O que é cauterização capilar: o que é, como fazer, como age e resultados

Nós estamos sempre submetendo nossos cabelos a processo naturais e químicos que prejudicam seriamente a fibra capilar, como luzes, alisamentos e ação de tinturas. E uma das melhores formas de recuperá-lo é através da cauterização. Mas você sabe o que é cauterização capilar?

O que é cauterização capilar?

A cauterização é um tratamento para os cabelos que tem como principal objetivo repor massa a estrutura capilar. Também conhecida como plástica capilar.

Como age a cauterização capilar

A cauterização capilar tem como base a queratina uma proteína que compõe 90% do fios do nosso cabelo. No cabelo é ela que garante a força, elasticidade e protege a fibra capilar do ambiente externo.

Quando fazer cauterização?

Os cabelos naturalmente produzem queratina, mas sempre que os submetemos a algum tipo de agressão, seja química (como um relaxamento) ou mecânica (como a ação do secador, por exemplo), eles perdem um pouco dessa importante proteína.

A deficiência da queratina nos fios faz com que as cutículas dos cabelos fiquem abertas, o que acelera a perda de água, vitaminas, nutrientes e de mais queratina. Com o tempo, os cabelos se tornam cada vez mais frágeis e sem vida.  

Nesse momento é fundamental repor a queratina perdida, e o processo ideal para isso é a cauterização capilar.  A cauterização pode ser necessária sempre que você notar fios quebradiços, porosos, ásperos e ressecados.

Como fazer cauterização capilar

O ideal é que a cauterização seja feita em um salão, para que a queratina seja aplicada na medida certa. O excesso de proteína pode prejudicar os cabelos, deixando os fios duros e esticados.

  1. O processo basicamente é lavar os cabelos com shampoo antirresíduos, para remover resquícios de outros produtos;
  2. Depois disso, aplicar a queratina líquida e secar com secador e chapinha.

A chapinha é fundamental no processo porque é ela quem ajuda a selar as cutículas do cabelos com a queratina.

Quais são os resultados da cauterização capilar

Quanto tempo dura o efeito da cauterização?

Os resultados depois da cauterização capilar podem ser percebidos logo após do tratamento e duram, em média, 30 dias. Depois de fazer o procedimento, você vai notar que os cabelos estão mais brilhantes, macios e muito mais fortes.

Quantas vezes a cauterização capilar pode ser feita

A cauterização capilar pode ser feita quantas vezes forem necessárias para que o cabelo recupere toda a sua força. Aqui, a presença de um profissional também é fundamental, pois ele poderá dizer quantas sessões de cauterização você deverá fazer.

Vale dizer que mesmo com a cauterização, outros cuidados como hidratações, nutrições e reconstruções capilares não deixam de ser fundamentais para recuperar os cabelos danificados.  

Pronto, agora você já sabe o que é cauterização capilar! Então, se perceber que os seus fios estão precisando daquele tratamento power, procure o seu cabeleireiro e descubra se esse é o procedimento mais indicado para renovar a cabeleira.

4 comentários

  1. Maria disse:

    Cabelos cacheados pd fazer cauterização???

    1. Salon Line disse:

      Ma, para processos de transformação indicamos que você procure um profissional cabeleireiro de sua confiança para que seja feito todos os testes necessários nos seus fios antes de qualquer procedimento. Beijinhos!

  2. Andreia disse:

    Meu cabelo quebra com queratina, existe cauterização sem queratina?

    1. Salon Line disse:

      Andreia, tudo em excesso faz mal, queratina demais pode proporcionar regidez e levar à quebra. Seu cabelo pode ter respondido mal a esse componente por ter excesso dele, ou simplesmente não necessitar dele neste momento. Não temos em nosso portfólio este produtinho.
      Você pode fazer o Cronograma Capilar, que é uma rotina de cuidados capilares que possui três etapas essenciais para manter as madeixaas saudáveis. Isso porque cada uma delas promove um cuidado específico e, juntas, dão aos fios todo o cuidado que eles precisam, como: hidratação, nutrição e reconstrução. Da, uma olhadinha nessas dicas em nosso site, beijos! https://salonline.com.br/cronograma-capilar-guia-completo/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia