O que é cauterização capilar: o que é, como fazer, como age e resultados

Nós estamos sempre submetendo nossos cabelos a processo naturais e químicos que prejudicam seriamente a fibra capilar, como luzes, alisamentos e ação de tinturas. E uma das melhores formas de recuperá-lo é através da cauterização. Mas você sabe o que é cauterização capilar? O que é cauterização capilar A cauterização é um tratamento para os […]

o que é cauterização 0

Nós estamos sempre submetendo nossos cabelos a processo naturais e químicos que prejudicam seriamente a fibra capilar, como luzes, alisamentos e ação de tinturas. E uma das melhores formas de recuperá-lo é através da cauterização. Mas você sabe o que é cauterização capilar?

O que é cauterização capilar

A cauterização é um tratamento para os cabelos que tem como principal objetivo repor massa a estrutura capilar. Também conhecida como plástica capilar, a cauterização pode ser necessária sempre que você notar que eles estão quebradiços, porosos, ásperos e ressecados.

Como age a cauterização capilar

A cauterização capilar tem como base a queratina uma proteína que compõe 90% do fios do nosso cabelo, além de ser fundamental na estrutura das unhas e na pele. No cabelo é ela que garante a força, elasticidade e protege a fibra capilar do ambiente externo.

Os cabelos naturalmente produzem queratina, mas sempre que os submetemos a algum tipo de agressão, seja química (como um relaxamento) ou mecânica (como a ação do secador, por exemplo), eles perdem um pouco dessa importante proteína.

A deficiência da queratina nos fios faz com que as cutículas dos cabelos fiquem abertas, o que acelera a perda de água, vitaminas, nutrientes e de mais queratina. Com o tempo, os cabelos se tornam cada vez mais frágeis e sem vida.  

o que é cauterização 1

Nesse momento é fundamental repor a queratina perdida, e o processo ideal para isso é a cauterização capilar.

Como fazer cauterização capilar

o que é cauterização 2

O ideal é que a cauterização seja feita em um salão para que a queratina seja aplicada na medida certa, principalmente porque o excesso de proteína pode prejudicar os cabelos, deixando os fios duros e esticados.

Mas o processo basicamente é lavar os cabelos com shampoo antirresíduos, para remover resquícios de outros produtos, aplicar a queratina líquida e depois secar com secador e chapinha.

A chapinha é fundamental no processo porque é ela quem ajuda a selar as cutículas do cabelos com a queratina.

Quais são os resultados da cauterização capilar

o que é cauterização 3

Os resultados depois da cauterização capilar podem ser percebidos logo após do tratamento e duram, em média, 30 dias. Depois de fazer o procedimento, você vai notar que os cabelos estão mais brilhantes, macios e muito mais fortes.

A cauterização capilar pode ser feita quantas vezes forem necessárias para que o cabelo recupere toda a sua força. Aqui, a presença de um profissional também é fundamental, já que é ele quem poderá dizer quantas sessões de cauterização você deverá fazer.

Vale dizer que mesmo com a cauterização, outros cuidados como hidratações, nutrições e reconstruções capilares não deixam de ser fundamentais para recuperar os cabelos danificados.  

Pronto! Agora você já sabe o que é cauterização capilar, então se perceber que os seus fios estão precisando daquele tratamento power, procure o seu cabeleireiro e descubra se esse é o procedimento mais indicado para renovar a cabeleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia