Inspirações e dicas para manter tranças raiz em cabelos afros incríveis

Ao contrário das já famosíssimas box braids que são um tipo de trança solta, as tranças raiz em cabelos afros são feitas são características justamente por serem feitas rentes ao couro cabeludo. Com um aspecto de fios “bordados”, esse visual é muito mais do que um simples penteado, já que a técnica de origem africana carrega significados históricos e sociais.

Em algumas culturas, as tranças eram usadas para determinar classe, origem social e até o estado civil das mulheres do continente africano. Na América Latina, durante o período da escravidão, os desenhos feitos nas raízes dos cabelos das mulheres e homens serviam de mapa e auxiliavam em fugas e no encontro de quilombos.

Nos dias atuais, o visual é comumente utilizado com uma proposta estética, afinal, além de históricas, as tranças raiz são estilosas, marcantes e cheias de personalidade. Aqui no Brasil, o principal tipo de trança raiz é a trança nagô, que também é chamada de corn braid, trança rasteira ou trança agarradinha.

Vantagens das tranças de raiz

Tranças raiz em mulher negra Trança raiz fina


Muito da popularização recente das tranças africanas se deve ao fato de esse tipo de penteado ter se tornado uma ótima alternativa para as mulheres que passam pela transição capilar. Além de disfarçarem as duas texturas do cabelo, as brais também ajudam a acelerar o processo de crescimento dos fios durante essa fase.

Mulheres que são adeptas ao uso de lace também podem aderir ao estilo sem problemas, já que, com a trança enraizada, a inserção desse tipo de de peruca fica mais fácil. Homens com o cabelo crespo também ficam muito bem com o estilo nagô e ainda se beneficiam da vantagem de ser um visual super prático.

Trança raiz longa Trança raiz colorida


Podendo ser feita em cabelos naturais ou sintéticos, é possível trançar a quantidade de cabelo que você quiser: apenas a parte da raiz ou por todo o comprimento, o que significa que as tranças podem ser feitas em cabelos de todos os comprimentos, dos mais curtos aos mais longos.

Você ainda tem a opção de incluir o modelo de trança raiz em diversos penteados, sejam eles com as tranças presas em um grande coque ou usando pequenas trancinhas nas laterais dos fios, enquanto o resto do cabelo fica solto – um penteado mega charmoso que cai bem em diversas ocasiões.

Cuidados essenciais com as tranças raiz

Trança raiz com acessórios Trança raiz solta


A trança nagô costuma durar até dois meses nos cabelos sem retoques, passado esse tempo, é indicado fazer mais uma visita à trancista para realizar a manutenção do penteado. Durante o período com o cabelo trançado, é preciso investir em alguns cuidados que vão fazer com que o visual permaneça bonito por mais tempo.

O primeiro passo é se certificar de que a lavagem está sendo feita da forma correta. Para lavar o cabelo trançado, basta aplicar um pouco de shampoo neutro apenas na raiz do cabelo, usando as pontas dos dedos para massagear levemente. Depois, é só enxaguar com água em abundância. O ideal é lavar uma vez por semana.

Trança raiz amarrada Trança raiz com pontas platinadas


Não é necessário aplicar condicionador, pois esse produto pode deixar o couro cabeludo oleoso e fazem com que as tranças se desmanchem com mais facilidade. Na hora de dormir, é preciso se certificar de que os cabelos estão secos, pois fios trançados molhados podem acabar mofando.

Para não ficar com o cabelo tão danificado, profissionais em saúde do couro cabeludo indicam que, após a retirada das tranças raiz em cabelos afros, o ideal é deixar os fios soltos por pelo menos dois dias. Neste período, é só investir em hidratações, nutrições e reconstruções para deixar o cabelo saudável e forte novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos