Olhos azuis: o que determina a cor dos olhos?

É difícil encontrar alguém que não ache olhos azuis bonitos, não é mesmo? Não dá pra explicar o porque, mas os olhos claros deixam as pessoas misteriosas e chamativas, especialmente quando no ambiente que ela convive só existam pessoas com olhos escuros.
Sobre o gosto aos olhos azuis não é possível discutir, afinal, cada um possui um gosto sobre determinadas coisas, mas em relação aos olhos azuis e suas explicações ciêntificas, é possível dialogar melhor.
Existem dezenas de curiosidades que determinam a cor dos olhos, por isso, vamos explicá-las neste post, confira abaixo.
De acordo com especialistas, os olhos azuis são determinados por dois elementos, a melanina do epitélio pigmentar da íris, a melanina dentro do estroma da íris e a densidade celular do estroma da íris.
Geralmente, quem tem olhos claros não possuem melanina na parte frontal da íris, como os olhos escuros, é possível encontrá-la em regiões mais profundas.
Os genes são os responsáveis pela distribuição dessa proteína, por isso, podem ser considerados os responsáveis pela coloração dos olhos.

Os olhos azuis são mais sensíveis?

Essa curiosidade afeta muitas pessoas e a resposta para essa questão é, SIM, os olhos claros são mais sensíveis à luz e, consequentemente, podem ser mais propícios a problemas de vista.
Isso acontece por conta da baixa presença de melanina na íris, provocando uma fotossensibilidade, o que está relacionado a uma resistência menor a luz.

Porque os bebês nascem com olhos claros?

É muito comum vermos bebês com olhos azuis quando nascem e, posteriormente, os olhos escurecerem.
Os especialistas explicam que isso acontece por conta dos genes que ainda não foram ativados. Eles não nascem com a quantidade de melanina adequada nos olhos, por isso, a cor vai se modificando com o passar do tempo.

De onde veio os olhos azuis?

Uma afirmação que já foi descartada por cientistas, que era de que os primeiros olhos azuis foram encontrados na Espanha, há cerca de 7 mil anos atrás. Deste então, os olhos azuis vêm se espalhando por toda Europa e planeta.
Essa teoria foi descartada com o aparecimento de fósseis britânicos com 10 mil anos de existência. A descoberta foi realizada pelo Museu de História Natural de Londres e Universidade de Londres.
Outra revelação fascinante da pesquisa, é que os primeiros britânicos, além de terem os olhos azuis, tinham a pele negra e, apenas com o passar dos anos, foram clareando.

Negros de olho azul

É raro, mas existe uma grande quantidade de pessoas negras com olhos claros. Essa não é uma característica da etnia, porém existem exceções.
Especialistas afirmam que negros com olhos claros são consequência de uma mutação genética, ou seja, fruto de uma miscigenação.
Com a ida de europeus para a áfrica e africanos para Europa, a mistura de raças foi acontecendo, possibilitando essa aparição na tonalidade dos olhos dos negros.
Os olhos escuros totalizam cerca de 90% da população do planeta, deixando os 10% para todas as outras tonalidades dos olhos, ou seja, encontrar um negro de olho claro é algo raro e incrível.

Apesar das limitações dos olhos azuis, eles continuam sendo raros e muito admirados pelas pessoas. Considerando que 47% das pessoas do planeta têm a cor azul como favorita, coloca os olhos com essa tonalidade em destaque e preferência no gosto popular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos