontrar a sua rotina e um skincare completo que faça sentido para a sua pele, é preciso entender o que é e para que serve cada item. Para te ajudar nessa, fizemos um guia skincare completo, confira!

1) Tipos de produto

Demaquilante: produto desenvolvido para retirar a maquiagem e outros resíduos que estejam no rosto, promovendo uma limpeza na pele.

Sabonete facial: item que tem como função principal a limpeza da pele, mas que também contribui para reduzir a oleosidade e eliminar resíduos e células mortas.

Água micelar: solução de limpeza composta de micelas, pequenas partículas que limpam profundamente sem irritar a pele.

Tônico: tem a função de normalizar o pH da pele e ajudar na limpeza de resíduos que o sabonete não conseguiu retirar.

Esfoliante: categoria que limpa profundamente através da descamação ou abrasão da pele, fazendo a remoção das células mortas e promovendo a renovação celular da região.

Protetor solar facial: com fórmula mais leve, ele protege a pele do rosto dos raios solares, além de reter a hidratação e evitar o envelhecimento precoce.

Hidratante facial: item que tem a função de combater o ressecamento e equilibrar a quantidade de água da pele do rosto.

Creme anti-idade: produto formulado para atenuar ou retardar os efeitos da passagem do tempo no rosto, como linhas finas e rugas.

Máscara facial: tratamento concentrado que combate diversos desequilíbrios da pele, dependendo do tipo, podendo hidratar, nutrir, tonificar, reduzir a oleosidade, entre outros.

Lip balm: produto que tem a função de hidratar e regenerar os lábios, além de combater o ressecamento da pele da região e proteger contra os danos solares.

Máscaras skincare
As máscaras de skincare tem ação profunda

2) Texturas

Gel: viscoso, de rápida absorção e com toque seco, ideal para peles oleosas e acneicas. 

Creme: mais consistente e com maior poder de hidratação, ideal para pele mais seca.

Sérum: aquoso e com maior penetração na cútis, é ideal para todas as peles.

Loção: bem líquida e ideal para todas as peles, dependendo do tipo da função que exerce.

Mousse: leve e semelhante à espuma, é ideal para peles normais, secas ou sensíveis.

Bálsamo: cremoso, mas sem deixar a região oleosa, é ideal para peles secas.

Skincare básico
Monte seu skincare completo com produtos de diversas texturas

3) Acessórios

Roller facial: feito de pedras como jade e quartzo rosa, é usado para fazer massagem facial e ajudar na absorção dos produtos para pele.

Gua sha: fabricado com pedras naturais e utilizado para massagens no rosto, tem efeito tonificante, contribuindo para minimizar linhas de expressão e aliviar tensão muscular. 

Esponja facial: composta por cerdas diversas, auxilia na limpeza, esfoliação e remoção das células mortas da pele.

Aparelho de limpeza facial: através de vibrações, ajuda a desobstruir poros e remover impurezas, aumentando a absorção dos produtos.

Ice globes: massageador facial que ativa a circulação sanguínea, desinchando e tonificando a pele, além de diminuir poros.

Skincare para iniciantes
Os acessórios deixam o dia de skincare mais funcional

4) Sustentabilidade

Clean beauty: a “beleza limpa” é o termo usado para agrupar produtos que não possuem ingredientes nocivos ou tóxicos para a saúde e para o meio ambiente.

Cruelty-free: classificação “livre de crueldade” indica que um produto não passou por testes em animais em nenhuma etapa.

Eco-friendly: os produtos “amigáveis ao meio ambiente” são aqueles que a produção tem redução ou nenhum dano socioambiental.

Green beauty: processo de produção com menos impacto ambiental, em que os ingredientes são 100% naturais, de agricultura responsável e com pouco processamento.

Orgânico: categorização para produtos que têm cerca de 95% de ingredientes orgânicos (sem agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos), sendo os 5% restantes naturais.

Biodinâmico: nível acima do orgânico, um produto biodinâmico além de não ter compostos químicos, também respeita o ciclo natural de plantio e colheita.

Natural: para ser considerado natural o item deve ser feito por substâncias vegetais ou animais e não pode ter aditivos químicos na composição.

Vegano: se refere a produtos que não possuem insumos de origem animal e que não passam por nenhum tipo de teste em animais.

Guia skincare
O skincare para iniciante pode ser prático e sustentável

Agora que você sabe tudo sobre skincare, como fazer dessa rotina de cuidados parte da sua vida? Saiba montar e como cuidar do rosto e alcançar a pele perfeita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos