O que eu aprendi morando sozinha

Thiessa

Você pensa, ou já pensou, em mudar da casa dos teus pais e cair nessa jornada que é morar sozinha? Pois bem, tudo parece fantasia, que todos os dias você terá milhares de amigos até altas horas sem ninguém reclamar, mas olha… não é esse conto de fadas que você imagina, vou te contar mais ou menos como tudo funciona.

Antes, quando ainda dividia casa com meu pai, eu sempre me imaginava morando sozinha e o quão aquilo seria incrível (e de fato é, não vou tirar a delícia que é você decidir o que quer fazer, na hora que quer, dentro da SUA casa) até o dia que aconteceu. Arrumei um trabalho e lá estava eu mudando pra outra cidade pra morar sozinha.

A primeira coisa que você tem que ter em mente é: guarde dinheiro! Não faça que nem eu que, no desespero, saí correndo de casa só com 1300 reais no bolso, achando que a vida ia ser incrível. Não é bem assim!

Leia também: Poupar dinheiro: 10 dicas e passos de como juntar dinheiro

Você percebe que TODO mês vai ter a responsabilidade de pagar aluguel, gás, água, energia, internet e que tudo isso NÃO É NADA BARATO. A gente acaba esquecendo dessas coisas quando só estamos vivendo nossos sonhos, que um belo domingo você vai fazer um bolo e sair dançando pela casa, a vida é muito mais do que isso.

Você percebe também que se você não fizer a sua comida, ela milagrosamente não vai aparecer lá. Ou você faz, ou você compra (o que sai bem caro, então calma) ou você fica com fome. O papel higiênico também não aparece milagrosamente no banheiro.

Leia também: 5 dicas para arrasar na cozinha e deixar o delivery de lado

Você percebe também que a casa suja – e MUITO! Se você não limpar, acredite, ninguém vai… quando eu morava com meus pais era a pessoa mais bagunceira do planeta Terra. Morando sozinha eu aprendi a ser mais organizada, porque hoje se eu deixar algo fora do lugar, aquele negócio vai ficar lá, ninguém vai arrumar pra mim.

Morando sozinha você evolui, nem sempre é fácil, eu sei. Dá saudades de casa, da comida dos seus pais, do conforto que você tem, mas eu te garanto, tudo que você vai viver vai te ensinar tanta coisa que você nem imagina. Você aprende a ter responsabilidades maiores – que, por mais que você tenha ouvido sobre elas a vida toda, passa a entender o que isso significa, ou seja, quando VOCÊ estiver no controle das suas finanças e da sua vida.

Leia também: Responsabilidade emocional: Saiba o que é, por que ter e omo Praticar

Morar sozinha é saber que você tem uma quantia X de dinheiro por mês e ter que se virar nos 30 pra pagar as contas e sobrar pra você se divertir (porque é importante).
É muito difícil o processo todo, é doloroso, na maioria das vezes você vai se sentir muito só, mas para o seu autoconhecimento vai ser muito importante, vai por mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia