Nem só de maquiagem vive o contorno facial, conheça as mechas contorno

Mechas contorno

Depois das maquiagens que afinam as bochechas, alongam a face ou até mesmo suavizam as extremidades do rosto, chegou a hora de economizar nesses produtinhos e experimentar o contorno que agora vai nas madeixas! Vem com a gente conhecer as mechas contorno!

Para o que servem as mechas contorno?

A finalidade é a mesma das maquiagens de contorno, como falamos acima. Essas mechas vão brincar com os efeitos de luz e sombra para proporcionar um semblante mais harmonioso e equilibrado, destacando o que o seu rosto tem de mais bonito e disfarçando alguns detalhes que as pessoas acabam optando por amenizar.

Quais são as melhores cores para apostar nas mechas contorno?

Isso vai depender do fundo de pele da pessoa que vai receber as mechas, assim como a cor base que já está nos cabelos. Se esses tiverem uma tonalidade mais quente, as mechas também deverão seguir essa linha, usando tons dourados, por exemplo. O mesmo serve para aquelas com cor base e pele fria, uma boa opção é o loiro acinzentado ou tonalidades peroladas. É importante lembrar que tanto o cabelo preto com mechas quanto o loiro podem se aventurar nas mechas de contorno.

Como fazer mechas contour? Confira o passo a passo

Depois de escolher a cor adequada para aplicar nas madeixas e realizar o teste de mecha, o profissional deverá:

1- Separar as mechas para aplicação da química, que geralmente são nas regiões frontais e ao redor do rosto, para criar o efeito de contorno.

2- Aplicar a química mas mechas destacadas, aqui pode ser a mistura de pó descolorante com água oxigenada ou mesmo a própria coloração diretamente, tudo vai depender do quanto se pretende clarear os fios e também se o cabelo é virgem. Para alcançar mechas mais claras e em madeixas escuras ou previamente pintadas, geralmente é necessário o uso do descolorante. Já para mechas mais suaves e em fios naturalmente mais claros ou sem nenhuma coloração é possível apostar apenas na tintura.

3- Aguardar o tempo de pausa especificado na embalagem do produto utilizado (ou de acordo com a expertise do profissional)

4- Enxaguar muito bem após o tempo de ação.

5- Caso o fio tenha sido descolorido, esse é o momento de aplicar o tonalizante, aguardar a pausa e enxaguar novamente. Caso não, o procedimento principal termina por aqui.

6- Por fim, o colorista deverá secar e finalizar a cabeleira.

Prontinho.

As mechas contour são diferentes para cada tipo de rosto?

Sim, há maneiras de realizar as mechas contour para que favorecem cada tipo específico de rosto. Veja abaixo como a técnica funciona para os principais deles:

Rosto redondo: as mechas devem ser realizadas aproximadamente a quatro dedos abaixo da raiz para disfarçar o formato redondo. Esse método é capaz de alongar o rosto enquanto ilumina e destaca a parte inferior da face, como queixo e lábios.

Rosto alongado: destaque para a parte superior da cabeça com mechas realizadas bem próximas a raiz do cabelo. Essa tática quebra o efeito de rosto longo, proporcionando um resultado bastante harmônico.

Rosto quadrado: neste rosto as mechas devem ser feitas abaixo da linha do nariz, trazendo atenção totalmente para a parte inferior do rosto e disfarçando o formato quadrado.

É possível conquistar um efeito natural com as mechas contorno?

É possível, sim! Embora tanto os cabelos com mechas mais contrastantes quanto as mais suaves funcionam superbem com esse método, a tendência para as próximas temporadas são os looks com visual natural e espontâneo, então a dica é realmente apostar no famoso “menos é mais”. Para isso, peça para o seu cabeleireiro investir em cores mais próximas do seu tom base e que harmonizem com a sua cor de pele.

Como cuidar das minhas mechas contorno?

A principal dica é evitar o desbotamento a qualquer custo e fazer os retoques sempre com um profissional. Isso porque para realizar as mechas contour geralmente o profissional em colorimetria capilar faz uma mistura específica para alcançar o resultado esperado, coisa que você pode não conseguir fazer corretamente em casa com um banho de brilho, por exemplo. Portanto, tome todo o cuidado do mundo durante as lavagens, usando um shampoo sem sal e evitando água muito quente. Sem esquecer de não abusar das ferramentas de calor e sempre aplicar um protetor térmico antes de usá-las ou expor os cabelos ao sol. Outra dica essencial é manter o cronograma capilar em dia com etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Ele deve ser seguido sempre, tanto antes quanto durante ou depois da química.

Inspirações para você se jogar nas mechas contorno

Só falta aquelas imagens lindas para encher os olhos e fazer você correr diretamente para o salão e pedir suas mechas contour não é mesmo? Então se liga nas inspirações abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia